Novo Mercedes-Benz Class E Station já disponível

A Mercedes-Benz lançou este mês de Novembro mais um membro da família do Classe E, o aguardado modelo Station. Da mesma forma que a Limousine e o Coupé do Classe E combinam um design único e características líderes de segurança, também a nova Station combina tudo isto aliada a um conforto exemplar e elevada funcionalidade. Com o novo Classe E, a Mercedes-Benz estreou uma série de inovações tecnológicas que nenhum outro automóvel neste segmento possui, como a detecção de sonolência do condutor, a travagem automática de emergência em caso de uma iminente colisão, o assistente de luzes de máximos e o capot activo. Naturalmente, a Station também dispõe de todas estas inovações, além da suspensão pneumática traseira com regulação automática, de série, e uma nova gestão do compartimento de carga. A nova Station do Classe E é considerada a referência no segmento premium das Stations há mais de 30 anos. Desde o lançamento do primeiro modelo, em 1977, mais de um milhão de clientes renderam-se a esta funcional forma de conduzir. Esta história de sucesso será continuada pela quinta geração da Station do Classe E, no seguimento do bem sucedido lançamento da Limousine introduzido na primavera de 2009 e que conquistou a liderança de mercado a nível mundial no segmento em que se insere. Cerca de 40.000 novos modelos do Classe E foram já entregues a clientes.

A nova Station transmite uma impressão atlética e funcional e, ao mesmo tempo, suavidade e segurança. Este carácter distinto baseia-se na nova estética da Mercedes-Benz, introduzida pela primeira vez no Classe S e posteriormente representada no Classe C. Uma das suas principais características é a combinação entre superfícies côncavas e lisas, delimitadas por dinâmicos e estruturados contornos. Uma característica especial do sistema de gestão do compartimento de carga é a abertura e fecho automático da mala Easy-Pcak. O inovador sistema "quickfold" permite rebater os encostos dos bancos traseiros a partir do compartimento de carga, deixando de ser necessário ajustar previamente os apoios de cabeça e os assentos dos bancos traseiros. As duas secções desbloqueiam-se e rebatem-se, sendo possível o transporte de objectos longos e de grande dimensão. A cobertura da bagageira e a rede de retenção que, pela primeira vez está fixa ao nível do cinto, é agora mais fácil de manusear. Com uma capacidade de carga até 1.950 litros, a nova Station do Classe E (comprimento/largura/altura: 4895/1854/1471mm) estabelece os mais elevados padrões na classe em que se insere. Além da capacidade do compartimento de carga, existem outras dimensões de grande importância prática, como por exemplo, a abertura traseira, a altura do estrado e o comprimento máximo do compartimento de carga, comprovando a experiência tecnológica da Mercedes-Benz na concepção de modelos Station.

Com mais de 20 novidades a nível tecnológico, a nova Station reforçou o posicionamento líder da Mercedes-Benz na classe de veículos topo de gama, introduzindo notáveis inovações para uma condução segura que nenhum outro construtor automóvel dispõe, tais como o sistema “Attention Assist”, que dispõe de sensores extremamente sensíveis que controlam constantemente mais de 70 parâmetros diferentes, faróis adaptativos que se adaptam às condições de tráfego ou o sistema de travagem de emergência automática (activada na iminência de uma colisão). Dispõe, ainda, do sistema de controlo da distância Distronic Plus e o travão PRE-SAFE® que inicia automaticamente uma travagem parcial ou de emergência. Pela primeira vez o PRE-SAFE® também tem capacidade para utilizar a informação recebida pelos sensores de curta distância, localizados nos pára-choques, para tensionar os cintos de segurança dianteiros antes de uma colisão, reduzindo as cargas exercidas sobre o condutor e acompanhante. O novo Classe E Station, encontra-se equipado de série com nove airbags, quatro tensores dos cintos de segurança e limitadores da força dos cintos, apoios de cabeça Neck-Pro de crash activos para o condutor e acompanhante, oferecendo um pack de segurança mais alargado do que o seu antecessor. O elevado conforto durante longas viagens é assegurado pela recentemente desenvolvida suspensão Direct Control, que dispõe do sistema adaptativo de amortecimento fornecido de série. A regulação do nível da suspensão traseira, também de série, contribui para que a Station mantenha sempre o mesmo nível, mesmo com carga máxima. O ajuste da suspensão também foi adaptado de modo a corresponder à modificada geometria do chassis, com amortecedores e estabilizadores de barra de torsão ligeiramente mais rígidos, tornando a Station tão ágil como a Limousine.

O nível de consumo e de emissões da nova Station foi consideravelmente reduzido graças aos novos motores e inúmeras medidas de optimização (aerodinâmica, peso, gestão de energia, reduzidas resistências). O melhor exemplo é o E 250 CDI, com 204 cv de potência e um binário máximo de 500 Nm, e que apresenta um consumo de combustível de apenas 5,7 l/100 km e 150 g/km de emissões de CO2 . A gama de motorizações disponíveis para a nova Station à data do lançamento inclui cinco unidades de propulsão que debitam entre 170 e 388 cv. Os novos e modificados motores, apesar de disporem de uma menor cilindrada, debitam uma potência mais elevada do que os modelos anteriores, impressionando pelos valores de consumo que até à data só se registavam na classe dos automóveis compactos. Isto tornou-se possível graças a diversas inovações, entre elas, a injecção directa de combustível. Os motores CDI de quatro cilindros devem a sua excepcional performance aos novos injectores piezo-eléctricos e ao turbo de dois níveis. Todos os motores cumprem os requisitos da norma de emissões EU5. Nesta fase de lançamento, o novo Classe E Station estará disponível com três motorizações a Diesel e duas a gasolina, que apresentam preços entre os 56.000 € (com motor 220 CDI BlueEffiency) e os 107.000 euros (E500, a gasolina). Estão ainda disponíveis os motores 250 e 350 CDI (entre os 60.000 e 79.000 euros respectivamente) e o propulsor a 350 CGI (a gasolina) por aproximadamente 72 mil euros.

Comentários