Land Rover Discovery comemora 20 anos

Veículo de trabalho, de reboque, de polícia, símbolo de estatuto social, de transporte de pessoas e de desempenho fora de estrada; poucos veículos conseguem cumprir todas estas tarefas com convicção genuína. No entanto, desde 16 de Novembro de 1989 – há 20 anos – que um veículo tem estado consistentemente à altura de todos estes desafios e mais, conseguindo o estatuto icónico do expoente máximo de veículo para todos os tipos de funções e pisos. Esse veículo é o Land Rover Discovery. Concebido originalmente para preencher a lacuna entre as características utilitárias do icónico Land Rover Defender e as características mais luxuosas do topo de gama Range Rover, o Discovery rapidamente se tornou no veículo perfeito para o nicho de mercado dos 4x4 familiares. "A lenda do Discovery foi construída com base no design inovador e tecnologia avançada. Desde a introdução da tecnologia diesel de injecção directa no mercado 4x4 em 1989, à segurança da utilização pioneira de dois airbags em 1998, o Discovery tem traçado o caminho", afirma Phil Popham, DirectorGeral. "É verdadeiramente o SUV mais adorado em todo o mundo. Actualmente, comercializamos o Discovery em 91 países e as vendas até à data já ultrapassaram as 900.000 unidades", complementa.

Após ter revolucionado o sector dos 4x4 de médias dimensões em 1989, não é de surpreender que o Discovery tenha evoluído de forma a reflectir as necessidades e gostos dos seus clientes, cada vez mais urbanos e selectivos. Em 1994 as versões Discovery topo de gama incorporavam bancos em couro e acabamentos em madeira e quando o Discovery Series II foi lançado em 1998, disponibilizou um novo e sofisticado sistema de aquecimento, ar condicionado e ventilação, para conforto acrescido em todos os climas. O actual Discovery 4 mantém esse espírito evolução com resultados notáveis: A sua arquitectura de design interior de grande impacto, painel de instrumentos simples e de design moderno, características de fácil utilização e interior luxuoso criam um ambiente atraente, requintado e prático para o condutor e passageiros. O Discovery será sempre reconhecido pelas suas linhas exteriores lendárias que se mantêm até hoje, com o tejadilho de dois níveis e vidro traseiro assimétrico, proporcionando a todos os ocupantes uma visão panorâmica e desimpedida do exterior. Para proporcionar um design contemporâneo do habitáculo, a Land Rover contratou o Conran Design Studio, há muito considerado uma das influências da 'vida moderna'. "O Discovery desenvolveu a sua própria herança de design ao longo de quatro gerações. Actualmente, o Discovery 4 permanece verdadeiro aos seus antecessores de linhas simples e geométricas, de inspiração arquitectónica. O pára-choques, faróis e a secção dianteira novos, as linhas mais suaves e curvas subtis, conjugam-se para maximizar a impressão global de qualidade premium", afirma Gerry McGovern, Director de Design.


Embora a capacidade de desempenho em todos os tipos de piso seja sinónimo de qualquer produto Land Rover, o sucesso continuado do Discovery resulta de uma combinação da capacidade de desempenho fora de estrada com o importante sentido prático para as exigências da família no dia-a-dia. Da mesma forma que os seus antecessores, o Discovery 4 é disponibilizado com sete lugares – os dois traseiros com espaço de pernas para dois adultos, proporcionando um espaço versátil para a família e amigos.

O aumento de conforto e estilo nunca comprometeu as capacidades dinâmicas do Discovery. Efectivamente, gerações de proprietários de cavalos, utilizadores de caravanas, de pequenas embarcações e pilotos de competição automóvel podem testemunhar a capacidade de reboque do Discovery. É uma tradição que o Discovery 4 continua com orgulho com Auxílio ao Reboque, que auxilia o condutor a realizar manobras de reboque mais complexas, e Assistência à Estabilidade do Atrelado, que reduz o binário do motor e utiliza aplicações programadas no sistema de travagem para recuperar o controlo de um atrelado. Os dois galardões recentemente atribuídos nos "Caravan Club Towcar of the Year Awards 2010" são o reconhecimento apropriado das qualidades utilitárias e do compromisso permanente para a segurança do Discovery 4.

O Discovery 4 irá seguir nos passos do enorme sucesso do seu antecessor. Desde o seu lançamento em 2004, o Discovery 3 foi globalmente aclamado, tendo recebido 111 galardões em todo o mundo, incluindo a honra de SUV do ano em países tão diversos como o México, Rússia e Grécia. Em 2004, o Discovery 3 incorporou outra estreia de grande relevância : Terrain ResponseTM. Este sistema patenteado permite ao condutor ajustar de forma activa os sistemas do veículo (incluindo as configurações do motor, suspensão e controlo de tracção), optimizando-o para virtualmente qualquer tipo de piso, da selva urbana às condições mais exigentes fora de estrada. O sistema Terrain Response foi galardoado com o "Queen's Awards For Enterprise for Innovation". A Land Rover já tinha anteriormente recebido este prestigiado galardão pelo seu sistema patenteado Hill Descent Control (Controlo de Descida de Declives) e uma versão actualizada e melhorada desta tecnologia continua a ser um componente chave das capacidades dinâmicas do novo Discovery 4 com a introdução do sistema "Gradient Release Control". Em 2006, a Land Rover lançou um programa pioneiro de compensação das emissões de CO2 em parceria com a Climate Care, que é actualmente o maior programa deste género a nível mundial. As emissões geradas durante os primeiros 72.500 km de todos os Land Rover novos vendidos numa quantidade de mercados cada vez mais abrangente são compensadas através da contribuição para o financiamento de projectos ambientais à escala global. As melhorias introduzidas com o lançamento do Discovery 4 no início deste ano, contribuem para níveis de emissões substancialmente inferiores com o motor extremamente eficiente LR-TDV6 3.0 turbodiesel sequencial, proporcionando um consumo de 9,3 litros/100km no ciclo combinado UE.

Comentários