A Africa Eco Race 2010, a maior prova de todo-o-terreno em solo africano desde a transferência do mítico Dakar para a América do Sul, vai partir este ano do Algarve, mais precisamente de Portimão, onde serão feitas as verificações técnicas e administrativas. A escolha pela bela cidade algarvia deveu-se em grande parte à afinidade existente com os desportos motorizados, muito fomentada com a construção do Autódromo Internacional do Algarve, onde neste primeiro ano de existência decorreram vários eventos internacionais de nomeada de automobilismo e motociclismo. Para a organização, os aficionados locais são garantia de uma excelente recepção às equipas e pilotos participantes na Africa Eco Race 2010. As verificações técnicas e administrativas irão começar no dia 27 de Dezembro de 2009, em Portimão, e a chegada a Dacar, capital do Senegal, está marcada para dia 10 de Janeiro de 2010, numa prova que promete ter muita areia e emoção à mistura. Após ter concluído a elaboração do percurso da Africa Eco Race 2010 com a colaboração de Jose Maria Servia, René Metge, director desportivo da competição, está de volta com um grande sorriso na cara e um brilhozinho nos olhos. Os sinais não mentem, o “Rei René”, que enquanto piloto chegou a vencer o Dakar, traçou uma rota rica em novas características e desafios, onde as habilidades de condução e navegação podem ser decisivas, e que promete ficar na memória de todos os competidores. O novo traçado inclui pelo menos 65% de competição em areia e diminui ao mínimo possível o terreno acidentado.
Alguma vez ouviu falar de Mrhimina, Greid Lareich, Tabrenkout ou Tenadi? Possivelmente não, mas a Africa Eco Race 2010 transporta-o até lá, através das diversas etapas de perder o fôlego. Apesar dos milhares de quilómetros que tem percorrido ao longo da sua vida, René Metge continua a render-se perante a beleza do continente africano, mostrando-se extremamente satisfeito com a preparação da próxima edição da prova de todo-o-terreno: “Estou completamente satisfeito satisfeito com o percurso que traçámos. Conseguimos um bom equilíbrio entre navegação e condução, em rotas que são por vezes surpreendentes. O nosso objectivo era equilibrar a dimensão e dificuldade das etapas, reduzindo o comprimento dos troços de ligação e arranjando diversas etapas especiais para acampar directamente nos acampamentos. No sector marroquino, mais especialmente no norte do país, tentámos reduzir os sectores mais adversos, tanto quanto possível. Ao longo do percurso, aproximadamente 65% das etapas terão lugar sobre areia nas dunas. Devo confessar que temos passado por algumas paisagens extraordinároas... África continua a ser África e sempre será capaz de te fazer sonhar. Desde Nador a Dacar, mais uma vez, os concorrentes vão ser capazes de comprovar que isto é verdade”.
A transmissão televisiva vai ser garantida por diversos canais europeus, que apresentarão actualizações diárias da prova. Em França, os canais Direct 8 e Sport+ serão parceiros oficiais da Africa Eco Race 2010, transmitindo diariamente programas com os melhores momentos e resumos semanais. Países como Portugal, Espanha, Itália, Polónia e Bélgica tem igualmente confirmada a transmissão de programas semelhantes sobre toda a competição.
Comentários
Enviar um comentário