MotoGP - A época de Valentino Rossi até ao momento

O Campeão do Mundo Valentino Rossi conta com uma vantagem de 30 pontos na classificação numa altura em que faltam disputar quatro corridas, o que o deixa perto da conquista do sétimo ceptro na categoria rainha. O início da época de 2009 de Valentino Rossi e de mais uma defesa do título viu-o assinar dois segundos lugares atrás dos mais fortes rivais Casey Stoner, no Qatar, e Jorge Lorenzo, no Japão. Os resultados foram sinal da continuada consistência do italiano aos comandos da competitiva Yamaha M1 desde o final de 2008 e ao longo do Inverno, mas Rossi não gosta de começar em segundo. Assim, brilhou em Espanha com a primeira vitória do ano e logo num dos mais coloridos GPs do ano, o Grande Prémio bwin.com de Espanha. Se a sua prestação em Jerez foi brilhante, então a de Le Mans esteve longe daquilo que nos acostumámos a esperar de The Doctor - o italiano caiu na complicada corrida molhada e seca quando trocou para slicks um pouco cedo demais e depois trocou de moto mais duas vezes antes de terminar em 16º.

Ver terminar uma sequência de sete anos de triunfos em Mugello, atrás de Stoner e Lorenzo, também não lhe caiu bem e Rossi pressionou os mais directos rivais na ronda seguinte. A sua ultrapassagem na última curva de Barcelona viu-o levar a melhor sobre o companheiro de equipa Lorenzo no final de uma grande batalha entre os dois, isto enquanto Stoner mostrava os primeiros sinais da sua doença mistério com o australiano a não conseguir mais que um distante terceiro lugar. O trio deixou a Catalunha em igualdade de pontos na frente do campeonato, mas Rossi voltou a aumentar o ritmo com uma excelente prestação desde a pole na Catedral do Motociclismo, deixando Lorenzo na sua sombra no famoso traçado de Assen enquanto o italiano somou a 100ª vitória em Grandes Prémios. Lorenzo manteve a pressão no topo, mesmo assim, e os dois pilotos da Fiat Yamaha voltaram a estar no pódio em Laguna Seca, com Rossi agora em segundo e Lorenzo em terceiro, atrás do renascido Dani Pedrosa. A viagem à Alemanha para a nona jornada viu mais um duelo Rossi/Lorenzo, com o italiano a bater o seu companheiro de equipa espanhol por apenas 0,099s.

Um conjunto de resultados surpresa viu Andrea Dovizioso estrear-se a vencer no MotoGP, e Randy de Puniet e Colin Edwards terminarem no pódio na última visita a Donington Park, mas Rossi ainda conseguiu aumentar a vantagem na frente. Ele voltou a montar a M1 após queda na pista molhada e seca e terminou em quinto depois de largar da pole, isto enquanto Lorenzo caiu e desistiu, Pedrosa foi nono e Stoner 14º – a última corrida do australiano até ao momento. Rossi ficou com 25 pontos de margem sobre Lorenzo a caminho de Brno. A viagem até à República Checa foi o fim-de-semana perfeito para Rossi na pista onde se estreou a ganhar nos Grandes Prémios em 1996, nas 125cc. O italiano somou mais um triunfo desde pole enquanto Lorenzo sofreu a segunda desistência consecutiva. Dois fins-de-semana mais tarde, em Indianápolis, Rossi tentou repetir a histórica vitória na estreia da pista em 2008, mas acabou por cair e desistir e Lorenzo inverteu os papeis com brilhante triunfo. A diferença de pontos voltou aos 25 quando faltavam cinco corridas.


Misano assistiu a mais uma dobradinha de Rossi e Lorenzo, a quarta de 2009, o que levou o piloto da casa a ir para a paragem de quatro semanas com 30 pontos de vantagem antes das corridas do Estoril, Phillip Island, Sepang e Valência. É preciso agora ter coragem para apostar contra a conquista do sétimo título de Rossi na categoria rainha, mas o Campeão do Mundo sabe que Lorenzo – que vai continuar na Fiat Yamaha em 2010 – vai continuar a oferecer muita luta.

Comentários