Tiago Monteiro teve um fim-de-semana complicado em Imola. Depois de ter registado o 5º melhor tempo na qualificação o piloto viu-se impedido de contribuir para a luta da SEAT pela liderança do mundial de construtores. Tiago partiu bem para a primeira corrida mas um toque de Augusto Farfus logo na volta inicial pôs fim às aspirações do português que foi forçado a abandonar. Depois, na corrida da tarde, Tiago teve de partir do fundo da grelha, o que obrigava a um trabalho redobrado na recuperação de posições. Já perto do final, Tom Boardman tocou no SEAT León nº5 quando este o tentava ultrapassar. Tiago saiu de pista a mais de 200km/h, num acidente aparatoso, felizmente sem consequências para o piloto. Era o fim de uma jornada sem pontos e que tinha tudo para poder ter um saldo positivo. Mesmo assim, Tiago sublinha que para a equipa parte para o Japão numa situação mais confortável, depois das vitórias de Gabrielle Tarquini e Yvan Muller: "É um daqueles fins-de-semana em que podia ter somado muitos pontos e acabei a zeros por dois erros de outros pilotos. Na primeira corrida foi o Farfus que me tocou e não pude fazer nada porque naquela confusão com carros por todos os lados não havia por onde fugir. Depois foi o Boardman que me deu um toque quando o tentava ultrapassar na Rivazza. Saí de pista a mais de 220km/h e por sorte não me magoei. Foram dois excessos de confiança que me custaram vários pontos," sublinhou.
Tiago fez questão de referir ainda que o resultado da SEAT ficou acima das expectativas da equipa: "Em termos colectivos estamos muito satisfeitos. Recuperámos alguma vantagem sobre a BMW, tanto nos campeonatos de pilotos como de construtores, o que é especialmente importante quando vamos para o Japão onde o traçado é mais favorável ao nosso principal adversário. Temos 21 pontos de avanço sobre eles, pelo que a estratégia de equipa mantém-se. No Japão e em Macau o meu objectivo é contribuir com o máximo número de pontos para a SEAT e, claro, manter-me no top 10 do mundial de pilotos," garantiu Tiago.
O WTCC regressa a 1 de Novembro para a primeira de duas rondas asiáticas. O circuito de Okayama recebe mais uma vez o mundial de turismos, com Tiago a ter um papel decisivo para a SEAT na defesa dos títulos de pilotos e marcas.
Comentários
Enviar um comentário