Toyota apresenta no Salão Automóvel de Tóquio três 'concept cars'

A Toyota vai marcar presença no 41º Salão de Tóquio com três concepts e um monolugar que compete no Mundial de Formula 1. A abertura ao público está agendada para o próximo dia 24 de Outubro até dia 4 de Novembro, na Makuari Mess. Como oportunidade para enaltecer as novas e avançadas possibilidades do mundo automóvel, ao longo de vários anos, o Salão de Tóquio tem sido o local escolhido para revelar uma variedade de veículos 'concept' e tecnologias inovadoras. Este ano a Toyota apresenta-se sob o mesmo tema da edição anterior: “Condução Harmoniosa – O novo amanhã para pessoas e planeta”. Este mote expressa o empenhamento da Toyota Motor Corporation (TMC) em tornar os veículos num factor individual mas em harmonia com a sociedade. A exposição Toyota vai incluir entre outros um desportivo compacto de tracção traseira que simboliza o prazer de conduzir e o sentimento de pertença – factor fundamental para o apelo aos veículos motorizados. A mostra também inclui vários concept’s amigos do ambiente, como o veículo híbrido Plug-in (PHV), o tipo de automóvel mais apropriado para uma utilização diversificada, indo de encontro às baixas emissões de CO2 e à diversificação energética. Outro exemplar para a mobilidade sustentada é o veículo eléctrico (FT-EVI II), próprio para as deslocações de curta distância.


Concept FT-86 (Estreia mundial)

O FT-86 (“86” pronuncia-se como “hachi roku”), um veículo compacto desportivo de tracção traseira, proporciona prazer de condução e entusiasmo. Design compacto dá ao condutor elevado controlo e o baixo centro de gravidade permitem uma dinâmica semelhante a veículos de competição. Potência e performance ambiental disponibilizados pelo bloco boxer de 2 litros e pela carroçaria leve. Exterior em vermelho “flash” com apontamentos a azul; interior expressa um moderno visual evocando entusiasmo na condução.


'Concept' híbrido PRIUS PLUG-IN (Estreia no Japão)

O 'concept' híbrido PRIUS PLUG-IN (PHV), que inclui as primeiras baterias de lítio na marca Toyota, foi desenvolvido tendo como base a terceira geração Prius. A principal característica deste concept é a capacidade de carregar as baterias por uma fonte externa, como por exemplo uma tomada eléctrica convencional. O PHV pode movimentar-se com a bateria carregada ou descarregada, sendo completamente independente das infra-estruturas para carregamento das baterias. Ao utilizar a energia eléctrica, o veículo possui uma elevada eficiência no consumo de combustível, melhorando o já bom nível dos veículos híbridos convencionais, com as vantagens de reduzir as emissões de CO2, baixar o consumo de combustíveis fósseis e reduzir drasticamente a poluição atmosférica. Desenvolvido com um objectivo de cumprir 100 km com apenas 1,82 litros de combustível; 42 g/km de emissão de CO2 ou menos e capaz de percorrer 20 km em modo eléctrico com a bateria totalmente carregada. Carregamento completo da bateria em apenas 100 minutos a 200 Volt ou 180 minutos a 100 Volts.


FT-EV II (Estreia Mundial)

O FT-EV II é um veículo eléctrico (EV) compacto desenvolvido para percorrer curtas distâncias, baseado na ideia de uma sociedade mobilizada na qual os EV são comuns. Isto significa que os transportes vão ser definidos mediante as necessidades de deslocação, o tipo de energia e a rede de infra-estruturas de abastecimento. O FT-EV II é um veículo com elevada qualidade interior, extremamente prático para uma utilização urbana. Conjunto ultra eficiente mais compacto do que o “pequeno iQ”, apesar de manter os 4 lugares.

Tecnologia “by-wire” que permite a utilização de um joystick que agrega todas as funções, como a aceleração, a travagem e a direcção; espaço amplo para as pernas com a eliminação dos pedais. Veículo com um design frontal rebaixado e com uma janela suplementar por baixo do pára-brisas para uma visibilidade excepcional; Para incremento da segurança foram adoptados farolins traseiros transparentes com luzes por LED’s. Portas deslizantes eléctricas facilitam o acesso ao interior do veículo, particularmente em locais mais estreitos. Alcança uma velocidade máxima de 100 km/h e uma autonomia de 90 km com a bateria completamente cheia – permitindo uma utilização bastante ampla para o uso do dia-a-dia. Extremamente silencioso e confortável, com uma aceleração suave graças à tecnologia de controlo da potência amplamente desenvolvida dentro da Toytota nos veículos híbridos.

Comentários