Tiago regressa ao Team Oreca para etapa da Le Mans Series

Tiago Monteiro tem no próximo fim-de-semana novo desafio com o Team Oreca, nos 1000kms do Algarve. A prova, integrada no calendário da Le Mans Series, será a primeira realizada de noite no Autódromo Internacional do Algarve. Para Tiago é também a estreia a correr no novo traçado. A partilhar o carro com o português, estará Bruno Senna. O sobrinho de Ayrton Senna já tinha feito equipa com Tiago nas 24 horas de Le Mans, uma experiência com bons resultados e que se repete agora com o mesmo carro, mas um cenário completamente diferente: "Para mim correr em casa é um privilégio e é sempre especial. Este mês já corri no Porto, agora vou para sul e estou na expectativa de correr pela primeira vez no Autódromo. Temos um carro competitivo o que nos faz partir com ambições de um bom resultado. Os nossos principais adversários vão ser os Aston Martin e os Audi R10 mas vamos lutar pela melhor posição possível," garante Tiago.

O piloto leva na bagagem os quilómetros ao volante do protótipo Courage-Oreca LC 70-AIM nas 24 horas de Le Mans. Uma aventura com saldo positivo que esteve na base do novo convite do patrão do Team Oreca: "Quero agradecer ao Hughes de Chaunac por mais este convite, com responsabilidade acrescida. Uma palavra de agradecimento também para a SEAT Sport e para a SEAT Portugal que deram luz verde à minha participação. Será uma etapa importante e quero estar à altura do desafio, para poder dar uma alegria ao público no Autódromo e também para retribuir a confiança e o excelente acolhimento que tive no Team Oreca," assume.

Em termos desportivos, a terceira etapa da Le Mans Series tem um perfil completamente diferente das 24 Horas de Le Mans. Tiago traça o perfil da prova nocturna em Portimão: "A qualificação numa corrida deste género não é a nossa maior preocupação. Vamos tentar um bom resultado, mas não vamos fazer disso uma meta a todo o custo, porque há 1000kms de corrida pela frente. Depois o que vai acontecer é ainda uma incógnita. A pista é nova para todos e muito mas curta que Le Mans. O que quer dizer que vamos ter cerca de 50 carros em pista, muito juntos e com muitas ultrapassagens e dobragens. Vai ser complicado porque é muito tempo de corrida e praticamente nunca haverá momentos mais calmos a rodar sozinho em pista. Por outro lado, torna ainda mais interessante a corrida, mas para os pilotos exige cuidados redobrados sem abrandar o ritmo," lembra o piloto.

O bom tempo está assegurado, com previsão de céu limpo e temperatura máxima de 24ºC, embora no decorrer da competição, Sábado à noite, não deva ultrapassar os 20ºC. Os 1000kms do Algarve decorrem entre 31 de Julho e 2 de Agosto no Autódromo Internacional do Algarve, Portimão. O Eurosport transmite em directo a partida (e os primeiros 90 minutos de corrida) às 19h00 de Sábado, 1 de Agosto. Às 23h45 nova transmissão em directo para acompanhar a decisão do vencedor. A bandeira de Xadrez será dada pouco depois da 01h00 de Domingo. Também a RTP dará especial destaque à etapa portuguesa da Le Mans Series, com directos do Algarve ao longo de todo o fim-de-semana.

Comentários