Saarlouis produzirá o futuro Focus e de Valência irá sair a nova geração C-MAX

Com o objectivo de rentabilização das suas unidades de produção no Velho Continente, a Ford Europa acaba de confirmar que duas delas irão produzir, em exclusivo, outros tantos novos modelos da marca. Nesse sentido, a fábrica alemã de Saarlouis irá produzir o futuro Ford Focus, que será lançado no mercado em 2010, enquanto na vizinha Espanha, Valência concentrar-se-á na nova geração do monovolume médio da marca, o Ford C-MAX, com arranque de produção previsto para o próximo ano, destinando-se maioritariamente ao espaço europeu, embora possa cumprir com as necessidades de mercados de outros continentes.

"Anunciámos no passado mês de Março que Saarlouis iria ser a principal fonte de fornecimento da próxima geração do Ford Focus – tal como o é da actual geração do modelo – mas que também estávamos a analisar a viabilidade de uma segunda fábrica para a produção de um derivativo," afirmou John Fleming, Chairman e CEO, Ford Europa. "Estivemos, desde então, a avaliar todas as questões relacionadas com esta situação. No final, concluímos que, em linha com a nossa estratégia global de produção em termos de capacidade e flexibilidade, concentrar a produção da próxima geração do modelo Focus em Saarlouis e fazer o mesmo com o futuro Ford C-MAX a partir de Valência. Podemos confirmar igualmente que a fábrica espanhola irá cumprir com as necessidades dos mercados europeus, bem como dos potenciais mercados externos identificados para o modelo."

Em Março último a Ford anunciava igualmente que iria alinhar a sua capacidade de produção com a actual tendência de quebra em termos de procura e vendas. Para o efeito, a companhia ajustou os seus planos de produção em linha com as futuras necessidades do negócio, assumindo ser difícil que a procura na Europa evolua de um modo significativo nos tempos mais próximos.

"O nosso objectivo é o de regressar aos lucros sustentáveis o mais rápido que conseguirmos", referiu. "Já demonstrámos que iremos tomar as decisões necessárias e fazer o que for possível para que a Ford Europa emerja desta fase de declínio da indústria como uma companhia mais sólida e eficaz, pronta a aproveitar de imediato as oportunidades que se lhe apresentem assim que a situação económica comece a melhorar."

Comentários