A Toyota Caetano Portugal (TCAP) e Galp Energia anunciaram uma parceria para teste real de cinco viaturas híbridas Plug-In (PHV) nas cidades portuguesas num período de três anos a iniciar em Junho de 2010. Este projecto integra o programa pan-europeu de teste de estrada dos híbrido Plug in, com ligação à corrente eléctrica, que vai envolver mais de 150 veículos na Europa. Baseado na tecnologia da Toyota dos puro híbridos, o PHV está equipado com a poderosa bateria de iões de lítio que prolonga a autonomia do veículo no modo eléctrico, permitindo uma condução sem emissões. O anúncio foi feito ontem em Vila Nova de Gaia (Sede Toyota Caetano / Grupo Salvador Caetano) durante uma cerimónia pública, onde o Presidente e CEO da Toyota Europa (TME), Tadashi Arashima, o Vice-Presidente da TCAP, José Ramos, e o Administrador Executivo da Galp Energia, Carlos Gomes da Silva, assinaram um Protocolo de Intenção para marcar o início desta parceria. “Juntos com a Toyota Europa estamos satisfeitos por contar com a Galp Energia como parceiro para este projecto pioneiro em Portugal", afirmou José Ramos, pela Toyota Caetano Portugal. "Frequentemente referimos que o Plug in é «o melhor de dois mundos», porque conta com os benefícios da tecnologia da Toyota de um puro híbrido, ao mesmo tempo que ultrapassa as limitações de autonomia e flexibilidade desde sempre associadas aos veículos eléctricos. Agora temos a oportunidade, com estes cinco PHV, de demonstrar estes benefícios em condições reais e enquadradas com Portugal.”
"É uma honra para a Galp Energia integrar uma das mais significativas parcerias para o futuro da tecnologia híbrida. Para uma empresa de energia como a nossa é natural querermos contribuir para o desenvolvimento e teste do Plug-in, o qual representa um importante passo para a mobilidade sustentável", afirmou Carlos Gomes da Silva, pela Galp Energia. O teste de estrada vai avaliar a performance do veículo em condições de condução urbana, ao mesmo tempo que pretende recolher informação sobre a experiência dos condutores e dos passageiros. Incluirá a percepção dos seus hábitos e preferências de carga do automóvel – seja em casa, usando uma tomada convencional, seja em pontos de carga específicos em zonas públicas.
A Galp Energia é a empresa líder na distribuição de combustíveis em Portugal, com mais de 870 postos de abastecimentos no país, e mais 630 no estrangeiro, com um portfólio crescente de produção de energia, integrando ainda o grupo de trabalho Mobi-E, promovido pelo Governo para a implementação da rede nacional de infra-estruturais de carga eléctrica. Ai integrar este programa de utilização de PHV, a Galp Energia pretende testar e desenvolver a tecnologia para estudar as necessidades dos consumidores, integrando o projecto global da Toyota. O Toyota Plug in acrescenta uma condução alargada em modo eléctrico aos benefícios da tecnologia dos puro híbridos da marca: baixas emissões de CO2, eficiência de consumo de combustível, aceleração ininterrupta e uma condução silenciosa. O Toyota Plug in pode ser conduzido como um automóvel eléctrico em distâncias curtas ou em deslocações pendulares na cidade. Para viagens de longa distância opera com a tecnologia do puro híbrido e com o seu motor de combustão interna a gasolina, o qual tem a função de fonte de locomoção ou de carga das baterias quando solicitado. A bateria é carregada durante a condução, desaceleração e ao travar, ou através da ligação da ficha do automóvel a uma tomada eléctrica convencional, em casa ou no trabalho. A Toyota vai disponibilizar mundialmente mais de 500 unidades, para o mercado japonês, Europeu e Norte-americano a partir do final deste ano.
Comentários
Enviar um comentário