FR Eurocup: O lance final para António Félix da Costa

Disputa-se no próximo fim-de-semana, no circuito espanhol de Motorland, recentemente inaugurado, localizado em Alcaniz perto de Zaragoça, a ultima jornada do Campeonato Europeu de Formula Renault 2.0, sendo António Félix da Costa um dos três pilotos em discussão do Titulo. Mantendo ao longo de toda a época a liderança do Campeonato, António viu fugir-lhe a primeira posição, bem como a vantagem de 10 pontos, após lhe terem sido retirados os 28 pontos obtidos na ultima jornada em Nurburgring, resultado da desclassificação por uma alegada irregularidade detectada no seu monolugar. Assim sendo, tudo se tornou mais difícil, se bem que matematicamente António Félix da Costa tenha ainda possibilidades de trazer este importante titulo para Portugal, estando contudo dependente de resultados menos positivos dos seus dois opositores, o espanhol Albert Costa e o francês Jean Eric Vergne, separados por apenas três pontos entre si.

Para o jovem e talentoso piloto de Cascais, esta será uma das mais emocionantes jornadas da sua carreira, conforme diz: “Vou estar, como sempre estou, interessado em obter um lugar na primeira fila da grelha para as duas corridas em disputa, sabendo de antemão que a pressão maior estará na cabeça dos outros dois candidatos, separados por apenas três pontos. Vou fazer a minha corrida sempre ao ataque pois nada tenho a perder, sendo que esta minha postura permitir-me-á arriscar mais e com isso aumentar as minhas possibilidades de vencer. Tenho a certeza que a Motorpark irá, como sempre, dar o seu melhor proporcionando-me o melhor set-up para o meu monolugar. O facto de ter sido o mais rápido nos testes oficiais que aqui tiveram lugar, dá-me uma motivação acrescida para esta corrida que será seguramente uma corrida imprópria para cardíacos”, referiu o piloto de 18 anos, que curiosamente é, a partir de ontem, detentor de carta de condução. Assim, e de forma a se perceber todos os possíveis cenários para que o piloto português se sagre Campeão Europeu, António é 3º no campeonato a 17 pontos do líder Albert Costa e a 15 do 2º classificado, o francês Jean Eric Vergne. Para levar o titulo para Portugal, o piloto de Cascais terá de efectuar a pole posiiton e vencer as duas corridas de Alcaniz, aguardando que Albert Costa não obtenha melhor que um 2º e um 10º lugar, e que o Vergne não vá além de um 2º e um 8º lugar.


Por aqui se percebe que será tudo menos um fim-de-semana tranquilo para António Félix da Costa, no entanto com o seu talento, determinação e espírito de combate, e tendo em conta que também Albert Costa e Jean Eric Vergne estarão em luta directa, deixando em aberto inúmeros cenários em que tudo pode acontecer. O programa do fim-de-semana inicia-se na 6ª feira com as habituais sessões de treinos livres, estando o dia de Sábado reservado à sessão de qualificação (09:00 qualificação, 10:45 superpole – hora local), e também a primeira corrida, que terá lugar às 13:50 (hora local). No Domingo, pelas 11:35 locais dar-se-á por terminado mais uma temporada do escalão mais importante de formação do automobilismo Internacional.

Comentários