Volkswagen compra 42% da Porsche e grupos fundem-se em 2011

A construtora alemã Volkswagen vai comprar 42 por cento da concorrente Porsche, numa primeira fase de um plano de fusão dos dois grupos, debaixo da égide do primeiro, que deverá ser finalizado durante 2011. A notícia foi dada pelas duas empresas em comunicado e veio apenas confirmar aquilo que o mercado já esperava, depois de ter falhado a acção da Porsche no sentido de controlar a Volkswagen. Esta acção por parte da Volksvagen veio colocar sobre a mesa a velha máxima segundo a qual o feitiço pode mesmo virar-se contra o feiticeiro já que a aquisição da Porsche por parte da VW acontece depois do construtor de veículos desportivos ter manifestado publicamente a intenção de adquirir a Volkswagen, tendo mesmo iniciado uma operação financeira em bolsa nesse sentido que viria a falhar totalmente.

Agora é a vez da Volkswagen adquirir 42 por cento da Porsche AG, filial detida na totalidade pela 'holding' Porsche SE, e que vem permitir à Volkswagen aumentar em 3,3 mil milhões de euros o capital daquela empresa. Refira-se ainda que a aquisição da Porsche, que deverá acontecer até ao final deste ano, é a primeira fase de um plano traçado pelos responsáveis da Volkswagen que se apresenta mais amplo, e que deverá permitir o controle total da Porsche por parte da Volkswagen a médio prazo.

Entretanto, Martin Winterkorn foi nomeado CEO da Porsche, sucedendo a Wendelin Wiedeking, que saiu em Julho. Winterkorn considera que este negócio marca 'uma nova era' para os dois construtores. "A VW e a Porsche deram, hoje, um passo decisivo em direcção a um futuro em conjunto. Como um grupo com dez marcas fortes e independentes ficamos em condições de expandir a nossa posição global. Mais do que nunca, estamos em condições de tornarmo-nos líderes da indústria automóvel".


O CEO da Porsche prometeu que a independência da marca permaneceria no seio do novo grupo, o qual poderá chamar-se "Auto Union".

Comentários