Rali da Grã-Bretanha ao rubro - Loeb à frente, com Hirvonen a 5 segundos

O francês Sébastien Loeb (Citroën) terminou, hoje, a primeira etapa do Rali da Grã-Bretanha, última prova do Mundial, com 5,3 segundos de avanço sobre o finlandês Mikko Hirvonen (Ford), após vencer quatro das seis especiais. A competição que decide o título do Mundial de pilotos, esteve à altura das promessas. Tudo girou em torno do duelo Mikko Hirvonen-Sébastien Loeb, os dois pretendentes ao trono, separados por um ponto. O francês da Citroën foi o mais rápido no conjunto dos seis troços cronometrados, mas Mikko Hirvonen salvou um "match point" ao encurtar distâncias com vitórias em duas das especiais. Foi a resposta certa na altura ideal. Hirvonen foi perdendo tempo durante toda a manhã. "Não está a correr assim tão bem, mas também não está mau. O Sébastien está a voar. Temos de tentar andar mais rápido, sem preocupações”, dizia o piloto finlandês que pode conseguir o seu primeiro título mundial se conservar a vantagem de um ponto sobre o seu rival da Citroën. "Tentei lutar e recuperar da parte da tarde. Os pisos estão muito escorregadios, mas dei o máximo. Tive alguns pequenos sustos mas está tudo bem. Melhorei um pouco a minha pilotagem esta tarde e espero manter isso para amanhã", concluio Mikko Hirvonen, no final do dia.

Apesar da liderança na prova, Loeb voltou a sentir alguns problemas de tracção com o seu Citroën C4 WRC: "Penso que fui mais lento neste troço. Foi como no primeiro troço desta secção, tive problemas de tracção e escorregava por todo o lado. As condições estão muito difíceis, mas muito interessantes e estamos na frente", afirmou o francês. “A tarde estava a ser mais difícil. Não percebo bem por que é que estava a ser mais lento”, expressou Loeb depois de ver Hirvonen recuperar. “Mikko está muito rápido e a luta está excitante. O importante é que estou em primeiro”, prosseguiu Loeb.


Na luta pelo terceiro posto, Petter Solberg voltou a passar Dani Sordo, com a distância entre ambos a ser de apenas 1,1s. "Está a ser uma grande batalha com o Petter. O Mikko e o Sébastien já estão demasiado longe e o piso está muito escorregadio mas estou satisfeito com o carro e esperamos dar luta amanhã", afirmou o Sordo. Solberg também se demonstrou muito contente com o seu desempenho da tarde, mas quer mais: "Estou muito contente com a nossa prestação, estamos cada vez mais perto dos da frente e eles estão a lutar pelo título. Espero encurtar ainda mais a distância e tentar lutar pela vitória", afirmou um sorridente Solberg, tentando minimizar os 41s que o separam do líder.

Entre os carros da Produção, Armindo Araújo, que não vai pontuar para esta categoria, ocupa a quarta posição, dois lugares à frente de Bernardo Sousa, enquanto Eyvind Brynildsen continua na liderança. Armindo explicou que "esta secção correu mais ou menos. Na primeira especial a seguir ao almoço, tivemos problemas de sobreaquecimento e de electrónica com o carro. Desligámos o motor e tentámos solucionar o problema, mas isso não aconteceu e perdemos muita potência. Mas isso é o menos importante nesta prova, estou aqui para desenvolver o Mitsubishi Lancer Evo X e para ajudar a Ralliart Itália a evoluir o carro", acrescentou. O piloto do Abarth Grande Punto S2000 continua a debater-se com bastantes problemas no motor do seu carro, os quais se agravaram na ronda da tarde: "As condições estão muito difíceis, o motor está a falhar bastante e a embraiagem não me permite engrenar a primeira, a marcha-atrás ou colocar o carro em ponto-morto", disse Bernardo Sousa, nitidamente abatido.

Comentários