Toyota Prius (3ª Geração) - Apresentação

Sendo a mais avançada expressão de mobilidade para o público, o novo Toyota Prius representa a mais elevada combinação de três benefícios para o cliente: Prazer de Condução; Espaço e Design, e Baixo Custo de Utilização. Estes factores constituem uma apreciável evolução para o Prius. O novo híbrido da Toyota oferece aos seus clientes um melhorado desempenho aerodinâmico, maior respeito pelo ambiente, tecnologia inovadora focada no utilizador e superior qualidade, com maior requinte do que outros híbridos intermédios. Ao mesmo tempo mantém o foco num superior desempenho ambiental e nos baixos consumos – pontos fortes de um modelo com tecnologia de puro híbrido “full hybrid” que permite a movimentação apenas em modo eléctrico ao contrário do sistema meio híbrido ou “mild hybrid”– a terceira geração Prius vai atrair clientes que valorizam aspectos como o prazer de condução, versatilidade e design.

A terceira geração Prius não deve ser vista como mais um nicho, apenas comparável com poucos modelos actualmente no mercado. Apesar das suas emissões de CO2 estarem abaixo dos níveis de automóveis dos segmentos A e B, as suas prestações e capacidades dinâmicas são comparáveis a qualquer outro concorrente do segmento D. E o testemunho dos seus clientes é mais que abonatório – visível após a vitória do Prius nos inquéritos de satisfação do cliente da J.D. Power & Associates que tiveram lugar na Alemanha, França e Reino Unido nos últimos dois anos.



O sistema instalado Hybrid Synergy Drive® da nova geração Prius apresenta uma série de melhorias introduzidas ao já altamente galardoado sistema híbrido da Toyota. 90% dos seus componentes foram redesenhados com o intuito de criar um sistema mais leve e compacto, proporcionando mais potência, melhor desempenho a baixas temperaturas, melhorias nos consumos e uma surpreendente redução nas emissões de CO2. A potência total combinada do sistema foi aumentada em 22%, de 110 para 136 CV. Um novo motor a gasolina de 4 cilindros e 1798 cc, leve e compacto, desenvolvendo 98 CV, funciona de acordo com o ciclo Atkinson. Esta nova unidade substitui o motor 1.5 litros do actual Prius. A potência máxima sofreu um aumento de 27%, ao passo que o binário máximo aumentou 23%. Em paralelo, a adopção do ciclo Atkinson e de um novo sistema de recirculação de gases de escape (EGR) arrefecido proporcionam melhorias no consumo de combustível e na redução no nível de emissões.


O Prius proporciona um desempenho comparável a um automóvel familiar de 2.0 litros. A aceleração de 0-100 km/h processa-se de forma suave e ininterrupta em apenas 10,4 segundos – menos 0,5 segundos do que a actual geração – com uma velocidade máxima de 180 km/h. Ao mesmo tempo, os consumos foram melhorados em 9%. O novo motor a gasolina desenvolvendo 142 Nm de binário às 4000 rpm, proporciona 32 Nm adicionais a mais baixos regimes – redução de 290 rpm, de 2470 para 2180 rpm a 120 km/h – combinando um maior silêncio de funcionamento com uma melhoria de 12% nos consumos em auto-estrada a velocidade cruzeiro. Para além disso, o Prius, no seu modo de condução normal, proporciona um consumo de apenas 3,9 l/100km na prova Europeia de homologação em ciclo combinado. O puro híbrido da Toyota é o único automóvel familiar capaz de proporcionar consumos comparáveis aos de um compacto citadino, mas também com uma autonomia de quase 1150 km – um aumento de 150 km em comparação com o modelo actual, apesar da capacidade do depósito de combustível ser idêntica. O novo Prius cumpre com as normas EURO V de emissões poluentes. Para além disso, o Prius proporciona emissões de CO2 de apenas 89 g/km – as mais baixas do mercado entre automóveis a gasolina e muito abaixo dos níveis oferecidos por outros automóveis familiares. Isto significa que este puro híbrido oferece aos seus clientes uma apreciável redução no imposto automóvel (50% em Portugal) e em muitos outros países Europeus. E como se tudo isto ainda não fosse suficiente, o Prius apresenta uma característica única no seu segmento. Ao seleccionar o modo EV (veículo eléctrico), é possível conduzir o Prius a velocidades até 50 km/h sem produzir quaisquer emissões de escape e qualquer consumo de combustível – até uma distância máxima de 2 quilómetros.

O novo Prius está equipado com novos e melhorados sistemas de segurança activa e passiva, assim como na protecção a peões, incorporando uma estrutura de protecção altamente rígida para protecção de impactos, graças ao uso de uma maior percentagem de aço de elevada resistência. O Prius foi desenvolvido para atingir uma pontuação de 5 estrelas na categoria de protecção de ocupantes adultos nos exigentes testes Euro NCAP. Sete airbags e encostos de cabeça activos à frente são equipamento de série, assim como o melhorado sistema electrónico de travagem (ECB) com regeneração de energia que incorpora os sistemas BA (Brake Assist), TRC (controlo de tracção) e VSC+ (controlo de estabilidade do veículo +). O Prius está também equipado com um sofisticado sistema de Pré-Colisão, que incorpora também o Cruise Control Adaptativo.

A terceira geração Prius traz diversas inovações ao segmento D. Pela primeira vez foi aplicado um sistema de ventilação alimentado por painéis solares, mantendo o habitáculo a uma temperatura aprazível quando o Prius está estacionado e, ao mesmo tempo, o ar condicionado pode ser activado remotamente, usando a bateria híbrida para arrefecer o interior, até um máximo de três minutos, antes dos ocupantes entrarem no habitáculo. A utilização combinada destes dois sistemas representa uma estreia mundial absoluta. O novo mostrador “Head-Up” projecta na base do pára-brisas informação essencial sobre o automóvel, incluindo velocidade, o Monitor Eco Drive, direcções do sistema de navegação, bem como o estado dos opcionais sistemas de Pré-Colisão e Cruise Control Adaptativo. O mostrador “Touch Tracer”, instalado no volante, permite ao condutor controlar o sistema áudio, ar condicionado e o Monitor ECO Drive de apoio, sem necessidade de tirar os olhos da estrada ou as mãos do volante. Pela primeira vez na Toyota, a tecnologia LED (díodo emissor de luz) é utilizada para os faróis médios dianteiros, bem como para as luzes de presença e stop, reduzindo em 30% o consumo de electricidade destas lâmpadas. O sistema IPA (assistência inteligente ao estacionamento) ajuda o condutor do Prius a estacionar quer em posição paralela quer em série.

A primeira geração Prius tornou-se no primeiro automóvel híbrido de produção em série do mundo. Lançado no Japão em 1997 e na Europa em 2000, o inimitável híbrido da Toyota estabeleceu um marco na indústria automóvel em termos de desenvolvimento de motorização e mobilidade sustentável. O nome Prius, derivado do Latim significa “à frente do seu tempo”, tornou-se sinónimo de protecção ambiental no mundo automóvel, mesmo antes da preocupação com o meio ambiente se ter tornado num tema central para a nossa sociedade. Agora que o Prius entra na sua terceira geração, os números de vendas globais reflectem o seu estatuto como o automóvel de produção em série mais avançado e amigo do ambiente actualmente disponível no mercado mundial. No final de 2008, as vendas mundiais acumuladas do híbrido mais popular do planeta ascendiam a 1,2 milhões de unidades, ao passo que as vendas Europeias acumuladas chegavam a quase 130.000 unidades.

Comentários