MotoGP - Segunda vitória da temporada para Dani Pedrosa em Valência

Dani Pedrosa duplicou o seu número de vitórias na temporada, na última ronda do ano, com o triunfo no domingo no circuito Ricardo Tormo, com Valentino Rossi e Jorge Lorenzo a completarem o pódio. Foi uma vitória caseira para o piloto da Repsol Honda Dani Pedrosa no Grande Prémio Generali da Comunidade Valenciana, que nunca largou a frente da última corrida da temporada de 2009. As emoções começaram cedo, ainda antes do início da corrida, quando o homem da pole, Casey Stoner, caiu durante o warm-up, já não tomando posição na grelha de partida. Pedrosa teve assim a oportunidade de liderar desde a sua posição na primeira linha da grelha e depois de fazer a primeira curva na liderança, o piloto da Repsol Honda nunca mais perdeu a posição, garantindo o terceiro lugar da geral pelo caminho. “Estou muito contente com esta vitória porque a queria muito. Ao longo de toda a semana pensei sempre nesta corrida,” disse Pedrosa. “Nos treinos lutámos muito, mas a equipa fez um trabalho fantástico e quero agradecer-lhes por tudo o que fizeram. Também não posso deixar de dizer obrigado aos fãs que vieram até à pista, deram-nos um grande apoio. Penso que gostaram da corrida.” Pedrosa acrescentou: “Com o Casey fora da corrida foi mais fácil, mas no final tivemos uma grande corrida, pelo que mais uma vez, obrigado a todos os que me rodeiam.”. Mudando as atenções para a época no seu todo, Pedrosa disse: “Foi uma temporada dura. Este terceiro lugar é muito bom, mas estamos longe dos dois primeiros, pelo que vamos ter de analisar isso e trabalhar ainda mais para o próximo ano.” O Campeão do Mundo Valentino Rossi seguiu o espanhol para terminar em segundo, a 2,630s de Pedrosa, terminando a época da conquista do nono título da carreira com o 13º pódio do ano. O companheiro de equipa do italiano na Fiat Yamaha, Jorge Lorenzo, esteve muito bem ao manter-se na moto depois de quase ter sido cuspido desta na primeira volta, e logrou terminar a mais 0,283s de distância, no mais baixo do pódio depois de ter já garantido o vice-campeonato, virtude da não participação de Stoner.

Não ter corrido em Valência foi para Casey Stoner uma forma decepcionante de terminar a temporada, mas o australiano prefere tirar uma lição da sua experiência no domingo. Depois de ter caído durante a volta de warm-up do Grande Prémio Generali da Comunidade Valenciana, Casey Stoner já não conseguiu alinhar da grelha de partida, onde detinha a pole position. “Obviamente que esta é uma frustrante e desapontante forma de acabar uma temporada. Houve muitos altos e baixos durante este ano e acabámos num momento baixo, mas aprendemos uma lição para a próxima época”, disse Stoner. “Utilizámos a mesma estratégia durante dois anos e nunca tivemos um problema até hoje, mas penso que é melhor ter acontecido aqui que na primeira corrida da próxima temporada no Qatar. O importante é que depois das vitórias na Austrália e na Malásia, mostrámos o nosso ritmo aqui em Valência e sabemos que temos tudo para ser competitivos no próximo ano se fizermos as coisas certas durante o Inverno. Agora estou ansioso por trabalhar na mota nos próximos três dias e, depois, passar dois meses a cuidar da minha forma física, pois não consigo dedicar-me a mim próprio a cem por cento desde há muito tempo.”

O australiano terminou a época em quarto da geral, com Colin Edwards a ficar na quinta posição, graças ao muito positivo quarto lugar assinado na corrida, relegando desta forma Andrea Dovizioso para a quinta posição no campeonato. A lista dos cinco primeiros do último embate do ano contou ainda com o companheiro de Stoner na Ducati, Nicky Hayden, que se defendeu muito bem dos ataques de Toni Elías, com este a terminar em sexto naquela que foi a sua última corrida com a San Carlo Honda Gresini team. O 'wildcard' Ben Spies levou a cabo impressionante prova para concluir em sétimo e relegando Dovizioso para oitavo, o que foi uma grande ajuda para o futuro companheiro de equipa na Monster Yamaha Tech 3, Edwards, para garantir a quinta posição no campeonato. Ainda dentro dos dez primeiros ficaram o Melhor Estreante do Ano Mika Kallio (Pramac Racing) e Alex de Angelis (San Carlo Honda Gresini).

Comentários