GP Singapura F1: Lewis Hamilton vence e Jenson Button quase Campeão

O piloto inglês da McLaren somou neste domingo a segunda vitória consecutiva da época com uma vitória no Grande Prémio de Singapura. Um resultado que confirmou a supremacia de Hamilton naquele circuito, após a "pole position" conquistada no sábado. O Campeão do Mundo era o principal candidato à vitória de hoje, dado que, para além de ter garantido a "pole", era o piloto que tinha o carro mais pesado entre os sete primeiros da grelha de partida, o que lhe oferecia a possibilidade de controlar a prova. Segundo posto para Timo Glock, que coloca a Toyota de novo na senda dos bons resultados, que já andava arredada desde o início de época. Terceiro lugar para Fernando Alonso, naquele que é o seu melhor resultado do ano.

Todos eles beneficiaram, no entanto, das penalizações atribuídas a Nico Rosberg e Sebastian Vettel. Se Hamilton controlava facilmente o andamento dos seus adversários, os dois alemães acabaram por se eliminar da luta pela vitória, dado que Rosberg foi penalizado com um "drive-through" por ter ultrapassado a linha continua da saída das boxes e Vettel teve um destino semelhante por ter ultrapassado a velocidade máxima da via das boxes. O piloto da Red Bull acabou por ser menos prejudicado, uma vez que a sua penalização foi cumprida depois da segunda ronda de paragens nas boxes, o que lhe permitiu terminar ainda no quarto posto; já Nico Rosberg cumpriu o seu "drive-through" logo após o seu primeiro reabastecimento e pouco depois de do Safety-Car ter entrado em pista devido a um incidente entre Nick Heidfeld e Adrian Sutil, o que o atirou para décimo primeiro lugar final, apesar de ser um dos pilotos mais rápidos em pista.


Jenson Button, que arrancou do décimo primeiro lugar, depois de Nick Heidfeld ter sido obrigado a partir da via das boxes, protagonizou uma prova de recuperação, terminando no quinto posto, o que lhe permitiu perder apenas um ponto para Sebastien Vettel e ganhar outro a Rubens Barrichello, o que o deixou numa posição ainda mais confortável na luta do título. A encerrar os lugares pontuáveis, ficaram Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes) e Robert Kubica (BMW Sauber), enquanto a Ferrari teve uma prestação completamente anónima. Kimi Raikkonen foi 10º e Giancarlo Fisichella, 13º, o que coloca a Scuderia sob forte ameaça da McLaren no Campeonado de Construtores. O piloto finlandês terminou a série de quatro pódios consecutivos, sendo um deles uma vitória, sentindo a falta de desenvolvimento do Ferrari F60.

A próxima e antepenúltima prova do Mundial disputa-se a 04 de Outubro, no Japão.



O que eles disseram:

Lewis Hamilton (1º): "Foi uma corrida muito difícil, podem ter a certeza. Esperava ter um bom resultado e a redenção após a minha última prova. E foi isso que conseguimos. Estou muito feliz, pois trata-se de um circuito fantástico. Num determinado momento, fui avisado pela equipa que estava com um problema no KERS. Ele estava a funcionar, mas tive de ligar e desligar. Depois disso, não tive mais problemas".

Timo Glock (2º): "Foi uma corrida muito boa para mim. No começo, houve uma pequena confusão na primeira curva. Sabia que não poderia manter o mesmo ritmo dos primeiros dois ou três carros, por isso só mantive o andamento para as coisas darem certo. Numa pista como esta, o piloto pode fazer a diferença".

Fernando Alonso (3º): "A equipa tem sido fantástica em toda a temporada. Os mecânicos, engenheiros e todos, na fábrica, fazem um excelente trabalho. Às vezes, conseguimos bons resultados, noutras temos um pouco de azar. Este desfecho chega num momento difícil e vamos trabalhar para colocar as coisas em ordem. Por isso, dedico este pódio ao Flávio (Briatore). Ele está em casa e tem um papel importante no que conseguimos hoje".

Sebastian Vettel (4º): "Fiquei surpreendido com a penalização, não sei por que razão excedi a velocidade, vamos ver se foi um problema electrónico. Após o 'drive-through' era o máximo que podíamos fazer. Foi uma corrida muito difícil para o carro, com a quantidade de toques. Os meus espelhos do retrovisor vibraram e partiram-se, o carro deixou de ser o mesmo e o difusor foi, também, danificado".

Jenson Button (5º): "Foi um dia bom para nós. Estou feliz por chegar em quinto lugar, com cinco pontos, ganhando um ponto ao Rubens e só perder um para Sebastian Vettel".

Nick Heidfeld (abandonou, na sequência da colisão com o carro de Sutil): "Julgo que ficou bastante evidente na televisão: o Sutil foi completamente estúpido e voltou para pista sem olhar. Assim que estava perto dele, acelerou e acertou no meu carro e é claro que imaginei que iria esperar. Precisa de olhar por onde anda. Talvez a gente tente encontrar um cérebro para ele!"


Adrian Sutil (abandonou): "Depois do arranque, fiquei preso atrás do Jaime Alguersuari e não consegui encontrar um lugar para ultrapassar. Depois, quando tive a oportunidade de passar, tentei. Mas não deu certo, ele 'fechou a porta' e acabei a rodar. Quando voltei, acabei por acertar no carro do Nick Heidefeld. Sinto muito por ele. Entrei na pista e, naquele local, não tinha a visão de quem vinha da curva".

Comentários