Novo Ford Focus RS: Potência e dinâmica para entusiastas da condução

Motor: cinco cilindros em linha, Duratec 2.5 20V DOHC RS. Cilindrada: 2522 cc; Potência: 305 cv às 6500 rpm. Binário: 440 Nm no intervalo entre as 2300 e as 4500 rpm. Tracção: às rodas da frente. Velocidade máxima: 263 km/h. Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 5,9 segundos. São estes alguns dos dados que fazem parte do Cartão do Cidadão do mais recente habitante das estradas nacionais, o Ford Focus RS. "Herdeiro da conceituada herança Ford RS, o novo Focus RS chega agora a Portugal, tornando-se no mais exclusivo elemento da gama Focus, estando disponível apenas por encomenda", refere Anabela Correia, Directora de Comunicação e Relações Públicas, Ford Lusitana. "O mais potente modelo de estrada da Ford comercializado no continente europeu conjuga de um modo perfeito uma panóplia de elementos mecânicos, com particular destaque para o bloco de 2,5 litros e para a exclusiva suspensão da frente 'RevoKnucle', a que juntam outros detalhes nascidos da inspiração da sua equipa de desenvolvimento. O resultado final traduziu-se num automóvel ímpar, de elevada 'performance', um verdadeiro automóvel para os entusiastas da condução, tal como o tem referido a imprensa especializada".


Coube a Jost Capito, Director da Linha de Veículos de Performance, Ford Europa, e seus pares desenvolverem o novo Focus RS, fazendo-o a partir da excelente base de partida que já é a estrutura da actual geração do modelo Focus. Conjugada com a génese do Focus RS WRC, modelo com que a Ford disputa o 'Campeonato do Mundo de Ralis' e que se sagrou 'Campeão do Mundo' em duas temporadas consecutivas (2007 e 2008), e após meses de trabalho e desenvolvimento, obteve-se um automóvel de características ímpares, que não deixará ninguém indiferente. Uma aparência agressiva, fruto de todos os elementos aerodinâmicos que o compõem, um coração desenvolvido para oferecer um binário referencial, permitindo a sua difusão através de apenas duas rodas motrizes, e um interior inspirado na competição mas pensado para o condutor no seu dia-a-dia, resultam numa excelente experiência de condução.

Disponível no nosso país apenas por encomenda, o novo Focus RS está a ser comercializado por € 46.700, nas três únicas cores previstas: Frozen White, Performance Blue e ainda a exclusiva Ultimate Green. Para além de toda a exclusividade inerente ao modelo, nomeadamente em termos de carroçaria (onde se inclui o específico Kit RS, as jantes de liga leve de 19 polegadas e o spoiler traseiro de grandes dimensões) e na concepção de interiores (com bacquets Recaro e três manómetros da pressão e temperatura do óleo e pressão do turbo), o novo Focus RS conta de série com outros elementos. No exterior destacam-se os vidros escurecidos, retrovisores eléctricos e recolhíveis, faróis bi-Xénon automáticos (com sensor de luz), limpa pára-brisas automático (com sensor de chuva) e faróis de nevoeiro. O interior integra botão de arranque Ford Power, sistema de ar condicionado com controlo automático de temperatura duplo, vidros eléctricos, sistema áudio Sony CD MP3, consola central com apoio de braços e Pack Fumador. O logo RS, que confirma a herança desta variante, surge como badge no exterior do veículo ou gravado como detalhe em alguns elementos do seu interior. De acordo com as necessidades e gostos pessoais dos clientes, há uma lista de opcionais, onde se integram o Bluetooth com V2C (Voice to Control) em Português, dois sistemas de navegação, um sistema áudio alternativo, o sistema auxiliar de estacionamento atrás, estofos parcialmente em couro, alarme de perímetro ou ainda os habituais packs que conjugam estes e outros elementos. "Dado o sucesso deste modelo, toda a produção prevista até final do corrente ano já está vendida, tendo o nosso país assegurado 10 unidades, insuficiente face à procura registada", refere Anabela Correia. "Para 2010 ainda não há volumes definidos, mas a Ford tentará, na medida do possível, adaptar a produção à procura que prevemos ser elevada".

Comentários