Filipe Campos termina em 3º na Baja Espanha

Bernardo Moniz da Maia assume liderança do Troféu Ibérico de TT

Foi em ambiente de festa que a Yser Racing Team chegou ao final da edição de 2009 da Baja Espanha, com Filipe Campos/Jaime Baptista a terminarem num espectacular terceiro posto, enquanto Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor regressam a Portugal como líderes do Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno. Nesta última etapa da prova, com um total de 337 quilómetros para cumprir, a Yser Racing Team acabou por confirmar as boas indicações que tinha deixado nos dias anteriores e cumpriu, sem mácula, os objectivos que havia estabelecido para esta viagem até à região de Aragon.

Depois de um auspicioso arranque, com o segundo lugar no Prólogo, Filipe Campos cumpriu o prometido e assumiu a luta pelo triunfo. Porém, alguns problemas, durante a primeira especial da segunda etapa, impediram o actual terceiro classificado no Campeonato de Portugal de TT de rodar mais próximo das “lebres” da X-Raid, Stéphane Peterhansel e Nani Roma. A verdade é que neste último dia de prova, em tudo semelhante ao anterior, Filipe Campos não desarmou e acabou por colher daí os melhores frutos, que foi terminar na terceira posição. Campos manteve a concentração, não “baixou a guarda” e nem o furo no BMW X3 que o atrasou na última especial desta prova da Taça FIA de Bajas impediu o piloto da Yser Racing Team de subir ao pódio. Aliás, este percalço resultou na impossibilidade de Campos conseguir manter a segunda posição que ocupava à partida da última especial, na sequência dos problemas de travões e do furo que atrasaram Peterhansel. Naturalmente agradado com este resultado, Campos revelava no final que “cumprimos aquilo que tínhamos prometido. Demos o nosso melhor em cada quilometro de prova, sem estratégias escondidas. A verdade é que foi isso que nos permitiu chegar ao final e comemorar este terceiro lugar da geral, que tem um sabor especial pelo facto de termos evidenciado um bom andamento, mas também por nos estarmos a bater com os melhores pilotos do TT a nível Mundial, como são o Peterhansel o Roma e o Chicherit. O furo desta tarde é uma contingência das corridas, acontece a qualquer um, e a verdade é que uma incidência de prova semelhante a esta foi o que me tinha levado a subir uma posição durante a manhã... Acima de tudo, estou muito satisfeito e com a sensação do dever cumprido.”~

No dia em que comemorou 48 anos, Bernardo Moniz da Maia, que tripulou o segundo BMW X3 da equipa Yser Racing Team, deu a si próprio uma valiosa prenda: terminou a prova na 10ª posição da geral e assumiu, a duas jornadas do fim, a liderança do Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno. Este último dia de Baja Espanha foi particularmente difícil devido a uma notória subida da temperatura ambiente, mas também como consequência do desaparecimento do vento. O muito pó que se levantava sobre a pista complicou de sobremaneira a tarefa dos pilotos e Bernardo Moniz da Maia não foi excepção. Este foi, aliás, o maior obstáculo que a equipa teve de enfrentar durante a última etapa.

Para o piloto de Cascais “este foi o dia mais duro de todos. Na primeira especial desta última etapa cumprimos praticamente 180 quilómetros no pó dos concorrentes que seguiam à nossa frente e que fomos apanhando no percurso. Este factor tornou a nossa vida muito complicada. Somos obrigadosa andar mais devagar, perde-se a concentração e corremos mais riscos, até porque alturas há em que deixamos mesmo de ver a pista. Porém, o balanço final deste fim-de-semana é claramente positivo para equipa: o Filipe Campos terminou no terceiro lugar e eu subi à liderança do Troféu Ibérico de TT... Foi uma excelente prenda de aniversário,” esclareceu.

Depois desta presença fora de portas, a equipa Yser Racing Team aponta agora baterias para a próxima prova do Campeonato de Portugal de TT, a Baja TT Cidade de Beja, que se disputa nos 5 e 6 de Setembro.

Comentários