
O Clube Automóvel do Minho prepara-se para organizar o seu maior evento deste ano de 2009 quando nos dias 23,24 e 25 de Outubro tiver lugar no Circuito Vasco Sameiro a Taça Europeia de Carros de Turismo (FIA-ETCC). Trata-se da quinta edição desta prova que começou em Vallelunga (2005), passando depois pelo Estoril (2006), Adria (2007) e Salzburgring, (2008), cabendo agora à capital do Minho receber este evento, que se reveste de muita importância em termos desportivos nacionais e internacionais, recebendo ainda o nome de «Tributo a Álvaro Miranda», presidente do CAM, falecido em Julho de 2008.
Pela pista minhota vão passar os melhores carros que puderam ser vistos este ano no circuito da Boavista, aquando a realização da jornada portuguesa do WTCC (World Touring Car Championship), tais como os BMW 320si, Seat Leon e Chevrolet Lacetti, entre outros. O presidente do CAM não hesita em afirmar que esta jornada do ETCC: “Representa um passo em frente na dinamização da corridas de velocidade no circuito Vasco Sameiro e também no norte de Portugal”. Barbosa Ferreira, adianta ainda que, para a recepção em pleno deste evento: “Foram feitas obras e agora há que colocar toda a nossa estrutura a funcionar, e que uma prova desta envergadura exige. Especificando, foi preciso dotar a nossa estrutura ao nível de espaço para receber todo o equipamento necessário por parte das equipas. Portanto, aumentámos o número de boxes e área de paddock. Foi ainda melhorado o sistema de som e de vídeo, bem como aumentado o número de salas de reuniões necessárias. Por outro lado, vamos ficar dotados para obter tempos intermédios na pista”. Como grande jornada, esta FIA-ETCC movimenta muitas pessoas: “Estamos a contar que, entre convidados, organização, concorrente e equipas, estejam presentes cerca de 2500 pessoas”, revela o presidente do CAM, que destaca ainda apenas o número de pessoas envolvidas na organização: “Teremos entre 150 a 200 pessoas na parte desportiva, enquanto no resto serão, por certo, mais 100”.

Numa primeira fase, para esta jornada, o CAM esteve para criar novas boxes no Circuito Vasco Sameiro, em cima da pista do aeródromo, mas essa ideia foi abandonada: “
Porque verificámos que não era necessário, pois conseguíamos com a estrutura que temos proporcionar todas as condições. Para além disso, se fizéssemos as boxes seria uma estrutura volátil e assim, o que estamos a fazer agora, ficará para o futuro. Neste aspecto posso adiantar que o CAM é candidato a organizar em 2010 uma prova deste tipo”. Taça Europeia de condutores Super 2000, Taça Europeia Super Produção, Taça Europeia Super 1600 e Taça Europeia de Nações, são os Troféus em disputa, numa jornada que tem também competições nacionais que acompanham o ETCC. Neste caso, o Campeonato de Portugal de Resistência, o Desafio Único FEUP 1 e 2, e uma corrida VIP. Embora ainda não seja disponível a lista de inscritos, é possível já divulgar alguns pilotos portugueses presentes, como os casos de Francisco Carvalho, Duarte Félix da Costa, José Monroy e José Pedro Fontes.
Comentários
Enviar um comentário