Filipe Massa com evolução clínica favorável

Os médicos que têm vindo a acompanhar Felipe Massa no hospital AEK, em Budapeste, estão bastante optimistas quanto à recuperação do brasileiro, tendo-o retirado do coma que lhe fora induzido. O piloto brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, já não corre perigo de vida, mas sofreu uma lesão ocular que pode afectar o seu futuro na Fórmula 1, garantiu hoje o médico húngaro Robert Veres.

O Coronel Dr. Lajos Zsiros, o chefe dos cirurgiões do hospital húngaro, afirmou que o estado do piloto da Ferrari melhorou consideravelmente, o que permitiu que fosse acordado, tendo já conversado com as pessoas que lhe são mais próximas. ”Nas últimas vinte e quatro horas a condição do Felipe Massa sofreu profundas alterações, tendo permanecendo estável. Durante um exame compreendemos que existiu uma melhora na sua condição. Parámos com a sedação ao Felipe Massa e depois disso foi-lhe possível estabelecer contacto. Portanto, esta tarde deixamos de ventilar artificialmente o Felipe. Ele está agora a dormir, mas dá respostas adequadas às questões que lhe colocamos e consegue movimentar os braços e as pernas espontaneamente. Neste momento não tem febre e retirámos o tubo de drenagem da sua ferida. São esperadas melhoria da parte dele. Não planeamos realizar qualquer intervenção cirúrgica durante a noite”, afirmou o cirurgião húngaro durante uma conferencia de impressa realizada esta tarde. Quando questionado se poderia determinar se Massa teria alguma lesão definitiva, Zsiros afirmou: "Não existe um intervalo que possamos determinar, mas penso que dentro de um a dez dias teremos uma ideia clara”.

Dino Altmann, o chefe médico do Grande Prémio do Brasil, revelou que o piloto da Ferrari já falou com as pessoas presentes ao seu redor: "A recuperação de Massa está a ser fantástica, é até uma surpresa do ponto de vista positivo. Assim que deixou os sedativos falou um pouco. Ele tem respostas para tudo, respostas coerentes. Não tem nenhuma alteração motora, mexe os quatro membros com a mesma força. Até aqui, não se pode dizer que não está a evoluir como nós queríamos", acrescentou. Quanto à questão que neste momento mais preocupa os médicos - o olho esquerdo - Altamnn confessa-se optimista, ainda que nenhum exame tenha sido levado a cabo até ao momento. "Não há nenhuma razão para ele não ver. Com o olho que está aberto, que não está inchado, ele vê tudo. Esperamos que ele melhore cada vez mais. A cada dia vamos ter alguma resposta diferente. Faz parte da evolução até que ele volte à condição normal", concluiu o médico àquele site.

Comentários