Toyota dá início ao teste de estrada do Prius Plug-in na Europa

A Toyota entregou a primeira unidade do Prius Híbrido Plug-in ao Presidente de Câmara da cidade francesa de Estrasburgo, Roland Ries, dando desta forma início ao programa Europeu de testes de automóveis Plug-in durante uma cerimónia realizada em Tóquio. Este evento marca oficialmente o arranque do programa de testes pan-europeu do Prius Híbrido Plug-in que envolve cerca de 200 unidades a distribuir por mais de 10 países europeus, onde para além da França surgem Portugal, Reino Unido, Holanda e Alemanha. Destas unidades, perto de 100 híbridos Plug-in (PHV) serão entregues à cidade de Estrasburgo, através de uma parceria estabelecida entre a Toyota e a empresa de energia francesa EDF. Das restantes unidades, e como anunciado no passado dia de 12 de Novembro, 5 automóveis PHV vão ter como destino Portugal, resultando de uma associação entre a Toyota Caetano Portugal e a Galp Energia para a testar e adaptar esta tecnologia ao nosso mercado, num programa piloto que terá a duração de três anos, com início agendado para Junho de 2010. “A tecnologia dos automóveis híbridos Plug-in (PHV) é uma das mais importantes para atingirmos a mobilidade sustentada”, afirmou o Vice-Presidente Executivo da Toyota Motor Corporation, Takeshi Uchiyamada. “Com base no sistema híbrido Toyota, o PHV representa a forma mais prática de utilizar a electricidade num meio de transporte. A partir deste momento queremos compreender a aceitação desta nova tecnologia junto das comunidades locais, pelo que ficámos muito satisfeitos por termos integrado como parceiro-chave deste ambicioso projecto a cidade francesa de Estrasburgo".

Durante o evento, o Presidente da EDF, Henri Proglio, sublinhou que o seu grupo teve um importante papel na criação de uma sociedade sustentável graças à produção de electricidade com baixas emissões de carbono, demonstrando uma enorme satisfação por se juntar a um projecto de mobilidade eco-eficiente com a Toyota. “Este programa em Estrasburgo é o começar de uma nova era. Pela primeira vez, vamos testar 100 unidades PHV equipadas com baterias de lítio numa infra-estrutura de carregamento inovadora!”. O automóvel híbrido Plug-in (PHV) utiliza a comprovada tecnologia dos sistemas híbridos Toyota, com a adição do benefício da bateria poder ser recarregada a partir de qualquer tomada eléctrica convencional. O Toyota PHV reúne o melhor de “dois mundos”: para curtas distâncias, pode ser utilizado como um veículo 100% eléctrico, resultando numa condução isenta de emissão de CO2 e silenciosa. Para distâncias mais longas, o PHV funciona como um híbrido convencional proporcionando todas as vantagens do sistema “puro híbrido” - Toyota Hybrid System (THS), que contempla as baixas emissões, um baixo consumo de combustível e uma excelente performance. A Toyota espera que o PHV leve a eficiência de combustível para níveis sem precedentes e com valores mínimos recorde nas baixas emissões – quando comparado com outros automóveis de produção em série actualmente em comercialização. Baseado na terceira geração do Prius, o novo Prius Plug-in híbrido encontra-se equipado com bateiras de lítio com a emissão de apenas 59 g/km de CO2 no ciclo combinado (Europeu). “Estrasburgo foi a escolha da Toyota e da EDF para receber esta inovadora experiência, confirmando desta forma o pioneirismo da cidade para caminhar em direcção a uma sociedade sustentável, com uma mobilidade amiga do ambiente.”, afirmou Roland Ries, Presidente da Câmara de Estrasburgo.

O programa mundial de testes do Prius Híbrido Plug-in envolve 600 unidades distribuídas pelo Japão, Europa, Estados Unidos, Canada e Austrália. O principal objectivo da Toyota é o de avaliar a performance da tecnologia Plug-in em condições reais de utilização, ao mesmo tempo que pretende recolher informações sobre a experiencia de condução, hábitos e distâncias médias percorridas. A parceria com a EDF tem como objectivo avaliar as opções operacionais de uma rede de carregamento. Esta sinergia vai permitir alargar o conhecimento e aceitação dos consumidores em geral, preparando a tecnologia para a comercialização futura. A EDF e sua subsidiária Electricité de Strasbourg (ES) vão implementar um programa técnico e financeiro com diferentes Stakeholders que contempla a construção de várias centenas de pontos de carga, nomeadamente em locais de trabalho, estacionamentos públicos, instalações de paragem frequente e em casas particulares. Alguns dos PHV encontram-se equipados com um sistema de carga inovador, desenvolvido pela EDF que permite a comunicação entre a rede de abastecimento e os PHV’s, no qual é transmitido a identificação do veículo e também um sistema eficaz de facturação da energia carregada ao mesmo tempo que permite um recarregamento das baterias em segurança. A parceria entre a EDF e a Toyota, para os testes a realizar na Europa dos veículos Híbridos Plug-in, teve início no Outono de 2007, tendo sido alargados depois ao Reino Unido, em 2008.

Comentários