GP Japão F1 - Suzuka

O Circuito de Suzuka é uma pista localizada em Suzuka na província de Mie, no Japão. Foi sede do Grande Prémio do Japão de Fórmula 1 a partir de 1987 até 2006, e é usado também para outros eventos de desportos motorizados, como o MotoGP, os 1000 km de Suzuka do Campeonado de GT's japonês e as datas de Fórmula Nippon. Tendo sido construído em 1962 pelo designer holandês John Hugenholtz como uma pista de testes do construtor japonês Honda, Suzuka é uma dos mais antigos circuitos do país. É uma das poucas pistas no mundo que têm a forma de um"8". Naturalmente, há alguma intersecção na pista, mas uma dessas vias passa sobre o outro por meio de um ponto elevado.

Suzuka tem uma longa história de emocionantes corridas de F1, tendo sido a tradicional última corrida do campeonato, muitos títulos de pilotos e de construtores foram decididos neste circuito. Grandes duelos e espectáculos viveram-se neste circuito como os que protagonizarão Ayrton Senna e Alain Prost em 1989 e 1990. A segurança do circuito foi seriamente questionada após dois grandes acidentes em 2002 e 2003. Em 2002, o Toyota F1 de Allan McNish bateu com alta velocidade na famosa esquerda 130R. McNish saiu ileso, mas não voltou a competir na Fórmula 1 desde então. Em contraste, o acidente de 2003 foi trágico: o piloto de MotoGP Daijiro Kato foi morreu após a colisão contra um muro de cimento numa chicane. Ambas as secções da pista foram alteradas após o incidente.


A cidade de Suzuka

A cidade de Suzuka está localizada no meio de um belíssimo ambiente natural e na sua parte oriental situa-se a baía de Ise e na direção oeste encontra-se a cordilheira de Suzuka. A cidade destaca-se em termos de história e cultura, o que torna a vida das pessoas mais vívida e animada. Em dezembro de 1942, duas cidades e doze vilas foram fundidas como sendo um só capital militar. Com uma população inicial de 52 mil habitantes, a cidade atraiu várias empresas no sector da indústria automóvel e tornou-se numa das maiores cidades industriais da região costeira da baía de Ise. Também, em relação à agricultura, as produções de chá, floricultura e arroz são abundantes devido às suas férteis áreas agrícolas, fazendo com que as atividades industriais e agrícolas se desenvolvessem simultaneamente formando a actual "verdejante cidade industrial". Nos últimos anos, devido ao empreendimento para a melhoria no sector de intercâmbio internacional e cultural, a cidade tem se desenvolvido sobre vários aspectos. Actualmente a cidade possui 200 mil habitantes numa área total de 194,67km2. Os sectores industrial, económico, cultural e civil continuam a desenvolver-se harmoniosamente e hoje é conhecida como cidade turística e cosmopolita.

Em 2006 correu-se pela última vez em Suzuka. Deixo-vos imagens "onboard" de Michael Schumacher a bordo do seu Ferrari numa volta a este mítico e fantástico circuito...




Fontes: http://es.wikipedia.org/wiki/Circuito_de_Suzuka e http://www.city.suzuka.lg.jp/port/index1.html

Comentários