Gabriele Tarquini sagra-se Campeão WTCC em Macau

Augusto Farfus venceu para a BMW a etapa final do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, no Domingo em Macau, enquanto o piloto da SEAT Gabriele Tarquini conquista a coroa dos pilotos no campeonato. Farfus teve um arranque limpo da pole, e manteve uma excelente vantagem, no início da corrida, sobre o seu companheiro de equipa Jorg Muller (BMW), ele próprio a tentar afastar-se da dupla da SEAT, Yvan Muller e Tiago Monteiro. A batalha foi interrompida à terceira volta pelo safety car, quando Tom Boardman colidiu nas Esses da Solitude. Entretanto, no final da oitava volta a corrida viu a bandeira vermelha na consequência de uma colisão espectacular no final da Curva R. Félix Porteiro fez a curva demasiado larga e acabou por colidir nas barreiras, sofrendo a seguir uma pancada no carro por um dos pilotos da BMW, Franz Engstler, que acabou por ficar no meio pista, sendo apanhado pelo piloto local, André Couto. Com a pista coberta de detritos, foi necessário interromper a corrida e, pouco depois, decidiu-se mesmo que não iria recomeçar, terminando ali mesmo a prova. Decisão que levou que o quinto lugar de Tarquini fosse suficiente para ele conquistar a coroa do Campeonato de Mundo de Carros de Turismo da FIA, e com a equipa a conseguir também o título de fabricante. Tarquini estava com problemas na ignição durante a segunda corrida, por isso estava preocupado com as suas possibilidades de chegar ao título, caso a corrida fosse retomada – sentiu-se aliviado pelos acidentes sofridos no princípio deste fim-de-semana e o último drama na pista não terem posto em causa o título. "É fantástico,” disse Tarquini. “Sofri alguns acidentes durante os treinos livres e a qualificação, que não é a melhor forma de começar o fim-de-semana em Macau, mas a equipa fez um trabalho fabuloso ao reconstruir o carro.”


Tiago com garra de campeão em Macau

Tiago Monteiro teve em Macau um dos melhores fins-de-semana da temporada. Os 6º e 4º lugares obtidos pelo piloto nas duas corridas da última ronda do WTCC, não espelham a prestação do português no Circuito da Guia. A demonstrar o ritmo de Tiago fica a volta mais rápida realizada na primeira corrida, que deixou os outros pilotos SEAT a, pelo menos, meio-segundo do tempo realizado pelo León TDI nº5. O piloto, exemplar a todos os níveis, demonstrou um enorme profissionalismo quando abdicou do segundo lugar e da luta pela vitória em função da estratégia da equipa, o que lhe custou uma presença no pódio e o 8º lugar no campeonato de pilotos.Com uma partida espectacular na primeira corrida, Tiago saltou de 5º para 2º e suplantou os dois BMW que tinha à frente e onde estava Andy Priaulx também com pretensões ao título. Seguiu-se a pressão sobre o líder Robert Huff durante 7 das 9 voltas totais, momento em que teve de ceder lugar a Gabrielle Tarquini e Yvan Muller, os pilotos SEAT que lutavam pelo título, e tendo em consideração também a estratégia da equipa para re-conquistar o título de construtores do Mundial de Turismos:"É uma grande vitória para a SEAT Sport, mesmo tendo em conta que tive de abdicar da minha vitória em pista. Não estou amargurado mas antes orgulhoso de ter sido a pedra angular do sucesso da equipa. Sabia que a primeira corrida seria decisiva. No arranque fiz uso do binário do motor TDI e consegui surpreender os BMW e estragar-lhes os planos, pelo que passaram a estar preocupados apenas com o campeonato de construtores. Como mostra a tabela de tempos fui sempre mais rápido que o Robert Huff. Dei o máximo para o ultrapassar mas sem correr riscos desnecessários, porque caso alguma coisa corresse menos bem isso poderia custar pontos preciosos para a SEAT," explicou Tiago. Menos de uma hora depois, na segunda corrida, Tiago largou da segunda linha e permitiu a Yvan Muller aproveitar o cone de aspiração do León TDI nº 5 para o ultrapassar antes da curva do Hotel Lisboa. Mais uma vez ao serviço da equipa, Tiago teve um papel fundamentar ao proteger o francês dos ataques da concorrência e mantendo o 4º lugar como posição estratégica. A três voltas do final um violento acidente com três carros ditou o fim antecipado da corrida. Felix Porteiro despistou-se, indo em frente para as barreiras e Franz Engstler bateu-lhe. O BMW deste último ficou no meio da pista (ambos ficaram) e... André Couto não o conseguu evitar, e acertou-lhe 'forte', no lado esquerdo do BMW. Engstler partiu a clavícula na sequência do acidente. Com mais de 75% das voltas realizadas, a direcção da prova decidiu atribuir os pontos conforme a classificação do momento, o que deu o título de pilotos a Gabrielle Tarquini, que sucede a Yvan Muller como campeão do WTCC. A SEAT conquista o título de equipas pelo segundo ano consecutivo.


Tiago sai de Macau com o sentimento de missão cumprida:"Comecei a segunda corrida com vontade de chegar ao pódio depois de não o ter podido fazer na primeira. Mas o mais importante de tudo é que estava em causa a integridade física de outros pilotos, pelo que as três voltas que ficaram por correr passam para segundo plano. Terminei o campeonato em excelente plano e satisfeito por ter tido um papel decisivo no sucesso da SEAT Sport. É uma equipa fantástica tanto a nível técnico como humano e é uma honra ter participado na luta pela renovação dos dois títulos no mais competitivo dos campeonatos FIA," assumiu o piloto português. Quanto aos planos para a próxima temporada, Tiago não abre ainda o jogo mas promete novidades para breve. Para já, segue-se mais uma corrida determinante, com o regresso à Europa ainda este Domingo. Prestes a ser pai pela segunda vez, Tiago tem pela frente um contra-relógio para chegar a Portugal a tempo de ver o filho nascer.

Comentários

  1. Olá!

    Obrigado por teres visitado o meu blog! Espero que gostes!

    Toda a divulgação do Tintin Sobre Rodas é sempre bem-vinda. També a partir de hoje não deixarei de visitar regularmente o teu novo blog. Pelo que já pude apreciar, dou-te desde já os parabéns!

    Um abraço e volta sempre!

    Marcel Santos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário