FIA GT3 - César Campaniço prestes a conseguir novo título

Escassos 3,5 pontos separam César Campaniço da conquista do segundo título europeu da sua carreira. No próximo fim-de-semana, na pista belga de Zolder, o português depende dele próprio para vencer o Campeonato da Europa FIA GT3, mas à partida daquela que é a derradeira prova do calendário, são 15 os pilotos (em representação de oito formações) que têm aspirações idênticas. Números que traduzem a competitividade daquele que é um dos campeonatos de automobilismo mais disputados no “velho continente”. A viagem à Bélgica é encarada com natural expectativa por César Campaniço, não só pelo que está em jogo, pois pode ser o segundo português a conquistar, este ano, um campeonato sob égide da Federação Internacional do Automóvel, mas porque algumas das melhores recordações da sua carreira foram vividas em solo belga. Na realidade, foi há 11 anos que, no país, se sagrou Campeão da Europa de karting, depois de um memorável duelo com o espanhol Fernando Alonso – sim, o mesmo que recentemente assinou um contrato milionário com a equipa Ferrari!

É um país que me traz boas recordações”, reconhece César Campaniço. “Inclusivamente, foi na pista de Zolder que também conquistei a minha primeira vitória no Eurocup Mégane Trophy, pelo que são várias as razões para estar confiante. Tanto eu como o Nicolas Armindo. Estamos muito motivados, até por dependermos de nós próprios para chegar ao título. A equipa e a própria Audi estão empenhadas para que nada falhe, mas vai ser tudo menos uma jornada fácil.” Os três primeiros classificados do campeonato estão separadas por escassos 3,5 pontos, ou seja, os únicos que não estão dependentes das contas de terceiros para chegarem ao ceptro. César Campaniço e Nicolas Armindo integram esse restrito grupo, “mas a verdade é que há oito equipas que, matematicamente, podem chegar ao título. Ou seja, vão ser duas corridas de loucos, ainda por cima num traçado que nem sequer é muito extenso e em que a probabilidade de chover é grande”, afirma o piloto nacional.


Apesar dos 29 anos de idade, a experiência adquirida em quase duas décadas de competição permite a César Campaniço encarar a jornada de Zolder, no próximo fim-de-semana, com uma tranquilidade que chegar a ser desconcertante: “É mais uma prova, como tantas outras, mas com um título em jogo. Não é por isso que a tensão é maior. Tenho consciência das dificuldades, mas também estou tranquilo e até confiante, em função das indicações que recolhemos na última jornada do Campeonato Alemão ADAC GT Masters”.

A próxima sexta-feira, em Zolder, é reservada aos treinos livres do “Europeu” FIA GT3, enquanto para o dia de sábado estão marcadas as duas qualificações. No domingo disputam-se as duas corridas.

Comentários