Rali TT Terras da Raia - Filipe Campos assume liderança

Cumprida a última especial da edição de 2009 do Rali TT Terras da Raia, a Yser Racing Team assumiu a liderança do Campeonato de Portugal de TT, com Filipe Campos a saltar para o comando da classificação a uma prova do final da temporada, e com quatro pontos de avanço para o seu mais directo rival, que é afinal o seu colega de equipa, Bernardo Moniz da Maia. A derradeira etapa, disputada nesta solarenga manhã de Domingo na zona de Castelo Branco, com cerca de 60 quilómetros, acabou por sorrir à equipa. Apesar de Filipe Campos não ter conseguido, como aliás o piloto já tinha previsto, ganhar o tempo suficiente para alcançar a liderança, a verdade é que foi o vencedor da especial. Por outro lado, e realizando uma última etapa sem mácula, Bernardo Moniz da Maia conseguiu em Castelo Branco garantir o seu segundo pódio da época – depois do que obteve em Monchique – e assumiu o segundo lugar do Campeonato de Portugal de TT.

Para Filipe Campos este segundo lugar tem, obviamente, “um sabor amargo. Eu e toda a equipa estamos conscientes de que em condições normais teríamos ganho a prova. O episódio que marcou a fase final da etapa de ontem teve uma influência no resultado e eu sabia que, os 46 segundos de desvantagem eram extremamente difíceis de anular. Ainda assim, cumprimos com o que nos competia e atacámos para tentar vencer a prova. A verdade é que estamos na frente do campeonato e vamos para Portalegre firmes no objectivo de revalidar o título e, paralelamente, ganhar a prova". Bernardo Moniz da Maia não escondeu a sua satisfação pela conquista de mais um pódio e que, desta vez, lhe valeu a subida ao segundo lugar do campeonato. “Depois da complicada manhã que tivemos ontem, hoje foi um dia bastante positivo. Tínhamos 34 segundos de atraso em relação ao terceiro classificado e a meta era, naturalmente, tentar recuperar esse tempo nos 60 quilómetros de hoje. Andámos muito bem, mas o nosso rival não nos facilitou a vida e o certo é que subimos ao terceiro lugar por apenas três segundos, o que prova bem o nível de andamento imposto nesta derradeira etapa. Apesar de tudo, acabou por ser uma prova com balanço positivo para a Yser Racing Team. Vamos para a última prova, a Portalegre 500, com os dois carros nos dois primeiros lugares do campeonato, algo que me deixa
muitíssimo satisfeito
.”


O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno terá a sua derradeira jornada novamente no Alentejo, e naquela que é uma das mais carismáticas provas portuguesas da especialidade. A Baja 500 Portalegre, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, estará na estrada entre os dias 28 e 31 de Outubro.

Comentários