Dobradinha portuguesa na SuperLeague - Fc Porto vence 2º prova de Donington

Depois de um Sábado de muita chuva, o sol voltou a Donington Park e abençoou a primeira dobradinha portuguesa na Fórmula Superleague. FC Porto e Sporting conquistaram, na segunda prova da Superleague Formula, os melhores resultados de sempre nesta competição. Gommendy, que representou os dragões na temporada passada, não conseguira melhor do que um segundo lugar, enquanto o Pedro Petiz, o piloto dos leões, ostentava como melhor resultado um sétimo posto.Os resultados ganham, ainda, mais notoriedade, se considerarmos que francês e português arrancaram no meio da grelha de partida, mas rapidamente subiram ao topo. Aliás, Pedro Petiz chegou, inclusive, a ocupar a liderança logo nos primeiros instantes da corrida. No entanto, o FC Porto revelou-se imparável, tendo terminado com 4.691 segundos de vantagem sobre o rival de Alvalade. O Basileia, vencedor da primeira prova de hoje, lutou, mas não teve ritmo para acompanhar o português, tendo ficado a 1.932 segundos do jovem leão. Gommendy aproveitou as paragens nas boxes para ir subindo posições e depois ultrapassou Petiz que, ainda assim, conseguiu manter atrás de si o carro do Basileia, vencedor da primeira corrida.

O resultado permitiu ao FC Porto subir ao quinto lugar do campeonato e o Sporting ascendeu ao 14º lugar. "O início do fim-de-semana foi mau, com problemas no 'set-up' do carro e a chuva. Fizemos alterações, recuperámos o bom ritmo e tenho de agradecer ao FC Porto, que confiou sempre em mim. Por isso, esta vitória é para eles. O começo de temporada foi azarado, mas quero voltar a estar no topo quando competir no Estoril [próximo palco da Superleague Formula, a 5 e 6 de Setembro] e ter o mesmo fantástico apoio do público ou ainda melhor", afirmou, no final, Tristan Gommendy.

Os suíços do Basel venceram a primeira corrida do fim-de-semana. Ao comando do carro da equipa suíça, o jovem Max Wissel terminou a corrida na 1ª posição com dois segundos de vantagem sobre John Martin, no carro do Glasgow Rangers, que perdeu a vitória na contenda quando tentava superar um concorrente mais lento e se deixou suplantar pelo seu rival. Tristan Gommendy, ao volante do carro dos "Dragões", foi 8º classificado, enquanto Pedro Petiz, que largou da última posição, terminou quatro posições atrás numa corrida em que a fiabilidade dos monolugares do campeonato voltou a liquidar as esperanças de algumas equipas. Mas o melhor para as cores lusitanas ainda estava para vir.

Na Super-Final, a mini-prova com os três primeiros de cada corrida que apenas conta para a atribuição de prémios monetários, Gommendy esteve menos bem e acabou por tocar em Petiz, levando à saída de pista de ambos.

Comentários