MotoGP - Jorge Lorenzo consegue em Portugal a quinta pole do ano

Jorge Lorenzo manteve a pressão sobre Valentino Rossi, o seu companheiro de equipa e principal opositor na disputa pelo título MotoGP de 2009, ao conseguir a pole position para o bwin.com Grande Prémio de Portugal. O vencedor da mesma corrida no ano passado no Estoril, mostrou-se de novo bastante à vontade na pista portuguesa, continuando a dominar durante a sessão oficial de treinos, isto depois de ter conseguido igual perfomance nos treinos livres. O espanhol, nunca ganhou este ano depois de partir da pole, mas espera que isso aconteça amanhã, para conseguir reduzir assim a diferença de 30 pontos que tem para o seu rival e companheiro de equipa Valentino Rossi na classificação actual do MotoGP. Lorenzo, que se estreou a vencer no MotoGP no Estoril no ano passado, disse: “Estou realmente muito satisfeito com mais esta pole, que me dá total confiança para o meu desempenho de amanhã, ainda que considere que vai ser uma corrida disputada, tanto com o Valentino como com o Casey, que regressou em grande forma ao nosso convívio.” Questionado acerca das dificuldades por que passou durante as sessões de treinos, o piloto da Fiat Yamaha afirmou: “Passei algumas dificuldades por causa das dores no meu ombro ainda durante quinta-feira e na sessão de qualificação. Também achei bastante a difícil a escolha dos pneus. Com o tempo assim instável, se a corrida for à chuva, tudo muda e todos os que lutamos pela vitória poderemos passar ainda por mais dificuldades.” O tempo conseguido por Lorenzo na 27ª das suas 29 voltas, foi de 1’36.214 e apeasr de ser pior marca que a conseguida em 2008, chegou para conseguir coloca-lo na frente todo o pelotão, na 14ª corrida do ano.

Ali bem perto, na mesma pit-box da Yamaha, Rossi está contudo bem presente para lembrar ao seu companheiro de equipa que está atento a todos os seus movimentos e não está disposto a perder pontos para o Mundial, com a sua distância para o homem da "pole" a reduzir-se a um quarto de segundo nesta sessão de qualificação. O italiano revelou: “Senti alguns problemas de tracção, principalmente à saída das curvas mais lentas, mas acho que com algum trabalho esta noite vamos conseguir andar ao nível do Lorenzo na corrida de amanhã. Estou contente com o segundo posto da grelha, temos uma boa base e ainda podemos melhorar um pouco, pelo que vamos tentar tudo. Tudo vai ser mais difícil com a presença do Casey, mas acho que também teremos de contar com o Dany, que fez alguns bons registos com pneus mais duros… Veremos o que se pode fazer, mas por certo tentarei defender-me do Jorge e vou fazer tudo para segurar o Casey, que regressou em grande forma,” afirmou Rossi, que soma mais 30 pontos que o seu companheiro de equipa e rival Jorge Lorenzo na frente da classificação.

Espantosa a actuação de Casey Stoner (Ducati Marlboro), neste seu regresso à acção do MotoGP, depois de dois meses de paragem, devido a doença, com o australiano a conseguir um resultado que o coloca na fila da frente, apenas a 0.054s do melhor tempo de Rossi. Com a sua tradicional humildade, Stoner afirmou: “Confesso que não esperava tanto. Na quinta-feira estava muito nervoso e só fui acalmando com a progressão das sessões de treinos. Mas ainda não estou em plena forma, isto apesar de me sentir bastante melhor do que quando tive que interromper as minhas participações em MotoGP. Para amanhã o meu desejo é tentar acabar a corrida no melhor lugar possível. Para já lutei pela pole, o que superou as minhas expectativas, e depois da corrida de amanhã vou começar o meu treino com vista à próxima temporada, já que não posso lutar pelo título de 2009. Estou muito feliz com o meu regresso e espero que todos nos possamos divertir amanhã;” rematou Sonter. Dani Pedrosa (Repsol Honda) esteve sempre presente na luta pelos primeiros lugares, desde que começaram os treinos no Estoril, mas com a performance de Stoner, foi empurrado para a segunda linha da grelha, mas apenas a meio segundo da melhor volta de Lorenzo. Uma vez mais no quinto lugar, aos comandos da Yamaha da equipa Monster Tech 3, Colin Edwards volta a ser o melhor colocado entre os que participam no MotoGP em equipas satélites, ocupando o segundo lugar no meio da segunda linha. A completar esta segunda linha, o espectacular Randy de Puniet, que parece estar restabelecido dos problemas com a clavícula que apresentou logo a seguir ao verão e continua assim a fazer um excelente trabalho para o LCR Honda team em 2009. Na terceira linha encontramos Loris Capirossi (Rizla Suzuki), Andrea Dovizioso (Repsol Honda) and Nicky Hayden (Ducati Marlboro), e o top-ten completa-se com a marca de Mika Kallio (Pramac Racing) já na quarta linha da grelha para a corrida de Domingo.

Comentários