Baja Portalegre 500 - Luta a três no final da temporada

Em vésperas do arranque da 23ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, alguns dos protagonistas da prova rainha do Todo-o-Terreno nacional estiveram presentes na Conferência de Imprensa que teve lugar na Nerpor, em Portalegre. Com 126 jornalistas acreditados em representação de 58 meios (Internet, Rádio, Televisão e Imprensa, nacional e internacional), as primeiras declarações não deixaram dúvidas: vamos ter luta pela vitória até final. Começando pelos automóveis, Filipe Campos (actual campeão nacional e líder do campeonato 2009) não escondeu que o objectivo passa por assegurar, o quanto antes possível, o seu segundo título absoluto consecutivo: “Esta é, como sempre, uma prova muito difícil, seja disputada com pó ou com chuva. Assim, quero assegurar a conquista do campeonato o mais depressa possível, amanhã era o ideal, e depois juntar-lhe a vitória na prova”, confessou. Até ao momento, o piloto do Porto conta três vitórias em Portalegre: 1996, 1998 (ano do seu primeiro título) e 2001.

Com a ausência de Carlos Sousa, Miguel Barbosa passou de actual quarto classificado para terceiro candidato ao título, atrás de Bernardo Moniz da Maia. Para o também três vezes vencedor em Portalegre (2002, 2003 e 2007), há 11 pontos a separá-lo de mais um título de campeão: “Chego ao final da época com hipóteses de ser campeão, algo só possível desde que mudámos de carro, depois do Transibérico. Desde então, o nosso andamento melhorou e os resultados também. A Baja Portalegre é - e será sempre - uma prova incrível e esta lista de inscritos é a melhor homenagem que se podia fazer a José Megre. Assim, amanhã arranco com a firme vontade de vencer”, explicou. Actual segundo classificado e, sobretudo para surpresa do próprio, candidato ao título, Bernardo Moniz da Maia reconheceu que vai tentar levar a real hipótese que tem de ser campeão nacional até ao fim: “No início da época, nunca pensei estar onde estou em termos de classificação geral. O Transibérico foi decisivo para isso e, apesar de saber que vai ser muito difícil, vou tentar levar esta possibilidade até final, ou seja, não vou andar a pensar no título, mas vou andar a pensar em terminar o melhor classificado possível, sem olhar para a concorrência”.


Nas duas rodas, Mário Patrão e Paulo Gonçalves também estiveram sob o crivo dos jornalistas. Para o piloto de Enduro e já campeão nacional em título, rodado pela sua participação nos ISDE 2009, esta é uma prova para vencer: “De facto, a questão do campeonato está resolvida, pelo que venho aqui sem pressão, para vencer. Tenho adversários de peso no António Maio e no Paulo Gonçalves, mas não vou facilitar…”.Para Paulo Gonçalves, importa é repetir o ano de 2001: “Era bom! Apenas conto três participações em Portalegre (2001, 2002 e 2005) e no primeiro ano venci! Sempre participei nesta prova à chuva, mas tudo aponta para que esta edição seja disputada no pó, pelo que é importante conseguir um bom Prólogo para não ser prejudicado pelo dos meus adversários”. Para além destas decisões, há um pormenor em que a Baja BP Ultimate Portalegre 500 já conseguiu a sua primeira grande vitória: nada menos do que 256 inscritos – 86 automóveis, a que se juntam 80 motos, 65 quads e 25 buggies – na primeira edição de Portalegre realizada depois do desaparecimento do seu criador – José Megre – numa dimensão que será a melhor forma de dignificar a memória do seu mentor, mantendo a Baja Portalegre 500 o estatuto de verdadeira referência do todo-o-terreno nacional. Hoje será realizada da parte da manhã a Super Especial (SSS1) para carros e motos e da parte da tarde o SS2 com cerca de 120 km, apenas para automóveis.

Comentários