Filipe Campos vence em Portalegre e garante títulos português e ibérico

Terminada a 23ª edição da Baja 500 Portalegre a Yser Racing Team foi a formação com mais motivos para festejar, já que terminou a temporada de todo-o-terreno de 2009 cumprindo todos os objectivos a que se tinha proposta no início do ano e que passavam pela conquista do Campeonato de Portugal e do Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno. Filipe Campos foi o homem em evidência neste fim-de-semana de corridas no alto Alentejo e junto a uma inequívoca vitória na prova– 5m20s de vantagem para o segundo classificado – a renovação do título de Campeão Nacional de TT (repetindo a façanha conseguida em 2008 e em 1998) e também o Troféu Ibérico de TT, competição na qual venceu duas das quatros provas que o compunham. Por outro lado, a equipa Yser Racing Team conseguiu garantir a “dobradinha” nos referidos campeonatos, com Bernardo Moniz da Maia a encerrar o ano com dois segundos lugares (na competição portuguesa e na ibérica), naquela que foi, de longe, a sua melhor temporada de TT, durante a qual garantiu inclusive uma vitória em termos de campeonato nacional, no Vodafone Rali Transibérico. A prova deste fim-de-semana reflectiu de forma cabal o domínio que a equipa exerceu e foi materializado com o triunfo de Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor no “Transibérico” e com as três vitórias à geral de Filipe Campos/Jaime Baptista (Monchique, Beja e agora em Portalegre).

Por outro lado, o andamento imposto pela dupla Campos/Baptista e que resultou em mais uma contundente vitória reforçou a determinação e a forma altamente profissional como cada prova é encarada pela Yser Racing Team que em 2008 lançou as sementes de um projecto que logo nesse ano viria a revelar-se ganhador e que agora cimentou esta posição de liderança. A juntar a estes resultados em solo nacional, há que referir duas magníficas exibições em Espanha: terceiro e décimo lugar de Campos e Maia, respectivamente, na Baja Aragon; “dobradinha” de Campos e Maia no Baja de Burgos. Tudo somado o ano de 2009 representou um amplo sucesso para a Yser Racing Team que teve como “pontas de lança” Filipe Campos e Jaime Baptista. Este seu quarto triunfo em Portalegre teve um significado muito especial e Campos não esconde a emoção que para ele representa “voltar a vencer aqui e ainda para mais conquistar o meu terceiro título nacional. É uma sensação fantástica e que é da mais elementar justiça partilhar com cada um dos elementos da equipa da qual me orgulho de fazer parte, a Yser Racing Team. Este foi, sem dúvida um fim-de-semana perfeito para a equipa, até porque eu ganhei e garanti os título português e ibérico, mas o Bernardo Moniz da Maia foi segundo nestas duas competições. Deste modo, cumprimos a totalidade dos objectivos estabelecidos e estes resultados só são possíveis graças ao fantástico trabalho realizado pela equipa e à forma profissional e altamente empenhada com que as provas foram preparadas e disputadas. Este está a ser um fim-de-semana perfeito.” Sobre a corrida propriamente dita, Campos salientou que “depois do resultado conseguido na primeira etapa, entrámos no dia de hoje com uma dose adicional de confiança. Andámos bem, sem correr riscos e, ainda assim, conseguindo aumentar em cada uma das especiais, o fosso de tempo que nos separava do mais directo rival. Foi uma Baja de Portalegre atípica, pelo facto de os pisos estarem secos e termos até apanhado algum pó. Reconheço que o nevoeiro que se fez sentir durante a manhã, principalmente nas zonas mais a sul de Portalegre, condicionou bastante o nosso andamento.”


Para o mentor e também piloto da Yser Racing Team Bernardo Moniz da Maia, esta Baja 500 Portalegre “representou o culminar de uma excelente época da equipa. Assegurámos dois campeonatos e dois vicecampeonatos absoluto e ainda o título de T1. Isto quer dizer que atingimos todas as nossas metas. A equipa está toda de parabéns, mas em particular o Filipe Campos que aqui em Portalegre voltou a mostrar toda a sua classe ao vencer a prova e sem dar qualquer tipo de hipóteses à concorrência. Reconheço que este fim-desemana não correu da melhor forma, nomeadamente durante a especial da manhã, em que um desacerto na suspensão traseira do carro me fez andar de forma muito cautelosa e consequentemente mais lenta. Ainda assim, o sexto lugar final fez com que tenha conquistado o meu melhor resultado de sempre num campeonato de TT. Estava longe de imaginar que poderia chegar ao final do ano com o título de vice-campeão.”

Comentários