Valentino Rossi comenta tudo sobre o nono título Mundial

O Campeão do Mundo de MotoGP de 2009 Valentino Rossi comentou no motogp.com aprofundadamente a conquista do seu nono ceptro Mundial em todas as classes. Tendo conquistado o impressionante sétimo Campeonato do Mundo na categoria rainha no domingo, em Sepang, Valentino Rossi extendeu a sua gratidão a todos os que o ajudaram no seu feito. O italiano também explicou a divertida celebração na Malásia com o desenho de uma galinha, falou do desafio de competir com o companheiro de equipa na Fiat Yamaha Jorge Lorenzo e a sua sempre imparável motivação para competir, sem esquecer ainda uma antevisão da próxima época. Rossi começou: “Nove campeonatos do mundo é um grande feito, estou muito contente! Precisava de mais uma hora para agradecer a todos! A começar com todos na Yamaha – Furusawa-san, Lin Jarvis, Davide Brivio e a todo o meu pessoal, especialmente o Jeremy. Não o podia ter feito sem o Jeremy e como se ele fosse o meu pai do motociclismo! Também tenho de agradecer à minha família e amigos – Stefania, Graziano, Uccio, Albi...tantos! Toda a equipa Yamaha e Bridgestone; juntos fizemos um grande trabalho e foi sempre muito divertido rodar e trabalhar com estas pessoas. Para estarmos a este nível durante toda a época temos de estar calmos e ter as pessoas certas à nossa volta e é isso que tenho. Mantivemo-nos concentrados mesmo nos maus momentos, pelo que estamos de parabéns por este nono ceptro. A t-shirt e a celebração dão pelo nome de ‘Gallina Vecchia!’ Em Itália costumamos dizer que as galinhas velhas fazem ao canja, mas não valem nada para ovos. Estou velho agora, 30 anos, mas este velho pôs mais um ovo hoje e agora já temos nove! Como é habitual, pensei nisto em casa, em Tavullia, em conjunto com o meu clube de fãs e divertimo-nos muito a desenhar a t-shirt e o capacete.”


Ele continuou: “Foi uma grande, claramente uma das mais duras por vezes. Foi mais difícil que o ano passado, quando ganhámos depois de dois anos complicados, mas tivemos alguns problemas este ano em algumas alturas e tive um rival muito forte no meu companheiro de equipa Jorge Lorenzo. Ele levou-me a novos níveis e penso que foi um grande duelo até ao final. Houve maus momentos, como Portugal em que não estivemos a 100%, mas trabalhámos bem. O Lorenzo fez um grande trabalho ao pressionar-nos pelo que tenho de lhe dar os parabéns. Esta época tivemos a regra do fornecedor único de pneus, mas mesmo assim melhorámos os recordes de tempos por volta várias vezes e isto mostra que estivemos todos no limite esta temporada. Foi por isto que cometemos todos os erros; isto é algo que é espectável quando se tem quatro pilotos a lutar muito próximos. Ainda me sinto tão motivado como sempre. Ainda sinto grande paixão por correr cada vez melhor, por ser melhor com a minha moto e ganhar. Gosto de tentar melhorar e de trabalhar com a minha equipa para o conseguir. Tenho 30 anos, mas ainda sinto grande emoção e grande satisfação com o sucesso. A minha paixão pelas motos é o que faz continuar a gostar de todas as corridas e o que me ajuda a continuar a puxar apesar de ser o mais velho entre os da frente. Tenho de treinar cada vez mais e trabalhar mais arduamente para me manter concentrado agora, mas ainda gosto tanto do desafio como dantes.”

Concluindo, o piloto de 30 anos afirmou: “Penso que o próximo ano vai ser muito, muito duro. Estamos todos com as mesmas motos e penso que será outra vez entre mim, o Lorenzo, o Stoner e o Pedrosa. Na terça-feira vamos testar o novo modelo em Valência e estou desejoso por trabalhar com a nova M1, mas tenho o maior rival de todos na minha equipa, o que não será fácil! Todos os campeonatos são especiais por motivos diferentes, são sempre inesquecíveis e este dia não é diferente. Sou uma vez mais Campeão do Mundo e agora quero festejar!”

Comentários