A Peugeot, marca pioneira e 1º construtor mundial de veículos eléctricos, lançará o iOn no final de 2010. As performances do veículo e a sua autonomia de 130 km, resultantes nomeadamente da utilização de baterias de iões de lítio, permitirão ao iOn constituir uma resposta eficaz aos desafios de mobilidade urbana e de respeito pelo ambiente. Com o iOn – será apresentado como novidade mundial no Salão Automóvel de Frankfurt - a Peugeot integra a nova realidade automóvel na sua gama.
Marca pioneira na área do veículo eléctrico, a Peugeot continua a ser o construtor com maior número de veículos 'emissões zero' vendidos em todo o mundo, designadamente com o 106, produzido entre 1995 e 2003. Apoiada neste facto, a Marca do Leão pretende continuar a desempenhar um papel de relevo no novo mercado dos automóveis eléctricos. Deste modo, a partir de finais de 2010, a Peugeot será uma das primeiras marcas a comercializar na Europa um novo automóvel 100% eléctrico: o iOn. Este veículo eléctrico, desenvolvido em parceria com a Mitsubishi Motor Company (MMC), destina-se, desde o seu lançamento, tanto a clientes particulares como a frotas (Administração, associações locais, grandes empresas, etc.), dadas as suas características particularmente adaptadas a uma utilização em meio urbano.
A cidade será, assim, o terreno de eleição do iOn. Com quatro portas, quatro lugares, um comprimento de 3,48 m e um raio de viragem de 4,50 m, este Peugeot 100% eléctrico desenvolverá uma potência máxima de 47 kW (64 cv) e um binário de 180 Nm, oferecendo performances adequadas (velocidade máxima de 130 km/h). Dispondo de uma autonomia muito cómoda (130 km em ciclo normalizado europeu), as baterias de iões de lítio do automóvel são recarregáveis em seis horas numa tomada clássica de 220 V, ou a 80 % em trinta minutos, graças ao seu sistema de recarga rápida. Estas características permitem a este citadino de “emissões zero” oferecer uma boa polivalência de utilização, comparável, em performances e habitabilidade, a um pequeno automóvel térmico clássico.
O excelente respeito pelo ambiente, as características compactas, a segurança e a simplicidade de utilização serão os seus melhores trunfos … mas não os únicos. Com efeito, o iOn oferecerá também serviços inovadores, nomeadamente graças à “caixa de comunicação localizada”, que permite não apenas a chamada de urgência, cujo desenvolvimento na Europa é liderado pela Peugeot (localização dos automóveis na sequência de um acidente e activação dos meios de socorro adaptados), mas também a leitura de dados (estado da bateria, quilometragem percorrida, quilometragem até à próxima operação de revisão…) auxiliando, deste modo, a gestão profissional das frotas automóveis.
O iOn ilustra a vontade da Peugeot em fazer face à nova realidade automóvel, propondo múltiplas soluções, adaptadas às diferentes necessidades de mobilidade urbana. Este automóvel é também uma das chaves da estratégia da Marca no sentido de reduzir o impacto ambiental e a dependência das energias fósseis. Deste modo, num período de menos de 2 anos, os clientes encontrarão respostas complementares no seio da gama:
- o iOn, no final de 2010, um veículo 100% eléctrico para uma utilização urbana diária.
- o 3008 HYbrid4, na Primavera de 2011, dotado de uma tecnologia que oferece uma grande polivalência de utilização (147 kW/200 cv, 4 rodas motrizes, … com emissões de CO2 limitadas a 99 g/km).
Estas propostas completarão uma gama de motores térmicos com blocos cada vez mais performantes, tanto em diesel HDi FAP como a gasolina (tecnologias VTi, THP…), motores que permitem, desde já, ofertas particularmente bem posicionadas nos respectivos segmentos: 107 com 106 g/km de CO2, 207 com 99 g, 308 com 120 g, 3008 com 130 g, 407 com 129 g …
Parceria MMC - PSA
Osamu Masuko, Presidente da Mitsubishi Motors Corporation (MMC), e Philippe Varin, Presidente da PSA Peugeot Citroën, assinaram na sexta-feira, 4 de Setembro, em Paris, o acordo que estabelece uma nova etapa da cooperação entre os dois Grupos para os veículos eléctricos (VE).
Os principais pontos deste acordo de cooperação são:
• A produção de um veículo eléctrico para a Europa, baseado na versão Japonesa do i-MiEV da MMC,
• Este veículo será vendido na Europa sob as marcas Peugeot e Citroën,
• O arranque da produção está previsto para Outubro de 2010 com o lançamento comercial no mercado europeu no final desse ano.
A MMC iniciou a comercialização do seu veículo eléctrico de nova geração, o i-MiEV, em Junho no Japão e irá comercializá-lo nos mercados com condução do lado direito este ano. A MMC pretende desenvolver as vendas do i-MiEV nos mercados com a condução do lado esquerdo durante o exercício de 2010. Para a PSA Peugeot Citroën, este novo Veículo Eléctrico enriquecerá a sua gama de veículos de baixas emissões. Com a sua tecnologia híbrida diesel que será lançada em 2011, no Peugeot 3008 HYbrid4 e no Citroën DS5 HYbrid4, e a posterior versão recarregável (“Plug-in”) da tecnologia HYbrid4 em 2012, a PSA Peugeot Citroën confirma a sua ambição de estar na vanguarda em matéria de desempenho ambiental.
Comentários
Enviar um comentário