Citroen DS3 - Apresentação

Iniciando a comercialização após o Salão de Frankfurt, o DS3 estreia da linha DS em beleza. Uma gama distintiva que, propondo produtos de escolha cada vez mais radical, vem completar a gama principal da Marca. Uma gama que, como o seu nome evoca, é um símbolo suplementar da criatividade e da tecnologia da CITROEN. O DS3 é forte nos pormenores: um estilo radical e sedutor que se torna exclusivo graças ao enorme leque de possibilidades de personalização disponíveis, um comportamento dinâmico que faz soprar um vento de modernidade nas estradas aliando de forma perfeita eficácia e serenidade e uma inteligência de concepção que o torna polivalente e agradável de utilizar em qualquer situação. Com o seu estilo esculpido e as suas linhas salientes, o DS3 exerce uma verdadeira atracção. É um automóvel verdadeiramente à parte que afirma o seu carácter através de criações originais: um tejadilho «flutuante», uma barbatana de tubarão que dinamiza a linha de cintura, as conchas laterais com farolins LED que sublinha a face dianteira… Concentrado de energia, o DS3 oferece uma atmosfera a bordo única, fundindo a elegância com a tecnologia e onde abunda a qualidade. A instrumentação sofisticada – com um grupo de três mostradores cónicos – os comandos da condução próximos do condutor, a posição de condução baixa e os bancos envolventes produzem um efeito de «cockpit». E materiais cromados asseguram um ambiente dinâmico fornecendo luxo e distinção.

Na estrada, o DS3 destaca-se ainda ao aliar prazer de condução com conforto de utilização no quotidiano. Ágil e enérgico, o DS3 "aproxima" o condutor da estrada para desenhar curvas e contra curvas com à vontade. Para Vincent Besson, Director de Produtos e Marcas PSA, "conduzir o DS3 é como ter as rodas na ponta dos dedos". O seu comportamento torna-o excitante de conduzir oferecendo um controlo e uma segurança de elevado nível. O conforto a bordo situa-o num nível nunca antes alcançado por este tipo de veículo. Com um oferta que começa nos 99 gr/km, o nível de emissões de CO2 do DS3 está perfeitamente coerente com a liderança ambiental da CITROËN. Cinco motorizações EuroV, eficazes e virtuosas, são propostas:

• 2 motores HDI FAP de 110 e 90 CV
• 3 motores a gasolina com o THP 155, o VTi 120 e VTi 95


O DS3 beneficia, igualmente, dum impressionante trabalho de controlo da massa apoiado num novo esquema de desenvolvimento para garantir robustez. Fabricado em França, na unidade fabril de Poissy, tira partido do conjunto de vantagens do sistema de produção PSA. Tudo para uma qualidade geral exemplar.

O DS3 inova revelando uma vocação de berlina polivalente que a sua silhueta não deixa à primeira vista prever. Para explorar plenamente os seus 3,95 metros de comprimento, 1,71 metros de largura e 1,45 metros de altura, está dotado de uma arquitectura particularmente inteligente: o tablier está sobrelevado para privilegiar o espaço para as pernas ao mesmo tempo que os bancos finos e o estilo da traseira tipo carrinha favorecem o espaço atrás. A concepção escolhida para o DS3 permite oferecer 5 verdadeiros lugares, vários locais para guardar objectos (entre eles um porta-luvas com 13 litros) bem como uma bagageira vasta (285 litros) modular através das costas do banco traseiro rebatíveis na proporção 2/3 – 1/3.

A estética do DS3 declina-se me função das múltiplas possibilidades. A paleta de cores e materiais propostos e a variedade das suas associações fornece um toque de modernidade. Na verdade, segundo a vontade do cliente:



• O tejadilho pode receber quatro cores distintas do resto da carroçaria: Preto Onyx, Branco Opale, Azul Botticelli ou Vermelho Carmen
• As conchas dos espelhos exteriores e as embaladeiras podem ser coloridas ou cromadas
• As rodas são coloridas conforme o ambiente
• No interior, a face do tablier, que engloba as saídas de ar do sistema de refrigeração, embelezador do painel de instrumentos e ecrãs multifunções, constitui a zona de decoração mais generosa declinando-se em 8 acabamentos.
• O punho da alavanca da caixa de velocidades tem 7 acabamentos diferentes, associando o cromado acetinado ao brilho de uma cor ou ao couro.

As zonas de decoração são numerosas fazendo do DS3 um veículo único: como um símbolo, o botão da chave de ignição possui um disco colorido igual ao da pintura exterior… assim levará sempre um pouco do seu DS3 consigo!

Dotado de ESP, ABS, repartidor electrónico da força de travagem e ajuda à travagem de emergência, este leque de equipamentos forma uma travagem ultra-completa. Falamos também dos equipamentos secundários que vão ajudar o condutor nas situações mais delicadas, em caso de perda de aderência por exemplo. A segurança passiva está também ao melhor nível com 6 airbags de série, cintos de três apoios em todos os lugares e ganchos Isofix. Desde o primeiro nível, o DS3 recebe diverso equipamento de ajuda à condução como o regulador/limitador de velocidade ou o indicador de passagem de caixa que preconiza as melhores relações em dado momento para uma condução económica e ecológica.

Finalmente, o CITROËN DS3 pode receber um sistema de navegação MyWay. Este sistema áudio e multimédia sofisticado contém não apenas um sistema de navegação a cores integrado, mas também um sistema áudio leitor de CD compatível com ficheiros MP3/WMA e um sistema de mãos livres Bluetooth®.



Os criadores do DS3 quiseram conferir-lhe uma qualidade e uma segurança de funcionamento irrepreensível. Para o conseguir, o DS3 é o primeiro projecto CITROËN a beneficiar integralmente do novo esquema de desenvolvimento sem a realização de protótipos o que tem como objectivo criar o mais cedo possível uma viatura que represente o veículo de série – ao invés de um protótipo – e a maquinaria de fabricação correspondente. Esta situação gera ganhos claros em matéria de qualidade: permite envolver mais cedo todos os actores do projecto – criadores, fornecedores e construtores – para detectar, o mais cedo possível, eventuais defeitos. Apesar de no caso do DS3 a grande maioria dos problemas foram tratados muito antes da fase de testes de estrada, tendo estes cumprido 2 milhões de quilómetros até ao lançamento.

Com a oferta do CITROËN FREEDRIVE, criado para o Ds3, a noção de serviço ao cliente ganha valor. É uma garantia de absoluta tranquilidade que torna possível assegurar todas as operações de manutenção mas também as de cuidado com o veículo, como a lavagem do veículo e a limpeza do interior. Além disso, o CITROËN FREEDRIVE visa assegurar a mobilidade do condutor em todas as circunstâncias com, em caso de imobilização do veículo, a colocação à disposição do meio de transporte mais adequado. O cliente poderá mesmo beneficiar de uma viatura de substituição quando levar o seu DS3 à oficina para a revisão.

Comentários