Volkswagen Golf BlueMotion já disponível em Portugal

Com um consumo combinado de 3,8 l/100 km, o novo Golf BlueMotion é o primeiro automóvel do Mundo a quebrar a fasquia mágica dos 4,0 litros (emissões equivalentes de 99 g/km) no seu segmento. Já disponível para encomenda em Portugal, o Golf mais eficiente de sempre nos consumos, é animado pelo novo motor TDI common rail de 1,6 litros, extremamente suave e silencioso. Como todos os TDI, este motor não é modesto na potência. Muito pelo contrário: O bloco de quatro cilindros, 16 válvulas e 105 CV, desenvolve um impressionante binário de 250 Nm logo às 1500 rpm. Dotado destes parâmetros chave de tecnologia e performance, o motor 1.6 TDI faz o Golf BlueMotion acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 11,3 segundos, para uma velocidade máxima de 190 km/h. Juntamente com outras soluções englobadas de base no conceito BlueMotion (incluindo o sistema Stop-Start e a travagem regenerativa), o novo Golf apresenta alguns pormenores aerodinâmicos que permitem optimizar consideravelmente a aerodinâmica, facto que se revela importante para uma maior eficácia dinâmica e um menor consumo de combustível.

Exteriormente, o novo Golf BlueMotion revela uma imagem que o destaca do modelo base através de diversas características próprias: grelha do radiador com acabamento cromado, pára-choques e saias laterais rebaixadas, jantes de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/65 de baixa resistência ao rolamento, ópticas traseiras fumadas, spoiler traseiro integrado no tejadilho e emblemas BlueMotion integrados na grelha dianteira a no portão traseiro. À semelhando dos outros dois modelos BlueMotion, o Golf está também disponível na cor azul metalizada (“Glaciar Blue metallic”). No habitáculo, destacam-se os novos revestimentos dos bancos (tecido “Scout” com elementos a azul), o ecrã multifunções (MFD) com indicador da mudança de velocidade e molduras cromadas nos botões de ajuste dos espelhos e dos vidros e no comando das luzes. Alguns elementos de conveniência e de conforto fazem também parte do equipamento de série, como o ar condicionado. No campo técnico, o equipamento de série compreende também o sistema de controlo do arranque em subida (Hill Hold Control).


O motor de quatro cilindros e 16 válvulas com injecção common rail caracteriza-se por ter propriedades acústicas optimizadas, excelente capacidade de resposta e consumos e emissões extremamente baixos. Tecnicamente, o TDI de 1598 cc define os mais elevados padrões no seu segmento de mercado. Graças ao sistema de alimentação common rail, o combustível é injectado directamente na câmara de combustão, a uma pressão de 1600 bar. Para reduzir ao mínimo a fricção interna do motor, a cambota, as válvulas e a bomba de óleo foram optimizadas. As medidas quadradas do motor minimizam as perdas por fricção nos cilindros. Além disso, as perdas na fluidez do óleo e do líquido de refrigeração foram igualmente reduzidas e as perdas por fricção foram reduzidas através dos fluxos da indução e da carga de ar. Todas estas soluções resultaram num TDI que oferece, descomprometidamente, consumos e emissões extremamente baixos, sem reduzir minimamente o conforto a performance. Este modelo está disponível para encomenda com um P.V.P. de 24.467,5 € (preço com despesas para versão de 3 portas).


Tecnologias BlueMotion

Os três novos modelos económicos da Volkswagen (Polo, Golf e Passat) surgem sob o símbolo BlueMotion. Esta marca representa muito mais que apenas o nome de um modelo. Na verdade, a designação BlueMotion tornou-se num dos mais conhecidos sinónimos para a mobilidade sustentada na Europa. Na origem desta história de sucesso, está o Polo BlueMotion, lançado em 2006; foi o primeiro modelo de cinco lugares do Mundo a consumir menos de 4,0 litros de combustível por cada 100 km percorridos. Desde então, foi desenvolvida uma gama completa de modelos BlueMotion e, actualmente, a Volkswagen agrupa todos os seus modelos e tecnologias BlueMotion debaixo da marca “Tecnologias BlueMotion”. Estas tecnologias incluem todos os produtos, tecnologias base e inovações que contribuem significativamente para melhorar a economia de combustível e diminuir as emissões de gases poluentes. Estas tecnologias base representam as fundações do conceito BlueMotion que, actualmente, incluem os motores TDI (turboDiesel de injecção directa) e TSI (injecção directa de gasolina e sobrealimentação), bem como a extremamente eficiente caixa de velocidades DSG de dupla embraiagem. Estes conceitos mecânicos são complementados com diversas inovações tecnológicas, como a travagem regenerativa e o sistema Stop-Start. Este conceito de marca representa o modelo Volkswagen mais eficaz em consumos em cada classe. Actualmente, consiste nos novos Polo, Golf, Passat e Passat Variant BlueMotion. São modelos com especificações especiais, animadas por motores TDI, e todos são líderes nas respectivas classes no que respeita à economia de combustível e baixas emissões; todos ostentam o emblema BlueMotion na grelha do radiador e na traseira. Os veículos com Tecnologia BlueMotion, oferecem opções configuradas individualmente, ou seja, uma ampla escolha de equipamentos e de opções ao dispor dos clientes. No que respeita ao conjunto motriz, contudo, estes modelos são equipados, em exclusivo, com as versões excepcionalmente eficientes e económicas dos motores TDI e TSI. Actualmente, os modelos disponíveis com Tecnologia BlueMotion são os seguintes: Polo, Golf, Passat e Passat Variant, Tiguan, Touran, Sharan e Touareg. A curto prazo será também possível encomendar os Passat e Passat Variant com Tecnologia BlueMotion e motorização 2.0 TDI 140 CV.

Comentários