
Faz precisamente ontem um ano que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) foi inaugurado. A 2 de Novembro de 2008, o AIA abriu as portas para receber o Campeonato do Mundo de Superbike. O novo circuito permanente de Portugal foi construído em apenas sete meses com um investimento global de 120 Milhões de Euros. Um ano após a abertura ao público, o balanço é deveras positivo: recebeu 10 provas de Campeonatos Internacionais, nomeadamente Campeonato do Mundo de Superbike, A1GP, Le Mans Series, FIA GT ou GP2, para além de, por duas vezes, ter recebido o ‘circo’ da Fórmula Um para testes. Foi ainda elogiado por todo o mundo pelos melhores pilotos mundiais como: Michael Schumacher, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Troy Bayliss, Ben Spies entre muitos outros. Considerado um dos melhores circuitos da Europa e até do Mundo é com orgulho que Paulo Pinheiro, responsável do AIA analisa este primeiro ano de actividade: “
Apesar da situação económica mundial, devo dizer que este primeiro ano de actividade foi extremamente positivo para o nosso circuito, assim como para a região do Algarve. Acolhemos os melhores eventos desportivos mundiais e fomos aclamados pelos especialistas como um dos melhores circuitos a nível mundial. Para além disso, e porque um circuito não vive apenas das grandes provas automobilísticas, tivemos uma taxa de ocupação superior a 85%. Para 12 meses de actividade, pedir mais seria impossível”, explicou. Neste primeiro ano, o Autódromo Internacional do Algarve recebeu mais de 500.000 espectadores e marcaram presença em provas 1112 pilotos. Para 2010 o objectivo passa por: “
Cimentar a nossa posição internacional e, a nível nacional chegar a uma maior franja de público. Nesta data especial gostava ainda de agradecer a todos os que tornaram este projecto, embora difícil, um sucesso, nomeadamente os nossos patrocinadores, os nossos colaboradores, os empreiteiros e subempreiteiros e todos os envolvidos nesta obra. Esperamos que 2010 seja pelo menos tão positivo como 2009”, concluiu Paulo Pinheiro.
Alguns números:
- 7 meses de construção;
- 3200 trabalhadores envolvidos na construção;
- 120 Milhões já realizados;
- 85.000 lugares nas bancadas;
- 68 Empregados efectivos actualmente;
- 500.000 Espectadores;
- 1112 pilotos rodaram no AIA;
Com tantos autodrómos ruins no calendário da F1, deve dar um desespero nos proprietários do Algarve. A volta do GP de Portugal seria uma ótima pedida, justamente no momento que a FIA estuda aumentar para 20 corridas ao ano.
ResponderEliminarSaindo do assunto, queria agradecer pelo apoio nessa mudança de casa. Com o tempo me acerto completamente. Obrigado, Marcel.