Ferrari apresenta novo F10 para a temporada de 2010


Na manhã desta quinta-feira, a Ferrari tornou-se a primeira de entre as treze equipas de Fórmula 1 a apresentar o seu novo carro para a temporada 2010. Baptizado de F10, o carro projectado por Aldo Costa terá a missão de apagar o mau desempenho em 2009, quando um conjunto de difícil acerto e performances irregulares deixou a equipa num modesto quarto lugar no Mundial de Construtores, com apenas uma vitória (na Bélgica, com Kimi Raikkonen). O carrro com que a equipa italiana pretende regressar aos lugares da frente é resultado de vários meses de desenvolvimento, depois da Scuderia ter optado por focar-se neste monolugar a meio da época passada. À primeira vista, as maiores mudanças estão na parte dianteira, com um bico mais longo e fino em relação ao F2009 - lembrando o carro da Red Bull do ano passado - e uma cobertura do motor mais afilada. Além disso, para conseguir incorporar um maior tanque de gasolina devido à proibição de reabastecimento, o carro tem uma distância entre-eixos mais comprida. Na pintura, a novidade é a presença do patrocínio do Banco Santander - as asas passaram a ser brancas, como aconteceu entre as temporadas de 2000 e 2006. “Este campeonato será muito importante para nós”, referiu Stefano Domenicali. “O último campeonato, por diferentes razões, não foi muito positivo, e é por isso que estamos a cuidar para sermos competitivos neste – e isto é o que a Ferrari deseja ter”. Domenicali também comentou sobre a dupla Fernando Alonso e Felipe Massa: “Temos dois 'novos' pilotos, e podem perguntar porquê dois 'novos' pilotos? O Fernando é bicampeão do Mundo e nós estamos convencidos que vai alcançar o terceiro. Já surge entre os grandes campeões da F1 e este é o momento certo para ele, e para nós, de modo a voltar aos sucessos. O Felipe é uma 'nova' versão! Depois do terrível acidente na Hungria, o Felipe tem tudo prara provar que é um campeão e reiniciar o caminho que foi interrompido em Julho. Boa sorte para os dois!", conclui Stefano Domenicali. Dentro de algumas horas a equipa estará em Fiorano a rodar já com este novo monolugar.


Luca di Montezemolo confessou hoje a sua emoção pela apresentação do novo Ferrari F10, com o presidente da marca italiana a desejar que o monolugar para a temporada de 2010 seja capaz de lutar pelos títulos. "A apresentação foi muito emocionante, porque eu estava excitado. Para mim, a Ferrari e a minha família são as coisas mais importantes da minha vida. É um momento muito emocionante para mim que enfrento por antecipação, mas não saberei onde estaremos até à qualificação do GP do Bahrein", começou por dizer o italiano, lembrando que a equipa trabalhou com "determinação e união como não via há muito tempo. Quando a Ferrari decidiu contratar o Raikkonen em 2005, a alternativa era Alonso, que agora está num momento decisivo da sua vida. Ele está mais maduro e forte, venceu dois títulos, batendo-nos a 100 por cento. Não temos quaisquer problemas no que diz respeito aos nossos pilotos. Temos o Massa, que está de regresso com bastante entusiasmo, temos o Alonso de que já falei e temos o Giancarlo Fisichella como terceiro piloto e dois pilotos de testes muito experientes: Marc Gene e Luca Badoer", afirmou.



A grande novidade para a temporada 2010 na Ferrari será a de Fernando Alonso, "Esta é a minha primeira apresentação com a Ferrari e é uma grande emoção. Quero agradecer a toda a equipa porque trabalharam muito nos últimos meses para criar este sonho, este novo carro, e quero agradecer aos patrocinadores e aos nossos parceiros pelo seu trabalho árduo e pela sua paixão", começou por dizer Alonso. "Estamos preparados para aceitar este desafio e a responsabilidade de extrair 100 por cento do seu potencial. O Felipe e eu estamos numa equipa muito forte e vamos fazer os apoiantes da Ferrari em todo o mundo muito felizes por verem este carro vencer o Mundial".

Comentários

  1. Olá!

    Também gostei. Voltaram novamente a utilizar o branco como já o tinham feito em pinturas anteriores e em modelos que tantas vitórias e alegrias lhes deram.

    Ficou muito bonito! Vamos agora ver como correm os testes e se a máquina este ano é para valer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário