Duster - O novo modelo da Dacia que modifica a visão do 4X4

O projecto do Dacia Duster teve origem numa simples constatação : a procura, em todo o mundo, de modelos 4X4 de grande habitabilidade, robustos e acessíveis. Assim, o grupo Renault decidiu criar um automóvel todo-o-terreno, de vocação mundial e com as necessidades específicas dos clientes da Europa Ocidental. O sucesso da Dacia na Europa demonstra a existência de um vasto grupo de clientes à procura de um automóvel moderno e fiável, mas ao mesmo tempo acessível. A actual oferta de modelos 4X4 e SUV, ainda que bastante vasta, deixa vazio um segmento de automóveis todo-o-terreno funcionais e acessíveis em preço, privilegiando modelos de preço elevado e que, muitas vezes, não possuem quaisquer características para a prática de todo-o-terreno. O Dacia Duster é imediatamente percepcionado como um 4X4. Desde logo, o desenho da dianteira com as vias alargadas, a imponente grelha cromada e o pára-choques dianteiro não deixam qualquer dúvida sobre o carácter 4X4 do modelo. De perfil, a elevada altura ao solo e as protecções na carroçaria confirmam a capacidade do Duster para se lançar fora de estrada. Mas, se os automóveis todo-o-terreno são muitas vezes sinónimo de «veículo de grandes dimensões”, o Dacia Duster contraria esta ideia. Com um comprimento de 4,31 m e uma largura de 1,82 m, o Dacia Duster é um automóvel de dimensões compactas. O Dacia Duster foi concebido para estar à vontade em todo o tipo de estradas e de pisos. A versão 4x2 destina-se a todos os que procuram uma elevada altura ao solo, bem como uma posição de condução elevada, mas sem reais necessidades de um automóvel todo-o-terreno. Já as versões 4X4 permitem enfrentar as mais difíceis condições em “fora de estrada”. Na realidade, o Dacia Duster está particularmente adaptado para uma utilização em todo-o-terreno, em função do reforço do chassis, da altura ao solo elevada (superior a 200 mm) e dos 30° de ângulo de ataque e dos mais de 35° de ângulo de fuga.

O Dacia Duster tem um peso de apenas 1 180 kg na versão 4X2 e de 1 280kg na versão 4X41 o que, combinado com as suas dimensões compactas, fazem dele um automóvel particularmente ágil. Na versão 4X4, recorrendo apenas a um único comando com três modos de selecção, o condutor do Dacia Duster adapta facilmente as capacidades do automóvel às suas necessidades: No modo AUTO, a repartição do binário entre o eixo dianteiro e o traseiro é feito automaticamente em função das condições de aderência. Este dispositivo, concebido para garantir a motricidade ideal, quaisquer que sejam as condições de aderência, confere ao Dacia Duster reais capacidades de 4X4. Em condições normais, o binário é transmitido unicamente às rodas dianteiras. Em caso de perda de motricidade ou de aderência precária, uma parte do binário é transmitido para as rodas traseiras. Em condições extremas, a repartição pode atingir os 50% para cada um dos eixos. Esta distribuição é realizada por um repartidor electromagnético de origem Nissan. No modo LOCK, o condutor tranca electronicamente o modo 4X4, transferindo, em permanência, 50 % do binário para o eixo traseiro. Esta utilização é recomendada para pisos de pouca aderência (neve, lama, terra, areia) e a velocidade reduzida. No modo 4X2, a transmissão é trancada com duas rodas motrizes para, por exemplo, a utilização em estradas com bom piso, permitindo, também, a redução dos consumos. O Duster é o sexto modelo da gama Dacia, mantendo-se fiel à filosofia da marca, nomeadamente com uma relação preço/habitabilidade imbatível, um custo de utilização reduzido, um nível de segurança optimizado e uma fiabilidade a toda a prova.

Se, pelas dimensões exteriores, o Dacia Duster pertence à categoria dos automóveis compactos, o preço com que vai ser comercializado, na Primavera de 2010, vai remetê-lo para a categoria dos utilitários. O Dacia Duster acolhe confortavelmente cinco adultos e, quer para os passageiros dianteiros como para os traseiros, oferece um excelente nível de habitabilidade. A capacidade da bagageira, 475 dm³ ISO (em função das versões) é bastante elevada, sobretudo considerando as dimensões do automóvel. Com o banco traseiro rebatido, o volume disponível atinge uns impressionantes 1 600 dm³ ISO (em função das versões). O Dacia Duster estará disponível, em 4X2 e 4X4, com as motorizações Diesel dCi 85 cv e dCi 105 cv, que equipam diversos modelos do grupo Renault. Motores que respondem, perfeitamente, aos critérios de custo reduzido, robustez e facilidade de manutenção que caracterizam a marca Dacia e, em conjunto com o peso reduzido, permitem ao Duster oferecer um consumo controlado e um excelente balanço ecológico, com emissões inferiores a 140 g CO2/km no 4X2 – que recebe a assinatura eco² - e inferiores a 150 g CO2/km na versão 4X4. O Dacia Duster beneficia da reconhecida experiência do grupo Renault no domínio da segurança. No que diz respeito à segurança passiva, o Duster possui, de série, dois airbags frontais e cintos de segurança de três pontos com pré-tensores pirotécnicos e limitadores de esforço para os lugares dianteiros. Este dispositivo é completado, também de série, com dois airbags laterais cabeça/tórax que asseguram a protecção complementar dos ocupantes no caso de um choque lateral. Tal como para todos os modelos desenvolvidos com base na plataforma B0/Logan, as escolhas de concepção do Dacia Duster tiveram como guia os imperativos de robustez e de fiabilidade que deram notoriedade à marca. Por exemplo, toda a arquitectura eléctrica e electrónica do Dacia Duster é comum, com provas dadas de fiabilidade, com vários modelos da gama Renault. De forma a tornar imediatamente perceptível o seu elevado nível de qualidade, o Dacia Duster será comercializado com uma garantia de 3 anos ou 100 000 km.

Comentários