MotoGP - Fase final da época começa no Estoril

A primeira das quatro últimas corridas do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2009 tem lugar de 2 a 4 de Outubro no Circuito Estoril. Com Valentino Rossi a preparar-se para a 100ª prova aos comandos de uma Yamaha oficial no Grande Prémio de Portugal, local onde já triunfou por cinco vezes na categoria rainha, o italiano está bem consciente que mais uma vitória em Portugal o colocará mais próximo de renovação do título de MotoGP. Rossi conta com 30 pontos de vantagem ao cabo de 13 jornadas, a última das quais também a terminar com vitória do italiano em casa, em Misano, na sequência do abandono de Indianápolis, antes da paragem de Setembro. Na verdade, o principal objectivo de Rossi no Estoril será terminar à frente do companheiro de equipa na Fiat Yamaha e rival na corrida ao título Jorge Lorenzo, que ainda tem a possibilidade de bater o ilustre transalpino. Lorenzo garantiu a primeira vitória no MotoGP em Portugal no ano passado e o espanhol vai tentar repetir esse sucesso.

Jorge Lorenzo também cruzou a meta em primeiro e segundo nas duas últimas rondas da actual época, recuperando das duas desistências consecutivas em Donington Brno no início do Verão. Para o terceiro classificado Dani Pedrosa, o Estoril é uma das apenas quatro pistas do actual calendário de MotoGP onde nunca triunfou em qualquer classe de Grandes Prémios. Contudo, Pedrosa cruzou a meta em segundo em Portugal nos dois últimos anos e o piloto da Repsol Honda estará altamente motivado pelo desafio de ficar à frente do regressado Casey Stoner nas últimas quatro corridas de 2009. Stoner volta à Ducati Marlboro na 14ª jornada, depois de ter falhado três corridas devido a doença, e vai tentar redescobrir a competitividade apresentada no início da época e que lhe valeu as vitórias no Qatar e Mugello, bem como mais três pódios. O australiano está a 87 pontos de Rossi, a 57 de Lorenzo e apenas a sete de Pedrosa numa altura em que se prepara para correr na pista em que venceu a corrida de 250cc de 2005 e onde terminou em terceiro em 2007, no MotoGP.

Andrea Dovizioso, da Repsol Honda, que está em quinto com mais dez pontos que Colin Edwards, foi quarto nas últimas três corridas – desde que se estreou a vencer no MotoGP em Donington em Julho. O italiano venceu a corrida das 250cc no Estoril há três anos, mas na época passada caiu e desistiu na estreia no traçado com uma máquina de MotoGP. A queda sem culpa de Edwards na primeira volta e consequente desistência em Misano foi a primeira vez que o piloto ficou a zeros desde o ano passado na Alemanha e o piloto da Monster Yamaha Tech3 deverá ficar contente se repetir os quartos lugares de 2008 e 2006 no Estoril. Atrás de Edwards, Loris Capirossi (Rizla Suzuki), Alex de Angelis (San Carlo Honda Gresini), Randy de Puniet (LCR Honda) e Marco Melandri (Hayate Racing) completam o actual Top 10 de MotoGP.

O Grande Prémio de Portugal de 2009 tem lugar de 2 a 4 de Outubro, com os treinos livres de MotoGP a terem início pelas 13h55 de sexta-feira.


Dunlop Fornece Pneus Para Mundial de MotoGP

Os amantes dos desportos motorizados vão poder viver emoções fortes, nos dias 2, 3 e 4 de Outubro, assistindo à 14ª jornada do Campeonato do Mundo de MotoGP, a decorrer no Autódromo do Estoril. A Dunlop é o único fornecedor de pneus de todas as equipas, nas categorias 125 e 250 cc. Fornecer o pneu certo para os diferentes traçados dos Grandes Prémios (GP) que fazem parte deste campeonato do mundo, bem como para os diferentes climas que cada país apresenta, não é tarefa fácil para os engenheiros e técnicos da Dunlop. Contudo, o objectivo é alcançado, corrida a corrida, graças à enorme logística e grande experiência da equipa Dunlop nos mundiais de MotoGP.

Aproveitamos a nossa experiência para decidir quais as especificações de pneus a usar, numa determinada corrida. Olhamos em primeiro lugar para os resultados dos anos anteriores, observamos se o traçado foi alterado ou re-asfaltado e só depois para o estado de desenvolvimento de qualquer novo pneu. É necessária enorme logística e experiência para conseguirmos enfrentar os grandes desafios de cada Grande Prémio”, refere Jeremy Ferguson, Director Internacional da Dunlop para os desportos motorizados.

A Dunlop conseguiu 489 vitórias, nos 711 Grandes Prémios de 250 cc, levados a cabo nos últimos 60 anos. Actualmente a Dunlop tem um número imbatível de 214 vitórias consecutivas de Grandes Prémios e 16 vitórias consecutivas de campeonatos do mundo com pilotos como Biaggi, Capirossi, Rossi, Melandri, Pedrosa e Lorenzo. A Dunlop leva cerca de 1700 pneus para cada Grande Prémio.

No próximo ano, o Campeonato do Mundo de Motociclismo terá uma nova categoria, a Moto2. A Dunlop fechou uma parceria com a Dorna Sports, entidade organizadora do Campeonato do Mundo de Motociclismo, tendo sido escolhida como a única empresa fornecedora de pneus, para a nova categoria, durante o período entre 2010 e o final da temporada de 2012.

Comentários