Graham Hill - O tributo, 34 anos após a sua morte

Graham Hill morreu, aos 46 anos, a 29 de Novembro de 1975, depois de ter sofrido um acidente de aviação. Fazem hoje 34 anos do seu desaparecimento.

Norman Graham Hill (17 de Fevereiro de 1929 –29 de Novembro de 1975) foi um Campeão do Mundo de Fórmula 1. Com 18 temporadas nesta disciplina, entre 1958 e 1975, Graham Hill até hoje detém esse recorde, jamais igualado. Ele foi o único piloto a ganhar a Tríplice Coroa: Indianapolis 500, as 24 Horas de Le Mans e o Campeonato de Fórmula 1. Devido às suas cinco conquistas no principado de Mónaco, entre 14 vitórias, Graham Hill recebeu o apelido de Mr. Mónaco. Nascido em Hampstead, Londres, Hill ficou conhecido durante a parte final de sua carreira por sua inteligência e paciência. Ele iniciou a sua carreira na Lotus, que fazia a sua estreia na F1. Depois de dois anos sem marcar sequer um ponto, entrou na BRM, e venceu o seu primeiro campeonato em 1962. O seu segundo título veio depois de voltar para a Lotus em 1968. Nesse mesmo ano, ele venceu o Grande Prémio da Espanha, com a Lotus patrocinada pela Gold Leaf, na primeira aparição de um carro estampado por uma empresa tabaqueira. Ele sobreviveu a vários acidentes antes de se retirar e montar sua própria equipa, Embassy Hill. Pouco tempo depois viria a falecer quando o seu avião (que pilotava aquando do acidente) caiu durante um forte nevoeiro. Cinco membros da equipa Embassy Hill, incluindo o piloto da equipa Tony Brise, também morreram no acidente.

Hill casou-se com Bette em 1955. Eles tiveram um filho, Damon Hill (que se viria depois a tornar Campeão Mundial de Fórmula 1 (1996), o único filho de campeão a também tornar-se um), e duas filhas: Brigitte e Samantha.

Comentários