Mercedes GP confirma a contratação de Michael Schumacher para 2010

A Mercedes confirmou hoje a contratação de Michael Schumacher, o alemão sete vezes campeão do Mundo de Fórmula 1, que assim regressa depois de ter abandonado o circo e a Ferrari, em 2006. O contrato de uma temporada, avança a imprensa alemã, pode valer qualquer coisa como sete milhões de euros. Schumi será companheiro de Nico Rosberg, a outra contratação da nova equipa que pegou na Brawn GP, campeã de pilotos e construtores em 2009, através de Jenson Button e Rubens Barrichello, dois pilotos que rumaram à McLaren e à Williams. Schumacher confirmou o regresso depois da autorização médica. Recorde-se que Schumacher já tinha tentado em Agosto voltar ao “grande circo”, para substituir o lesionado Felipe Massa na Ferrari, mas as dores no pescoço impediram-no de concretizar o regresso. O germânico terminou, em 2006, a sua carreira com a Ferrari, com quem permaneceu ligado durante os últimos anos como piloto de testes, consultor desportivo e consultor para os carros de estrada da marca de Maranello. Na semana passada Schumacher teve uma conversa telefónica com Luca di Montezemolo, dando conta do seu interesse em regressar à competição a tempo inteiro e o italiano percebeu que, sem um lugar na Ferrari para lhe oferecer, teria que o deixar seguir para a Mercedes. "A motivação é muito simples. O telefonema que eu recebi do Ross no final de Novembro sobre a possibilidade de correr, a Mercedes estar envolvida, senti-me óptimo. Nunca deixei as pistas. Estava cansado da F1 no final de2006, mas neste três anos de ausência recuperei toda a energia que tenho agora", explicou o alemão acerca deste seu regresso, que promete animar e muito a temporada de 2010 . “A Mercedes deu-me a hipótese de entrar na Fórmula 1 e ao longo do anos nunca pudemos trabalhar juntos e agora tenho essa possibilidade. Estou feliz por poder retribuir o que a Mercedes me deu nos primeiros tempos. Acredito que posso ser absolutamente competitivo”, acrescentou.

A ambição de Michael Schumacher foi sempre evidente ao longo da sua carreira e parece que não se evaporou com três anos de afastamento, apontando objectivos claros para o seu regresso. ”Esta é a equipa que venceu ambos os títulos deste ano. Com a Mercedes Benz como parceira, o nosso objectivo é lutar pelos títulos. Haverá uma forte oposição, como já vimos, mas estou muito entusiasmado por estar de volta”, sublinhou o piloto alemão. "Diverti-me um pouco com as motos e sinto que estou preparado para algumas coisas a sério agora", acrescentou, antes de abordar a questão do seu pescoço, "é um tópico que eu percebo que seja questionado e que quero que seja entendido. Antes de dar o meu sim decisivo assegurei-me de que eu próprio tinha a certeza e posso dizer com cem por cento de certeza que o pescoço não é um problema. Infelizmente, quando testei pela Ferrari foi muito perto do meu acidente, mas com o tempo, o pescoço já sarou completamente. Posso fazer tudo o que fazia antes, sem qualquer problema", disse o alemão. O facto de Schumacher ir receber um dos ordenados mais caros do próximo ano, levantou, entretanto, alguma contestação no seio dos sindicatos alemães com os trabalhadores a não compreenderem por que razão a Mercedes iria gastar tanto dinheiro na Fórmula 1 quando a maioria dos construtores opta pelo caminho inverso, ou seja, o afastamento. Mas esta semana, soube-se que a equipa dirigida por Ross Brawn e campeã do Mundo de 2009, garantiu um patrocínio significativo da empresa petrolífera malaia Petronas, que assegura não só o ordenado de Schumacher como também todo o orçamento da estrutura inglesa. “Schumi”, que completa 41 anos em Janeiro, vai receber cerca de sete milhões de euros por um contrato de um ano.

Facto curioso: constata-se que com a excepção da ausência de Kimi Raikkonen estarão presentes na temporada de 2010 todos os Campeões do Mundo desta década do Séc. XXI. Schumacher esteve presente em 250 Grande Prémios, embora tenha apenas iniciado 248. O alemão obteve 91 vitórias, esteve 154 vezes no pódio, conseguiu 68 “pole positions” e partiu 115 vezes na primeira fila da grelha, numa carreira em que realizou por 76 vezes a volta mais rápida e somou um total de 1369 pontos.

Comentários