Toyota Land Cruiser (série 150) - Apresentação

Enquanto se empenha em encontrar soluções sustentáveis para a mobilidade individual no futuro – rumo ao mais avançado veículo ecológico – a Toyota continua também a estar centrada em tipos de consumidores que exigem veículos com grandes performances mesmo quando são conduzidos nos mais exigentes e duros cenários em todo o mundo. Autêntico ícone no mercado dos 4x4, o Land Cruiser é esse tipo de veículo. Combina uma total aptidão para utilização fora de estrada, com a garantia de um enorme prazer de condução em estrada e padrões de qualidade e de conforto ainda mais elevados. Nenhum outro 4x4 é capaz de assegurar esta tão especial combinação dinâmica fora de estrada com excelentes performances em asfalto. Ao herdar as características fundamentais que fizeram a reputação da família Land Cruiser, a nova geração teve uma evolução para dar resposta às necessidades do consumidor que estão em permanente mutação. Com um historial com mais de meio século de história, as inigualáveis performances fora de estrada e durabilidade do Land Cruiser permitiram que conseguisse granjear uma reputação de fiabilidade tão sólida como uma rocha. Para assegurar que o novo Land Cruiser não só responde como supera as expectativas dos seus futuros utilizadores, o modelo passou por um nível intensivo de testes de desenvolvimento – tanto em alcatrão como fora de estrada – para garantir um alto nível de fiabilidade e de robustez, já habituais. O Land Cruiser é o mais vendido 4x4 tendo conseguido convencer mais de 5 milhões de clientes. E para garantir que não só responde como também supera as exigentes expectativas dos consumidores (normais num produto com um tão incomparável pedigree) o novo modelo foi sujeito a um intensivo programa de testes de desenvolvimento. Como resultado, os muito apreciados níveis fiabilidade e de robustez do Land Cruiser foram elevados para novos patamares, dando aos utilizadores uma ainda maior paz de espírito e uma total confiança nas capacidades do novo Land Cruiser da Toyota, independentemente do ambiente de trabalho em que estiver inserido, seja em que parte do Planeta for.

Imediatamente identificável como a mais recente geração do lendário 4x4 da Toyota, o design exterior do novo Land Cruiser combina a estilizada estética de um veículo totalmente à vontade em qualquer ambiente com a robusta imagem de durabilidade e de potência habituais, numa genuína máquina de conduzir com quatro rodas motrizes. O novo pára-choques dianteiro sobredimensionado incorpora os faróis de nevoeiro, reforçando o aspecto largo e poderoso bem como as credenciais de chegar a todo o lado do Land Cruiser, enquanto a secção inferior afiada minimiza o efeito da projecção dianteira da carroçaria no ângulo de ataque em condução em todo-o-terreno. A nova estrutura da grelha com barras verticais e, nas versões de topo, com aplicações cromadas, é emoldurada pelos generosos e funcionais grupos ópticos com lâmpadas cilíndricas para as luzes de médios e de máximos e pelos expandidos indicadores de mudança de direcção, de forma a melhorar a visibilidade lateral. Observado de lado, o Land Cruiser ganha uma aparência mais dinâmica e fluida devido ao avanço da capota em 65 mm e à subida da linha de cintura em 20 mm, em conjugação com os bojudos e proeminentes arcos das rodas dianteiras e traseiras. A agilidade inerente às dimensões compactas do novo Land Cruiser é incrementada pelas secções inferiores afiladas dos pára-choques, que têm o condão de encurtar visualmente o comprimento das projecções dianteira e traseira da carroçaria. Na parte posterior, flanqueada por destacados faróis LED de elevada visibilidade, o portão (com charneira lateral) entra consideravelmente pelo pára-choques posterior, o que tem a vantagem de criar um plano e prático degrau de acesso à zona de carga (sendo este rematado com uma superfície resistente). O portão traseiro inclui um óculo traseiro com dobradiças em cima e um apêndice aerodinâmico integrado, o qual aloja a escova e a luz de stop (também com tecnologia LED). Tanto os indicadores de mudança de direcção (montados na porta) como os grupos ópticos traseiros recorrem a LEDs de elevada visibilidade em substituição das lâmpadas convencionais. A vantagem da tecnologia LED é a sua mais rápida iluminação relativamente às lâmpadas convencionais – o que permitirá uma reacção mais rápida dos condutores dos veículos que seguem o Land Cruiser quando este inicia uma travagem – bem como o menor consumo de energia. O Land Cruiser será disponibilizado com jantes de liga leve de cinco raios e 18" e a gama contará com dez cores de carroçarias, entre as quais se encontram sete novas pigmentações neste modelo, além de uma inédita (Deep Titanium).

As colisões entre os veículos mais altos, como um SUV 4x4, e um automóvel de passageiros convencional muitas vezes levam o primeiro a usar o segundo como rampa de lançamento, provocando enormes danos na viatura mais baixa. Para contrariar esta ocorrência, a Toyota tem uma política que visa assegurar que os sistemas de segurança de ambos os veículos envolvidos numa colisão possam funcional na plenitude das suas capacidades. Assim, a moldura da zona de deformação frontal do novo Land Cruiser é colocada à altura equivalente à de um automóvel de passageiros normal, com a estrutura e a carroçaria a terem passado por um processo de concepção que teve em conta a canalização e absorção das energias geradas pelo impacto de forma a proteger todas as partes envolvidas, mesmo os passageiros instalados na parte de trás de um veículo mais pequeno que é atingido na traseira. O capot, o tejadilho e os flancos dianteiros do novo Land Cruiser foram especificamente concebidos para absorverem o máximo de energia possível no caso de se registar um impacto com um peão. O novo Land Cruiser está equipado com nada menos do que sete airbags; um airbag frontal de duas fases para o condutor, um novo airbag para o joelho do condutor, um airbag frontal para o passageiro e airbags laterais dianteiros, além de dois airbags laterais de cortina a todo o comprimento do habitáculo, que agora asseguram a protecção dos ocupantes tanto da fila central de bancos como da traseira em caso de impactos laterais.

Uma vez mais reforçando os méritos da tecnologia de tracção permanente às quatro rodas do novo Land Cruiser, o sistema de Controlo de Tracção Activo (A-TRC) utiliza os travões e o motor para distribuir o binário às quatro rodas da forma mais apropriada. O sistema recebe continuamente sinais com informação da velocidade de cada uma das rodas, o que lhe permite detectar quais das rodas estão a patinar e quais as que têm aderência. Ao travar as rodas que patinam e ao limitar o rendimento do motor e a distribuição do binário às que ainda têm tracção, o A-TRC automaticamente assegura máximo poder de tracção em terrenos duros, além de arranques com estabilidade e uma boa aceleração mesmo em estradas escorregadias ou em trilhos lamacentos. As versões do Land Cruiser equipadas com transmissão automática beneficiam ainda da acção do Controlo de Assistência nos Arranques em Subida e do Controlo de Assistência de Descidas, disponível de série. O Controlo de Assistência nos Arranques em Subida detecta se o veículo está a descair durante um arranque em subida. Para evitar que isso ocorra, o sistema aplica temporariamente (máximo de 5 segundos) os travões nas quatro rodas para reduzir a velocidade a que o veículo está a descair. Ao controlar a rotação de cada roda de forma individual, o Controlo de Assistência nos Arranques em Subida detém temporariamente o movimento de descida e permite que o condutor consiga arrancar sem perder o controlo sobre a viatura. O Controlo de Assistência em Descida é um sistema de controlo de travagem que automaticamente gere a velocidade do veículo para impedir que o Land Cruiser escorregue montanha abaixo de forma descontrolada. É accionado pelo condutor e pode ser ligado quando a transmissão está na posição L4. Encontra-se activo a velocidades inferiores a 25 km/h e desde que os pedais do travão e do acelerador não sejam pisados. A velocidade de deslocação do veículo para a frente é mantida entre os 5 e os 7 km/h e a de marcha-atrás entre os 3 e os 5 km/h.

Ao contrário do que acontece com alguns SUV seus concorrentes, que têm uma estrutura monocoque, grande parte da já histórica robustez na condução em todo-o-terreno do Land Cruiser pode ser atribuída à sua resistente e altamente durável construção de carroçaria sobre chassis tradicional. Esta solução foi mantida em relação à anterior geração, mas desta feita com um aumento de 11% na rigidez. Outra vantagem significativa desta construção é notada na utilização em estrada, uma vez que as vibrações e ruído provenientes do motor, transmissão e do próprio contacto com o piso são absorvidos directamente pela estrutura. Esta solução limita significativamente a quantidade de Ruídos, Vibrações e Asperezas (NVH) que chegam ao habitáculo. Para tal contribui a borracha isoladora colocada nos apoios de união à carroçaria do Land Cruiser, de forma a incrementar ainda mais a capacidade de absorção do NVH e a melhorar o conforto de rolamento. O novo Land Cruiser pode estar equipado com um novo Sistema de Suspensão Cinética Dinâmica (KDSS), o qual optimiza o efeito dos elementos estabilizadores à frente e atrás, visando uma melhoria no desempenho em estrada e em fora de estrada. Em asfalto, o sistema foi concebido não só para minimizar o rolamento da carroçaria e melhorar a resposta da direcção como também para absorver as imperfeições dos pisos mais degradados, resultando numa combinação única de maior conforto de rolamento e de agilidade no comportamento do novo Land Cruiser. Em estradas degradadas, porém, ocorre uma força ligeiramente desigual entre as rodas dianteiras e traseiras. Neste caso, as válvulas do acumulador, controladas electricamente, abrem e fecham rapidamente para absorverem o movimento do fluido dentro das linhas hidráulicas. Esta acção amortece as vibrações porque assimila as imperfeições do piso, o que incrementa significativamente o conforto de rolamento. O Sistema de Suspensão Adaptativa Variável (AVS), disponível nas versões mais dotadas de equipamento, permite que o condutor apure as características da condução do Land Cruiser através da possibilidade de optar (por via de um selector) entre três modos de afinação diferentes; modo "Normal", para a condução do dia-a-dia, modo "Comfort", para privilegiar o conforto em velocidade de cruzeiro, e modo "Sport", para um maior controlo dos movimentos da carroçaria e uma mais precisa resposta aos movimentos feitos no volante, durante as curvas.

Qualquer SUV capaz de lidar com um cenário de todo-o-terreno realmente agreste tem de estar dotado de uma generosa altura ao solo. No entanto, esta vai muito para além da mera distância entre o ponto mais baixo do veículo e o solo, antes devendo ser apurada através de outras três medições que são essenciais para a performance em todo-o-terreno: o ângulo de ataque, o ângulo ventral e o ângulo de saída. O novo Land Cruiser tem uma altura mínima ao solo de 220 mm. O ângulo de ataque – que determina o tipo de rampa que o veículo pode abordar sem que a parte de baixo do pára-choques dianteiro toque o solo – é de 32 graus. O ângulo ventral – medido do centro da parte de baixo da carroçaria até aos pontos de contacto dos pneus dianteiros e traseiros, define o tipo de rampa que o veículo pode trepar sem que se produza um contacto na parte de baixo da carroçaria – é de 22 graus. E o ângulo de saída – o qual estabelece o tipo de rampa que o veículo pode abandonar sem que a parte de baixo do pára-choques traseiro toque o solo – é de 25 graus (24 graus nas versões equipadas com suspensão traseira pneumática). Reforçando as suas extraordinárias credenciais para a utilização no todo-o-terreno, o novo Land Cruiser pode ainda ser conduzido através de uma pendente lateral máxima de 42 graus (tanto a avançar como em marcha-atrás) e tem uma capacidade de vau máxima de 700 mm. Mesmo com as generosas distâncias ao solo, poderá haver ocasiões, durante a utilização em TT, em que a nova parte inferior do novo Land Cruiser entrará em contacto com os mais radicais terrenos. Daí que tanto os pára-choques dianteiro e traseiro como a travessa principal do chassis tenham sido desenhados para facilmente transpor obstáculos.

O comprovado sistema de quatro rodas motrizes permanentes do novo Land Cruiser emprega um Diferencial Autoblocante Torsen (LSD) no diferencial central. O LSD Torsen utiliza um óleo de baixa viscosidade para reduzir a fricção e melhorar a eficiência na utilização de combustível e dispõe de um actuador motorizado no selector de transferências para tornar mais fácil a engrenagem das redutoras (seja na posição de Altas ou de Baixas). O esforço feito no próprio selector foi reduzido em cerca de 30%, para uma melhor resposta em condições meteorológicas especialmente frias. Em condições de condução normal, o binário é repartido numa variação de 40:60 (à frente: atrás). No entanto, o LSD Torsen tem a capacidade de automaticamente fazer variar a distribuição do binário entre as rodas dianteiras e as traseiras desde 50:50 a aproximadamente 30:70, de modo a fornecer uma distribuição optimizada de binário para qualquer tipo de situação de condução. O sistema de quatro rodas motrizes dispõe ainda de um novo diferencial traseiro, o qual foi concebido para proporcionar ainda mais rigidez e fiabilidade, tendo uma capacidade de assimilar mais 34% de binário. Está também disponível uma função de bloqueio do diferencial traseiro para maximizar as aptidões de todo-o-terreno do novo Land Cruiser. O selector convencional da caixa de transferências foi substituído por um comutador de fácil utilização, localizado na consola central, juntamente com os interruptores de bloqueio de diferencial central e traseiro. Ao utilizar de forma combinada estes comutadores, o condutor pode seleccionar os modos H4F, H4L, L4F and L4L, igualando a desmultiplica de Altas (H) ou Baixas (L) com o diferencial central nas posições Livre ou Bloqueado, para além de poder bloquear o diferencial traseiro quando é necessário atravessar o mais extremo dos terrenos. Disponível como opção nas versões com caixa automática de cinco velocidades e constituindo uma evolução do sistema A-TRC, o Selector Multi-terreno (MTS) do Land Cruiser faz aqui a sua estreia na gama da Toyota. É capaz de alterar automaticamente a aceleração e os sistemas de travagem e de controlo de tracção do veículo para os adequar às condições de utilização em todo-o-terreno, permitindo que o condutor disponha da tracção optimizada e do melhor controlo possível do veículo em qualquer tipo de cenário. Usado em conjugação com o MTS, o Monitor Multi-terreno projecta imagens - que lhe chegam por via de quatro câmaras externas – no ecrã multi-informações de 4.2" ou de 7" do novo Land Cruiser. Ficando operacional quando o MTS é ligado, o sistema dá uma vista abrangente das áreas circundantes ao Land Cruiser – o que é especialmente útil na condução em TT – as quais, de contrário, não seriam visíveis, tanto na condução normal como em manobras de marcha-atrás.

As versões de cinco portas do novo Toyota Land Cruiser estão disponíveis com um de dois motores: um 3.0 litros turbo diesel ou um 4.0 litros V6 a gasolina (não disponível para Portugal). As variantes de três portas apenas podem estar equipadas com o bloco de 3.0 litros turbodiesel. O motor V6 a gasolina está acoplado a uma caixa automática sequencial de cinco velocidades, enquanto a unidade movida a gasóleo pode ser servida por uma caixa manual de seis velocidades ou pela mesma caixa automática de cinco relações. A unidade propulsora de quatro cilindros com 2982 cc, 16 válvulas, DOHC e injecção por conduta comum rende 173 cv (127 kW) às 3400 rpm e 410 Nm de binário das 1600 às 2800 rpm, acelerando o novo Land Cruiser de 0 a 100 km/h em apenas 11.7 segundos, projectando-o a uma velocidade máxima de 175 km/h (5 portas, transmissão automática). O altamente durável motor 3.0 litros D-4D respeita as normas de emissões EURO IV. As emissões de CO2 foram reduzidas de 224 para um valor recorde na classe de 214 g/km (5 portas, transmissão automática), que equivalem a um consumo de combustível de 8.1l/100km (5 portas, transmissão automática) no ciclo combinado. A nova geração de injectores de alta pressão e de resposta rápida dá um contributo imprescindível para esta melhoria. Comum às duas variantes de motorização, a transmissão automática sequencial de cinco velocidades dispõe de funções de sobreposição manual, Controlo de Bloqueio Flexível, Selector com Controlo de Inteligência Artificial (AI) e um indicador de condução Eco. Em conjugação, estas funções garantem passagens de caixa muito suaves e silenciosas, além de excelentes prestações e economia de combustível durante a condução em estrada ou em todo-o-terreno. O motor de 3.0 litros D-4D pode ainda estar associado a uma compacta e leve caixa manual de seis velocidades. Esta transmissão dispõe de um sistema de redução de potência e de sincronizadores de cone triplo de forma a conseguir uma redução do esforço de engrenagem. Por outro lado, o ponto de montagem da alavanca do selector de velocidades foi recuado no túnel de transmissão para permitir um maior conforto no seu manuseamento, enquanto o recurso a óleo de reduzida viscosidade melhora a economia de utilização de combustível. A transmissão manual incorpora ainda um Indicador de Mudança de Relação dentro do mostrador de conta-rotações, o qual faz uma recomendação de passagem de "uma acima" ou "uma abaixo" para incentivar o condutor a praticar uma condução mais económica.

Comentários