Novo Opel Astra em Janeiro

Desenhado para apresentar um carácter dinâmico, concebido com tecnologia inovadora e equipado com uma gama alargada de motores eficientes, o novíssimo Opel Astra chega ao mercado português em Janeiro, trazendo uma nova energia ao segmento dos automóveis familiares compactos, com variada tecnologia que antes só estava disponível em segmentos superiores. Fundado na tradição da marca neste segmento, iniciada em 1936 com o primeiro Kadett, o Astra manteve-se desde então consistentemente no ‘top 3’ do segmento dos automóveis compactos, o qual representa, actualmente, cerca de 27 por cento do mercado total europeu. O Astra é responsável por cerca de um terço das vendas da Opel /Vauxhall, com aproximadamente 500 mil unidades comercializadas anualmente. O novo Astra traz ao segmento compacto muitas das características de conforto e segurança que o Insignia estreou no segmento superior. Tecnologia de ponta como um chassis mecatrónico totalmente novo, o mais avançado sistema de iluminação, a câmara que reconhece sinais de trânsito e os bancos ergonómicos concebidos de acordo com tecnologia de última geração, estão disponíveis com o novo modelo. "O Astra é um produto dotado de tecnologia ímpar neste segmento de mercado. Mas o que nos distingue é que no nosso novo modelo essa tecnologia está verdadeiramente acessível. Agora, mais e mais pessoas podem ter as mais evoluídas gerações de faróis adaptativos, de suspensão electrónica ou de reconhecimento de sinais de trânsito. O novo Astra democratiza a tecnologia e, com isso, oferece mais segurança, mais conforto e mais dinamismo a uma larguíssima faixa de mercado", afirma Guillermo Sarmiento, Director-Geral da GM Portugal.

O equipamento de série completo é um denominador comum transversal a toda a gama. Logo na versão Enjoy, o novo Astra já integra ar condicionado, quatro vidros eléctricos, fecho centralizado de portas com comando à distância, computador de bordo, rádio-leitor de CDs com MP3, programador de velocidade e espelhos de regulação eléctrica, entre outros. A versão de topo, Cosmo, adiciona de série elementos como travão de estacionamento eléctrico, bancos forrados a couro e tecido, sistema de som com sete altifalantes e sensores de chuva e de faróis, apenas para citar alguns. Para além do conforto, também o foco na segurança é extensivo a toda a gama. Airbags frontais, airbags laterais, airbags de cortina, encostos de cabeça activos, cintos de segurança com tensores e limitadores de força, sistema Isofix para cadeiras de criança e controlo electrónico de estabilidade (ESC) fazem parte do equipamento de série de todas as versões.

No capítulo das motorizações, o destaque vai para uma linha de propulsores especialmente eficientes que cumpre integralmente a norma de emissões Euro 5, oferecendo mais potência e menores consumos. No conjunto, os motores do novo Astra revelam, em média, uma redução de 12 por cento no consumo de combustível e das emissões de CO2 face à anterior geração. Na entrada da gama situa-se o 1.4, agora com 100 cv de potência, que assim se torna no motor mais eficiente no segmento dos familiares compacto a gasolina. A oferta a gasolina completa-se com o novo 1.4 Turbo (140 cv) e o 1.6 Turbo (180 cv). Nas opções turbodiesel sobressai o 1.7 CDTI de nova geração cuja potência sobe para 125 cv de potência por comparação com os 110 cv do modelo anterior. A Opel propõe ainda o 2.0 CDTI de 160 cv no topo da linha a gasóleo. Os motores turbodiesel estão equipados de série com sistemas de escape com filtro de partículas DPF sem manutenção. Apesar do considerável acréscimo de conteúdo tecnológico a todos os níveis, o posicionamento do novo Opel Astra em matéria de preços é agressivo, colocando-se na senda da anterior geração Astra que, nos anos 2005 e 2006, se cotou como o automóvel mais vendido em Portugal. Na nova geração, a versão Opel Astra 1.4 Enjoy apresenta um preço de 20.500 euros e a proposta turbodiesel Opel Astra 1.7 CDTI Enjoy situa-se em 25.000 euros.


"A missão da Opel de disponibilizar inovações tecnológicas de forma acessível provou ser bem sucedida com o Insignia. Com o novo Astra, traçamos um objectivo ainda mais ambicioso: trazer essas inovações ao segmento compacto", sublinha o Director-Geral da Opel, Hans Demant.

Comentários