Dunlop estabelece novo recorde na pista de Nordschleife (Nurburgring)

A Dunlop celebra uma nova volta recorde no famoso circuito Nordschleife do Autódromo de Nürburgring, após ser escolhida pela Radical Sportscars para os equipar na tentativa de um novo recorde. A Radical Sportscars ultrapassou o recorde da volta mais rápida de automóveis não modificados em Nürburgring, com o condutor Michael Vergers a conseguir um tempo de 6 minutos e 48 segundos. O SR8LM esmagou o recorde anterior, também detido pela Radical desde 2005, por uns incríveis oito segundos. Tudo isto menos de 24 horas após o carro ter viajado de Inglaterra até à Alemanha para tentar o recorde. Os mais recentes pneus Dunlop para estrada foram usados no veículo que fez a viagem do Reino Unido até à Alemanha e foram os mesmos usados para estabelecer o novo recorde.

O Nordschleife de Nürburgring nas Montanhas Eifel, na Alemanha, é famoso por ser um dos testes mais duros para os pilotos e automóveis no mundo do automobilismo. Em 1976 foi considerado perigoso demais para a Fórmula 1, mas adquiriu uma nova função ao ser escolhido pelos produtores de automóveis para testarem as suas máquinas e pneus até ao limite.

Quando lançam novos super automóveis, os produtores encaram uma volta recorde no Nordschleife como um prémio. Mais relevante que a velocidade máxima ou tempos de aceleração, um “tempo de volta ao circuito” é um indicador da rapidez de um carro num percurso com vários tipos de curvas e lombas que desafiam as capacidades da dinâmica. À medida que os veículos se tornam mais rápidos e as tecnologias de pneus mais eficazes, cada vez se chega mais perto do recorde da volta mais rápida para automóveis de corrida estabelecido por Stefan Bellof num Porsche 956, em 1985, com o tempo de 6 minutos e 11 segundos utilizando pneus slick.

Mick Hyde, co-fundador, da equipa Radical refere: “Obviamente estou muito satisfeito. O recorde foi um trabalho de equipa. A Dunlop forneceu-nos pneus de corrida de pouco desgaste. De facto, só usámos um conjunto para conduzir até ao circuito e para estabelecer o recorde. Provámos que o SR8LM é o automóvel de corrida mais rápido e que também é o suficientemente prático para conduzir até ao circuito. É um carro desportivo genuíno com credenciais de desempenho como comprovámos hoje.”

Os Dunlop escolhidos pela Radical foram os 225/45R16 Direzza 03G para a posição frontal e os 255/40R17 Direzza 03G H1 para a traseira.

Alguns dos principais produtores de automóveis podem afirmar que o Radical é simplesmente um ‘automóvel de corrida com matrícula e selo’ e preferem destacar os 7 minutos 27 segundos conseguidos pela Nissan com o seu GT-R como o verdadeiro representante da derradeira volta mais rápida para um automóvel com ‘tejadilho e quatro lugares’, mas a Dunlop está à vontade com esta discussão: tanto o Nissan GT-R como o 956 de Bellof estavam equipados com pneus Dunlop”, comenta Frederic Schilling, director da marca Dunlop para a Europa, Médio Oriente e África.

A Dunlop é um dos líderes mundiais no fabrico de pneus de Alta Performance, com um impressionante palmarés de êxitos no desporto motorizado. A grande experiência da empresa na competição tem sido utilizada no constante desenvolvimento de novas tecnologias com a finalidade de desenhar e produzir pneus para uma utilização diária. Verifica-se uma procura constante no prazer da condução, ao disponibilizar a todo o tipo de condutores o desempenho e performance das mais recentes tecnologias de pneus, incluindo a tecnologia RunOnFlat, que equipa veículos de topo como os BWM das séries um, três, cinco e o X5.

Comentários