
António Félix da Costa irá disputar na próxima temporada a Fórmula 3 Euro Series ao volante de um dos Dallara Volkswagen da Motorpark Academy. O piloto de Cascais, juntamente com a equipa que gere a sua carreira, decidiu-se pela formação alemã, disputando em 2010 o mais competitivo campeonato de Fórmula 3 do mundo e que nos últimos anos promoveu nomes como Nico Hulkenberg, piloto oficial da Williams em 2010. "
Todos os pilotos conhecem-se muito bem e espero que isso tenha um impacto positivo para a próxima época", explicou o responsável da equipa Motorpark, Timo Rumpfkeil. "
Por termos trabalhado com todos os pilotos, conhecemos muito bem os sete pilotos, conhecemos as suas fraquezas e pontos fortes. Poderemos continuar a trabalhar sem falhas, uma circunstância que será uma vantagem quer para os pilotos quer para a equipa", acrescentou. Para além de Félix da Costa, também Adrian Quaife-Hobbs e Matias Laine vão passar a tripular monolugares com motor Volkswagen.
António Félix da Costa inicia programa de preparação para a GP2 Series com a Ocean

A Ocean Racing Technology assinou um acordo de colaboração com António Félix da Costa. Depois da rapidez demonstrada nos testes de Paul Ricard, e tendo em conta os resultados, idade e capacidade física do piloto, a Ocean desenvolveu um programa de preparação especifica para a GP2, tendo em vista a sua participação no campeonato Main Series 2011, ao volante de um dos carros da equipa. O acordo prevê a execução de vários programas, que têm como objectivo proporcionar ao jovem português uma formação profissional completa, que potencie o seu talento e performance. António Felix da Costa vai acompanhar a equipa em varias provas e testes, além de frequentar um programa físico com diferentes estágios, um programa de desenvolvimento de analise dados e performance com o departamento de engenheiros e um programa de preparação psicológica para alta competição, focado na pressão competitiva e mediática. Tiago Monteiro vai trabalhar de perto com António, tendo como objectivo a preparação para a principal categoria de acesso à Fórmula 1. Tiago justifica a decisão da Ocean: "
O António é um piloto talentoso e teve uma boa prestação nos testes de GP2 que fez connosco em Paul Ricard. Ao longo do ano vai ter oportunidade de perceber como funciona a equipa, conhecer os procedimentos e também preparar-se fisicamente para uma categoria muito exigente. Na Ocean, desde que começámos, há pouco mais de um ano, que pensamos no projecto com objectivos bem traçados e ter a oportunidade de formar um piloto como o António é não só um desafio como também um trabalho muito interessante. Estou certo de que o resultado vai ser muito positivo e fundamental para o sucesso do António na GP2."

Félix da Costa mostra-se empenhado no desafio que tem pela frente e faz questão de agradecer a oportunidade: "
Trabalhar desde já com a Ocean e contar com o apoio do Tiago nesta fase da minha carreira são no seu conjunto uma oportunidade única que irei aproveitar ao máximo. O elevado grau de profissionalismo e a enorme vontade de vencer da Ocean Racing Technology aliado ao conhecimento e excelentes relações que o Tiago desfruta no mundo da GP2 e Formula 1 serão factores decisivos no meu percurso para chegar à Formula 1. Estou ciente da responsabilidade que este acordo irá ter no meu futuro mas a confiança e os conhecimentos recebidos tanto da Ocean como do Tiago serão factores de motivação adicional que irão abrir portas e contactos potenciando em muito as chances de num futuro breve me poder vir a sentar ao volante de um carro da Formula 1". José Guedes sublinha a importância de ter um novo talento português integrado na Ocean: "
É sempre motivo de satisfação e de honra para nós, termos um piloto português integrado na equipa. Será um prazer para a Ocean iniciar com o António um programa deste tipo, que visa proporcionar aos pilotos atingirem níveis elevados de preparação física, competitividade e pressão, necessários para atingirem o sucesso na sua profissão. O António é um piloto que apresenta já uma maturidade elevada tendo em conta a sua idade, o que lhe permite prosseguir a carreira reforçando de uma forma estruturada as suas capacidades. A GP2 é neste momento a antecâmara da F1, e por isso extremamente competitiva, assumindo a preparação dos pilotos um papel decisivo na sua performance nesta categoria. Estamos certos de que o António irá corresponder as nossas expectativas" A par do trabalho com a equipa de Tiago Monteiro e José Guedes, António Félix da Costa vai correr no campeonato europeu de Fórmula 3 com a Motorpark durante o ano de 2010. Aos 18 anos, o piloto torna-se o primeiro português a ter um plano de preparação ao mais alto nível no desporto automóvel internacional.
Comentários
Enviar um comentário