Lewis Hamilton não dá hipótese à concorrência em Abu Dhabi

O inglês e ainda campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), garantiu hoje a “pole-position” do Grande Prémio de Abu Dhabi, 19.ª e última corrida da temporada, confirmando a boa adaptação do carro ao novo circuito de Yas Marina. O piloto britânico tem-se mostrado muito rápido ao longo de todo o fim-de-semana, mas esperava-se que sofresse uma forte luta por parte dos pilotos da Red Bull e sobretudo dos homens da Brawn. Lewis Hamilton registou, nos últimos instantes, o melhor tempo na qualificação de Abu Dhabi, deixando Sebastian Vettel e Mark Webber, pilotos da Red Bull que também ocuparam a liderança na parte final, a 0.667 e 0.778 segundos, respectivamente. Hamilton comemorou a sua 17.ª “pole” em F1 e quarta do ano com um registo de 1.40,948 minutos (média: 198,066 km/h). "Nunca é fácil, mas foi tão divertido quanto pareceu. O carro esteve na sua melhor forma desde o início do ano. O que fizeram aqui com o circuito foi fantástico, é um excelente local para pilotar e quando temos um bom carro ao nosso serviço traduz-se numa grande pilotagem. Foi uma volta muito suave, que foi correndo cada vez muito melhor e estou muito contente", afirmou Hamilton, visivelmente satisfeito com a sua pole. Sobre a pista, o campeão cessante lembrou que "fizeram um trabalho fantástico, incrível mesmo. Não tinha visto fotos ou imagens e fiquei surpreendido. As pessoas são muito acolhedoras, espero que os espectadores sejam em maior número da próxima vez, é um grande país e para a próxima espero trazer a minha família", disse.

Sebastien Vettel liderou a ofensiva da Red Bull, partilhando a primeira linha com Hamilton, ao passo que Mark Webber terá ao seu lado Rubens Barrichello. Relegado para o segundo posto, Sebastian Vettel não escondia a sua surpresa com a distância entre Hamilton e o seu Red Bull: "é um bom lugar para se começar a corrida, mas... olhando para a nossa frente, temos de estar surpreendidos com a vantagem do Lewis. Demos o nosso máximo, por isso temos de estar satisfeitos com a nossa prestação", começou por dizer o alemão, lembrando que o sistema KERS pode ser decisivo numa pista como esta. "Estou contente com a performance do carro, está cada vez melhor mas o nosso botão do KERS, que temos o volante, não está a funcionar, pelo que não será fácil. Mas vamos esperar, o nosso carro tem um bom andamento de corrida e vamos ver", concluiu. O virtual campeão do Mundo, o também britânico Jenson Button (Brawn GP), ficou-se pela quinta posição (1.41,892), atrás do seu colega brasileiro Rubens Barrichelo, que defende o segundo lugar no mundial, com escassos dois pontos de vantagem sobre Vettel. A propósito o piloto britânico afirmava: "Não, claro que não é uma posição satisfatória para um campeão. A qualificação foi boa e o carro estava bom. Mas na Q3 tive imensas vibrações. Cada vez que travava, a direcção vibrava imenso", afirmou o piloto britânico. "É um pouco estranho. Espero que possamos resolver isso a tempo da corrida de amanhã", comentou Button à BBC.


Jarno Trulli foi o sexto com o seu Toyota, reagindo perante a demonstração de rapidez de Kamui Kobayashi, que amanhã vai largar apenas do 12º lugar, ainda assim o melhor dos pilotos que entraram na F1 a meio da época. Robert Kubica e Nick Heidfeld comprovaram as melhorias da BMW Sauber, ao ficarem em sétimo e oitavo, na frente de Nico Rosberg (Williams) e de Sebastien Buemi (Toro Rosso), este último também em grande forma. Culminando um fim-de-semana que tem sido bastante difícil, a Ferrari não conseguiu colocar nenhum dos seus pilotos entre os dez primeiros. Na Q1, e repetindo os desempenhos das provas anteriores, Giancarlo Fisichella não foi além do último lugar da grelha, ao passo que Kimi Raikkonen ficou de fora da fase decisiva já nos instantes finais da Q2, para inquietação do presidente da marca italiana, Luca di Montezemolo, que não escondeu a sua desilusão no muro das boxes.

Numa sessão de qualificação que terminou já de noite e com iluminação artificial, tal como irá suceder na corrida, a Renault teve uma actuação desastrosa, já que o espanhol e ex-campeão do Mundo Fernando Alonso (16.º) e o francês Romaní Grosjean (19.º) foram logo eliminados na primeira fase. Fernando Alonso mostrou-se, no final da qualificação, bastante desiludido com o fraco rendimento do R29, considerando que já estava à espera do mau resultado de Abu Dhabi. "Era totalmente esperado. Estamos lá atrás e temos sido lentos no fim de semana, então ficámos de fora da Q1 merecidamente. Sabemos que provavelmente temos o pior carro da grelha e estamos a fazer tudo o que é possível, eu e o Grosjean, mas é assim que as coisas são. É a última corrida, espero completar todas as voltas e cruzar a linha de chegada. Logicamente que chegar aos pontos é quase impossível, mas iremos lutar", afirma Alonso, que obeve a décima sexta marca na pista asiática. O espanhol garante que está totalmente concentrado no desempenho do R29, apesar de já ter assinado pela Ferrari: "A equipa sabe que tenho dado 100% nestes sete anos.

Comentários