Estamos a 2 dias da Boavista acolher os inúmeros participantes ao Grande Prémio Histórico do Porto, um verdadeiro "revival" de automóveis do passado, alguns deles verdadeiras relíquias que ajudaram a construír a História do Automobilismo Mundial.
Aliás, parte dessa história passou pelo Porto e pelo Circuito da Boavista, que abriu as suas portas ao automobilismo de competição nos gloriosos anos 30 para, mais tarde, em 1951, receber o primeiro Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, onde competiram os grandes ases da época, como Stirling Moss, Juan Manuel Fangio, Mike Hawthorn ou Froilan Gonzalez, entre muitos outros.
Curiosamente, 58 anos depois, e a despeito de já ter ultrapassado a barreira dos 80, Stirling Moss volta a acelerar na Boavista, não num F1, mas ao volante de um dos seus veículos preferidos, o Osca 1100, inscrito na corrida de Turismo e Grande Turismo, construídos até 1966.
O programa do próximo fim-de-semana, bastante compacto, vai oferecer aos muitos milhares de espectadores que se aguardam na Boavista (no fim-de-semana passado estima-se que assistiram ao evento mais de 120 mil espectadores), um total de 12 corridas, quase para todos os gostos.
Duas provas, monomarca, reservadas aos Fiat Uno 45 S e Punto 85, uma prova do Campeonato Nacional de Resistência (onde alinhará Pedro Lamy, ao volante de um Jaguar E, de parceria com Carlos Barbosa, Presidente do ACP), duas outras para os Turismos, GT e Sport Protótipos, até 1966 e até 1977, duas corridas para a Taça de Portugal de Clássicos (até 1300 c.c. e acima desta cilindrada), a sempre desejada prova para VIP´s, recheada de personalidades bem conhecidas da nossa sociedade e, finalmente, os Fórmulas 1, onde surgem inscritos automóveis fantásticos, com palmarés invejável.
Destacamos o Matra com que Jackie Stewart alcançou o seu primeiro título mundial, os Benetton de Nelson Piquet e Michael Schumaker, o Toleman Hart com que Ayrton Senna se estreou na disciplina, os Ferrari dos míticos Gilles Villeneuve e Niki Lauda, o Williams de Damon Hill, o March de Ronnie Peterson, o Surtees de Alan Jones, os McLaren de James Hunt e Deny Hulme e o Surtees de Mike Hailwood, entre outros.
Um programa de grande nível que você não pode perder.
Comentários
Enviar um comentário