Império lusitano: Álvaro Parente e Ocean dominam SPA em GP2

Álvaro Parente aos comandos do monolugar da Ocean Racing Technology dominou do princípio ao fim a primeira corrida de GP2 em Spa-Francorchamps dando à equipa portuguesa a sua primeira vitória. A largar da pole, o piloto português não deu tréguas aos seus adversários assumindo os comandos desde a largada, chegando mesmo a atingir os cinco segundos de vantagem até à entrada pela primeira vez do safety-car em pista. Tirou o melhor partido possível do seu carro conseguindo a merecida primeira vitória da época, a segunda na GP2. Depois da excelente prestação de ontem, que lhe garantiu a pole-position, esta tarde o jovem português mostrou um nível imperial, liderando confortavelmente toda a corrida, apenas não cruzando a meta no primeiro posto aquando da sua paragem para troca de pneus. A sua superioridade foi de tal forma evidente que, após as vinte e cinco voltas que compunham a prova, tinha uma vitória, uma pole-position e uma volta mais rápida para juntar ao seu palmarés.

Parente era naturalmente um piloto feliz com o desfecho do dia de hoje que lhe permite subir para a sexta posição do Campeonato: “Não arranquei muito bem, devido a uma afinação diferente da embraiagem, mas o carro estava muito bem equilibrado”, começou por dizer o piloto de vinte e quatro anos que prosseguiu: “Estava muito rápido, sobretudo no segundo sector, e consegui cavar um fosso para os meus adversários e, com uma boa troca de pneus por parte da equipa, pude passar a controlar a corrida, evitando a aproximação do Nico Hulkenberg. "Tivemos muito bem. Correu tudo na perfeição. Estávamos simplesmente imbatíveis. Estive sempre mais rápido que os meus adversários. A determinada altura a pista estava com óleo e achei que não devia correr demasiados riscos e levantei o pé. De resto tudo perfeito, incluindo o 'pit-stop'," começou por explicar Álvaro.
O piloto de vinte e quatro anos, que subiu ao sexto lugar do Campeonato, estava radiante após a prestação desta tarde, mas o seu pensamento está já na segunda prova do programa. “Foi fantástico vencer esta corrida e poder oferecer à Ocean Racing Technology o seu primeiro triunfo na categoria. Porém, agora temos que nos concentrar na prova de amanhã. Vou arrancar do oitavo posto e vou atacar de princípio a fim para poder alcançar mais um bom resultado”, garantiu o jovem. "O nosso carro está simplesmente muito rápido. Vou dar o meu melhor para subir posições e para arrecadar o maior número de pontos possíveis."

O sentimento de Chandhok era contraditório ao de Parente. Apesar de largar da sexta posição e de se perspectivar uma boa corrida uma perda de controlo da sua máquina viria a ditar o abandono: "Não foi uma corrida feliz. É um misto de emoções. Vamos analisar o que aconteceu, pois de ontem para hoje perdemos muita performance. Este abandono vai obrigar igualmente a uma prova difícil amanhã. Apesar de tudo, a equipa e o Álvaro estão de parabéns pela primeira vitória da época," disse.



Com o brilhante desempenho de hoje, a Ocean sobe posições no Campeonato por equipas, ocupando o quarto posto. Tiago Monteiro e José Guedes dedicam este resultado: "A todos na equipa que há muito lutavam por esta vitória, desde pilotos, engenheiros e mecânicos. Para ano de estreia da equipa os resultados que temos obtido e a performance que temos demonstrado são fabulosos," disseram os Team Principal da Ocean Racing Technology.



A corrida de amanhã terá o seu início às 9h30m – hora de Lisboa – transmitindo a Sport TV2 em directo prova em que Álvaro Parente será, uma vez mais, um dos grandes protagonistas.

Comentários