A Fiat vai apresentar a versão actualizada do Grande Punto, no Salão de Frankfurt. Esta apresenta a particularidade de, na sua designação comercial, ter deixado cair o 'Grande' e ter acrescentado o 'Evo'. Este modelo surgirá assim em breve no mercado com um visual renovado, mais agressivo, graças a um design revisto que colocará o próximo Fiat Punto Evo mais próximo da realidade física do Grande Punto Abarth em alguns detalhes, mas também, curiosamente, com pormenores que nos fazem lembrar o bem sucedido embora mais pequeno Fiat 500. Contudo, se pensa que com isto queremos dizer que o próximo Punto Evo está mais pequeno, será bom que fique claro que não é de todo assim. O termo “Evo” no nome adoptado para este renovado modelo pretende, de acordo com os responsáveis da Fiat, sublinhar um progresso automobilístico capaz de satisfazer um cliente cada vez mais atento às novidades tecnológicas, ao prazer de condução e às temáticas ambientais. E porque estamos perante um construtor que tem registado um enorme desenvolvimento nos últimos anos, não será de estranhar que salte à vista a prova desse desenvolvimento através da ampla e articulada gama de motores Euro 5, entre os quais sobressaem o 1.3 Multijet de segunda geração e o 1.4 Multiair, a revolucionária tecnologia desenvolvida pela Fiat Powertrain Technologies que será progressivamente adoptada em todos os motores do Grupo Fiat.
A gama de motores do Punto Evo é, em absoluto, a mais completa e ecológica do segmento, oferecendo também duas motorizações alternativas, a gás natural e GPL. A estas inovadoras motorizações e às mais tradicionais, juntam-se ainda os propulsores de dupla alimentação a gás natural e gasolina, constituindo a gama de motores mais completa e ecológica do segmento. Assim, e sempre sob a insígnia da redução de consumos e emissões, o novo modelo propõe o sistema Start&Stop – de série em todas as motorizações a gasolina e Diesel Euro 5 – que desliga o motor temporariamente em caso de paragem da viatura. No interior do Punto Evo sobressai o novo navegador portátil “Blue&Me-TomTom” que permite gerir, através de um prático ecrã táctil a cores, o telemóvel, a navegação e todas as informações necessárias à condução.
No campo da segurança, o Punto Evo melhora os próprios padrões graças à adopção de 7 airbags, incluindo o destinado aos joelhos do condutor: é uma das poucas viaturas do segmento a oferecê-lo de série em todos os equipamentos. Estão ainda disponíveis outros conteúdos inovadores, como o sistema Hill-holder que ajuda o condutor nos arranques em subidas, os faróis de nevoeiro dianteiros com função adaptadora “cornering” que se activam automaticamente com as luzes de médios ligadas com base no ângulo de viragem da viatura, para além dos sistemas ABS, EBD (Electronic Brake force Distribution) e ESP (Electronic Stability Program).
No exterior, foram efectuadas importantes intervenções estéticas tanto na frente, como na traseira, patentes nos novos pára-choques e na adopção de faróis e farolins inovadores e originais. Para além disso, o novo design fez o comprimento da viatura “crescer” até aos 406 centímetros, mantendo as características vencedoras do modelo em termos de habitabilidade interna e conforto em andamento. As restantes dimensões externas permanecem iguais: largura de 169 centímetros, altura de 149 cm e distância entre eixos de 251 cm.
Por fim, relativamente a preços, e apesar de ainda não serem conhecidos os valores para o mercado português, sabe-se que o novo Punto Evo deverá surgir no mercado de Itália a partir dos 11.800 euros, para um modelo que surgirá no Salão de Frankfurt, certame que decorre entre os dias 14 e 27 de Setembro, e cuja comercialização em Portugal deverá ter início por volta do mês de Novembro.
Comentários
Enviar um comentário