Baja Portalegre 500 - Filipe Campos impõe-se na primeira etapa

O primeiro dia de competição da 23ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500 foi suficiente para retirar um piloto do lote de candidatos ao título de Campeão Nacional 2009. De facto, enquanto Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia vão manter uma luta pela conquista do campeonato até final, Miguel Barbosa viu esfumar-se as suas hipóteses ao terminar hoje atrás de Campos. Com pontuações independentes por cada dia em jogo, o piloto lisboeta disse adeus à conquista de um quarto título. Com van Deijne a cotar-se como o mais rápido à passagem de CP1, Campos aproveitou os problemas mecânicos no Mitsubishi Pajero do holandês na parte final da especial para terminar o dia na frente e, assim, manter em aberto a discussão quer pela vitória na prova como, sobretudo, no campeonato: “Este está a ser um Portalegre mais rápido que pensava, devido ao tempo. Estava habituado a correr aqui sob muita chuva e com muita lama, mas tenho vindo a manter o meu andamento e, até agora, tudo está a correr bem. As contas do campeonato ainda não ficaram resolvidas, é verdade que o Bernardo ainda pode ser campeão… mas espero que seja eu!”, confessou à chegada ao Nerpor.

Finalizando o dia no sexto posto, Moniz da Maia apostou sobretudo em manter Miguel Barbosa debaixo de olho, mantendo-se como improvável candidato ao título. “Preocupei-me em manter a distância para o Miguel (Barbosa) e andei a tarde toda a controlar o andamento do meu adversário. Como disse de manhã, não estava à espera de chegar a Portalegre e poder ser campeão, mas nunca se sabe o que pode acontecer amanhã…”. Miguel Barbosa atacou e terminou o dia no segundo lugar, mas logo atrás de Filipe Campos, num dia complicado em termos mecânicos para o piloto do BMW X3 CC: “O nosso carro estava com uma afinação deficiente em termos de suspensão e isso levou a uma falta de confiança da minha parte em determinados locais. O BMW escorregava muito, cheguei a fazer um pião e numa das ocasiões por pouco não capotei”, recordou o actual segundo classificado.


Ricardo Leal dos Santos e Hélder Oliveira foram outros dos pilotos em evidência… e com problemas. Para o piloto de Coimbra, o BMW X5 apresentou-se demasiado “mole” de suspensão, chegando ao ponto de parar para verificar se o problema não seria com a pressão dos pneus. Quanto a Oliveira, o piloto de Barcelos atacou forte de início, mas não evitou um toque na parte final que o obrigou a terminar com cuidados redobrados. Com Miguel Farrajota a fechar o Top 5, destaque igualmente para a luta entre van Deijne e Boris Gadasin, ambos com possibilidade de arrecadar o título na Taça Internacional FIA de Bajas. Infelizmente, o primeiro abandonou com problemas mecânicos na parte final da especial e o russo caiu a pique na classificação depois do Proto G-Force se recusar a pegar durante largos minutos, também na parte final do troço. Quem beneficiou directamente foi o checo Miroslav Zapletal, que ocupa o sétimo posto da geral e, mais do que isso, o melhor lugar para a conquista da Taça Internacional FIA de Bajas. A terminar, destaque para os T2, com o local Nuno Matos a manter o andamento que lhe valeu antecipar a conquista do respectivo campeonato, enquanto nos T8 é Rómulo Branco que lidera.

Comentários