Renault Fluence - Apresentação

O segmento dos familiares compactos tem uma nova referência: Renault Fluence. Uma berlina tricorpo com linhas modernas e elegantes, uma excelente habitabilidade, um elevado conforto, um nível de equipamento mais comum em viaturas de segmentos superiores e uma qualidade de construção perceptível nos mais pequenos detalhes. Um familiar por excelência, económico e amigo do ambiente, ou não fosse equipado com o comprovado motor 1.5 dCi 105. A comercialização em Portugal está prevista para Fevereiro de 2010. Dado a conhecer ao grande público no último Salão Automóvel de Frankfurt, o Fluence não se assume como mais uma, mas sim como uma nova referência no competitivo e concorrido segmento C. Afinal, trata-se de uma berlina tricorpo, um conceito que, por si só, lhe confere a assinatura de familiar por excelência. No fundo, uma proposta destinada aos clientes que procuram berlinas com estatuto e que sucede ao Mégane II nas linhas da fábrica Oyak-Renault de Bursa (Turquia). O Renault Fluence será comercializado na Turquia e na Roménia ainda este mês, antecipando a comercialização progressiva, durante o ano de 2010, em mais de 80 países. O Renault Fluence é uma berlina tricorpo do segmento dos familiares compactos (segmento C), mas que, pelas suas dimensões e prestações, não deixa de “espreitar” o segmento médio-superior. Com linhas fluídas e elegantes, destaque ainda para o habitáculo, onde impera o conforto, a elegância, a grande qualidade dos acabamentos e dos materiais escolhidos, bem como a cuidada ergonomia.

O Renault Fluence é uma berlina de linhas sedutoras e modernas, com um comprimento de 4620mm (2700mm de distância entre eixos), uma altura de 1479mm e uma largura de 1809mm. O equilíbrio das proporções entre o espaço vidrado e as largas superfícies das portas – dotadas de protecções inferiores – reforçam o sentimento de robustez e de segurança. De perfil, as asas dianteiras em curva prolongam-se numa linha de secção transversal que corre para a parte traseira, valorizando a solidez do automóvel. O longo capot reforça o carácter estatutário do veículo e, na traseira, as ópticas horizontais constituídas em duas partes, oferecem uma ampla abertura de mala e confirmam o estilo moderno do Renault Fluence. No habitáculo, todos os comandos necessários para a condução e vida a bordo estão dispostos de forma funcional, para uma rápida e intuitiva acessibilidade por parte do condutor. A qualidade dos materiais e os acabamentos também foram objecto de um trabalho cuidado: o visor do painel de instrumentos integrado beneficia de um revestimento flexível ao toque, resistente a um uso diário e às radiações do sol. A presença de vários elementos cromados, como os punhos de porta, os aros dos manómetros, a alavanca da caixa de velocidade ou ainda a disponibilidade de couro escuro contribuem, também, para valorizar o interior do automóvel. O conforto térmico foi, igualmente, objecto de todas as atenções. Para uma eficácia optimizada, o Renault Fluence adopta um sistema de ar condicionado automático bizona de série, acoplado a saídas de ar posicionadas na zona inferior do pára-brisas, ao centro e nas extremidades do painel de instrumentos para os ocupantes dianteiros e sob os bancos dianteiros e na parte traseira da consola central para os ocupantes traseiros. O Renault Fluence oferece um equipamento topo-de-gama, com várias soluções tecnológicas ao serviço do utilizador, como o cartão mãos-livres com trancamento por afastamento, o novo sistema de navegação integrada Carminat TomTom® por menos de 500 € ou ainda uma vasta oferta de rádios, entre os quais o topo-de-gama “3D Sound by Arkamys®”, o sistema Bluetooth® e a conexão “Plug & Music”.


Em Portugal, o Renault Fluence vai ser comercializado com o motor Renault eco² dCi 105 BVM6, um grupo propulsor que é reconhecido pela sobriedade e desempenhos. Como novidade, embora como opção, a transmissão automática: a nova caixa de dupla embraiagem de 6 relações (EDC). Com a motorização Diesel dCi 105, o Renault Fluence dispõe de um motor que oferece o melhor da tecnologia para uma relação prestação/consumo líder de mercado e que é amplamente conhecido pela sua sobriedade e prestações. Um bloco que se distingue pela reduzida taxa de emissões CO2 (119 g/km) o que lhe permite receber a assinatura Renault eco².Um motor que recebe a tradicional e comprovada caixa manual de seis relações, mas também como opção, a nova transmissão automática de dupla embraiagem. Durante a fase de desenvolvimento, o Renault Fluence passou por numerosos testes de resistência dinâmica extremamente difíceis (quente e frio extremos, más estradas, poeira, etc.).Mais de 100 veículos de ensaio permitiram desenvolver o Renault Fluence, percorrendo quase 5 milhões de quilómetros. O Fluence prossegue o esforço empreendido pela Renault em termos de redução dos custos de utilização diária, de aproximadamente 20 a 30%. Exemplo: os intervalos de mudança de óleo foram levados aos 30 mil quilómetros ou 2 anos e o ar condicionado não necessita de substituição do líquido. O Renault Fluence integra componentes valorizáveis em fim de vida até 95% da sua massa e inclui quase 7% de plásticos reciclados na sua concepção, ou seja 12 quilos em média.

Comentários

  1. Olá!

    Obrigado pelas palavras simpáticas acerca do blog. Tento fazer o melhor que sei e posso... Lol

    Mais uma vez obrigado e volta sempre!

    Abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário