Mazda CX-7 2009 com motor Diesel e novo design

O Mazda CX-7 é um dos primeiros SUV a combinar o design desportivo e a experiência de condução com a habitabilidade e funcionalidade de um SUV. Desde o seu lançamento em 2006, este crossover desportivo SUV tem vindo a ganhar de forma sustentada uma enorme popularidade em todo o mundo, tendo já sido vendidas 190 000 unidades e ganho 15 prémios. Na Europa, são já 30 000 os proprietários de CX-7 no segmento em crescimento dos SUV compactos não-premium, em menos de dois anos. Os europeus são atraídos pelo seu design desportivo, a sua natureza de condução divertida e o seu mix de funcionalidade no uso quotidiano, espaço e qualidade geral.

O novo CX-7 refina o conjunto de atributos ainda mais e foi criado para ser mais sofisticado, sustentável e emocionalmente apelativo. Mantendo a natureza desportiva seu antecessor, o novo CX-7 melhora o conforto a bordo e a estabilidade de condução, e conbina estas características com um melhor nível de insonoridade no habitáculo de modo a criar um ambiente interior mais sofisticado. É também mais sustentável com a introdução de um novo motor, diesel ecológico que disponibiliza elevada potência e binário, baixo consumo de combustível e cumprindo as normas do estágio Euro V. O design do facelift do CX-7 tem actualizações que o tornam ainda mais apelativo aos sentidos, com um novo, mais dinâmico visual de família Mazda, detalhes exteriores Premium e um nível de qualidade superior. E as afinações de suspensão actualizadas refinam ainda mais a performance de condução.

O facelift ao CX-7 tornou-o tão desportivo como antes, com um pilar A extremamente achatado, num ângulo de 66º, uma linha de cintura em ascensão e um spoiler no tejadilho, imponentes cavas das rodas (inspiradas no Mazda RX-8) e rodas de grandes dimensões. Todos estes pormenores foram destacados também com a nova grelha inferior de cinco pontos. Parece mais larga e mais agressiva – reflectindo o design de nova geração Mazda introduzido no Mazda3 – e tem uma moldura cromada que lhe confere um visual Premium. Foram também introduzidos novos faróis de nevoeiro. Estes estão embutidos numa moldura de design mais vertical do que antes, cujos cantos superiores são pontos que parecem fluir até aos painéis do pára-choques. Os novos destaques visuais continuam nas laterais e na secção traseira do CX-7 facelift. Chapas cromadas estão agora colocadas na parte inferior das portas, nos contornos das janelas laterais e mesmo por baixo do grande logo Mazda da traseira. Um novo spoiler de tejadilho está também disponível (tudo dependendo do nível de equipamento).

A habitabilidade e funcionalidade de um SUV, combinada com um cockpit ergonómico, pormenores desportivos e elevada qualidade de acabamentos, eram a atraente combinação do CX-7 original. O facelift mantém todas estas características com actualizações que visam melhorar ainda mais a qualidade do interior, seja visualmente seja sensorialmente. Disponibiliza agora novos materiais de guarnição e no tablier com ondulações e extremidades arredondadas que conferem a estas superfícies um toque de qualidade superior ao mesmo tempo que os tornam mais resistentes aos efeitos do pó. O volante tem um novo design e incorpora mais botões de comando. O conjunto de instrumentação colocado em frente ao condutor tem agora novos dígitos e ponteiros brancos para um visual tridimensional, complementada com uma iluminação azul no aro delimitador dos mostradores. Alongando-se pelo painel de instrumentos, surge um redesenhado painel de nível duplo. Agora abre-se no centro do tablier de modo a dar espaço para o novo display multi informativo (MID). O painel de áudio foi também actualizado com as extremidades em acabamento piano black ou metálico.

O renovado Mazda CX-7 oferece agora aos seus clientes europeus duas opções em termos de motorizações. Novo na gama é o bloco 2.2 litros “common rail” turbodiesel da nova geração que combina elevada potência e binário com baixo consumo de combustível e emissões. Continua disponível o desportivo bloco 2.3 litros sobrealimentado a gasolina com injecção directa. O vivo motor MZR-CD 2.2 litros “common-rail” turbo diesel debita 127 kW/173 CV às 3500 rpm e massivos 400 Nm de binário às 2000 rpm. Estas cifras permitem ao renovado CX-7 acelerar dos 0-100 km/h em 11,3 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h. Um novo turbo de geometria variável e um permutador de calor especial optimizados para o renovado CX-7 contribuem para uma rápida e poderosa resposta a partir de níveis de rotação baixos como as 1600 rpm. O motor MZR-CD 2.2 litros turbo diesel cumpre a norma Euro5 de emissões devido à utilização com o mais recente sistema exclusivo da Mazda de tratamento dos gases de escape. O novo filtro de partículas (DPF) é feito com material cerâmico com elevada resistência térmica e inclui um catalisador desenvolvido pela Mazda.

A versão a gasolina do renovado CX-7 herda do anterior modelo o aclamado motor MZR 2.3 litros DISI turbo. A tecnologia de injecção directa possui um largo leque de vantagens sobre os motores de injecção convencional. O binário é cerca de 10 por cento mais elevado às 3 000 rpm devido ao efeito de arrefecimento causado pela injecção directa do combustível na câmara de combustão. Para o renovado CX-7, o motor DISI a gasolina foi melhorado. Os pistões possuem uma cavidade em forma de prato para melhorar a mistura ar-combustível e contribuir para uma melhor combustão durante o aquecimento do motor. O combustível é agora injectado durante a admissão, mas também durante a compressão para oferecer uma mistura mais rica em redor das velas e maior estabilidade na combustão. O MZR 2.3 litros DISI debita 191 kW/260 CV às 5500 rpm e um binário máximo de 380 Nm às 3000 rpm. Responde rápido ao movimento do pedal do acelerador e permite ao renovado CX-7 acelerar dos 0-100 km/h em 8,2 segundos e alcançar 211 km/h de velocidade máxima.


O sistema RVM (Rear Vehicle Monitoring) da Mazda foi introduzido no renovado CX-7 (dependendo das versões e dos mercados). Este sistema utiliza sensores de radar no pára-choques traseiro que são activados quando o veículo rola a 60 km/h ou acima para monitorizar os veículos que rolam atrás do veículo. O sistema avisa o condutor quando um veículo se aproxima pelo lado esquerdo ou direito e esteja no ângulo morto ao acender uma luz avisadora colocada nos espelhos do lado correspondente. Se o condutor ligar o avisador de mudança de direcção para o lado de onde vem um veículo em ultrapassagem, um sinal sonoro e o avisador luminoso alertam o condutor. Outros equipamentos de segurança incluem uma câmara de retrovisão que utiliza o ecrã do sistema MID para assistir o condutor nas manobras de parqueamento ou quando rola em marcha-atrás, um sistema de monitorização da pressão dos pneus, um sinal de travagem de emergência (ESS) que de forma automática faz as luzes de travagem iluminar-se e piscarem sempre que o pedal de travão seja bruscamente pressionado.

Comentários