
A Ford apresentou, hoje, no Salão de Detroit, a próxima geração do Focus, nas variantes de quatro e cinco portas. As elegantes, requintadas e desportivas carroçarias de 4 e 5 portas da próxima geração do Focus, são apresentadas antes do início da sua produção na Europa e na América do Norte, prevista para o final de 2010, estando o seu lançamento marcado para o início de 2011. O novo Focus será praticamente idêntico em todos os mercados, sendo 80% das suas peças iguais em todo o mundo. “
O novo Ford Focus é uma demonstração clara da forma como a nossa estratégia ONE Ford está a proporcionar aos clientes excelentes produtos em todo o mundo, que aproveitam o melhor da Ford Motor Company”, comentou Alan Mulally, presidente e CEO da Ford. “
A eficiência gerada pela nossa nova plataforma global para veículos do segmento C, permitir-nos-á apresentar aos clientes do Ford Focus um produto de custo reduzido, que oferece qualidade, economia de combustível, segurança e tecnologia que vão além das suas expectativas”, acrescentou. A produção da próxima geração do Ford Focus começará simultaneamente na Europa e na América do Norte no final de 2010, iniciando-se os lançamentos nos mercados individuais no princípio de 2011. Seguir-se-ão os lançamentos na Ásia, em África e na América do Sul. A produção inicial será concentrada nas fábricas de Saarlouis (Alemanha), Michigan (Estados Unidos) e Chongqing (China). O novo Focus será um de até 10 modelos que irão ser produzidos a partir da nova plataforma para veículos do segmento C e espera-se que em 2012 gere um total anual de vendas de 2 milhões de unidades, em todo o mundo. Os primeiros modelos saídos desta plataforma serão o novo Ford C-MAX e o Ford Grand C-MAX, que foram apresentados no Salão Automóvel de Frankfurt e que irão ser lançados na Europa na segunda metade de 2010. “
Os nossos clientes globais pedem, cada vez mais, veículos de dimensões mais reduzidas com uma excelente economia de combustível, mas sem sacrificar o estilo, tecnologia, conectividade e qualidade de condução que exigem dos veículos de maiores dimensões”, explicou Derrick Kuzak, vice-presidente para o Desenvolvimento de Produto Global do grupo Ford. “
A nossa próxima geração de veículos do segmento C, liderada pelo novo Focus, mostrará inequivocamente que a Ford está pronta para enfrentar esse desafio”, afirmou Kuzak.

O novo Ford Focus foi desenvolvido por uma equipa global, liderada a partir do centro europeu de excelência para pequenos e médios veículos da Ford em Merkenich, perto de Colónia, na Alemanha, sendo o desenvolvimento de motores liderado por uma equipa semelhante no centro técnico de Dunton, em Inglaterra. O veículo foi concebido sem compromissos, de modo a satisfazer todas as exigências de clientes e todos os requisitos legais dos maiores mercados mundiais. “
O novíssimo Focus está no centro da convergência das tendências automóvel”, disse J. Mays, vice-presidente de Design do grupo Ford e '
chief creative officer'. “
Projectámo-lo com um conhecimento apurado dos clientes globais, estando, no entanto, personalizado para cada região. O Focus conjuga o melhor da Europa, América do Norte e Ásia para oferecer uma emoção e prazer de condução nunca antes sentidos num automóvel destas dimensões”. Ambos os modelos possuem um carácter desportivo e dinâmico, marcando a próxima evolução da elogiada linguagem
kinetic Design da Ford, que contribui para a crescente popularidade dos mais recentes veículos de pequenas e médias dimensões da empresa. Com a sua impressionante dianteira, perfil esguio, linha de cintura inclinada e uma aparência atlética, o novo Focus envia uma mensagem clara que anuncia a gratificante experiência de condução que aguarda os clientes, quando estes se fizerem à estrada. Esta característica dinâmica é reforçada pelo design exclusivo do seu interior. O novo Focus possui um interior extremamente moderno, ao estilo de um "
cockpit", com a elegante consola central a envolver o condutor e a proporcionar um excelente acesso aos principais comandos e mostradores do veículo. Quando foi introduzido em 1998, o Ford Focus original trouxe novos níveis de agilidade e velocidade de resposta ao segmento C. O novíssimo Focus pretende elevar novamente os padrões com uma qualidade de condução líder na classe, que combina uma direcção excepcionalmente precisa e um excelente retorno das informações transmitidas pelo piso, com um requinte e um controlo da condução melhorados. Os especialistas europeus de dinâmica de condução da Ford melhoraram também a estabilidade e agilidade em curva, com a introdução do sistema de Controlo Dinâmico em Curva, que recorre a técnicas vectoriais de binário para transferir potência entre as rodas motrizes, de forma a reduzir a subviragem, a melhorar a tracção e a viragem.

O leque global de motorizações do novo Focus incluirá os mais avançados motores
Ford EcoBoost™ de 4 cilindros, turbocomprimidos e com injecção directa (DI), incluindo a versão de 1.6 litros na Europa, bem como uma oferta de avançados e melhorados motores diesel Duratorq TDCi
common-rail, todos eles com reduções no consumo de combustível que variam entre 10 e 20%, comparativamente às versões anteriores. Na antevisão do NAIAS, a Ford apresentará um motor a gasolina de 2.0 litros totalmente novo, destinado ao mercado norte-americano, que possui DI e Ti-VCT (
Twin Independent Variable Camshaft Timing) para uma melhor performance e maior economia de combustível. O novo motor de 2.0 litros DI Ti-VCT tem até mais 20 cavalos de potência que o actual 2.0 Duratec I-4, contribuindo ao mesmo tempo para ganhos esperados no consumo de combustível de mais de 10%. De modo a maximizar a performance e a economia de combustível de que desfruta o novo Focus, o motor de 2.0 litros DI Ti-VCT está acoplado à mais recente transmissão automática de 6 velocidades Ford
PowerShift, com embraiagem seca. Esta transmissão usa um avançado sistema de embraiagem dupla, que por si só pode ajudar a reduzir o consumo de combustível até 9%, comparativamente a uma transmissão automática de 4 velocidades tradicional. A Ford confirmou os planos para iniciar a construção de um veículo totalmente eléctrico, em 2011, no seu Complexo de Montagem do Michigan, destinado a ser vendido na América do Norte. Será o primeiro veículo eléctrico de passageiros da empresa.

O Focus da próxima geração irá proporcionar aos clientes do segmento C, em todo o mundo, um vasto leque de tecnologias avançadas que se encontram apenas em veículos de maiores dimensões e de gamas superiores. A escala global do programa de veículos do segmento C da Ford faz com que cada vez mais tecnologias e características se tornem economicamente viáveis em automóveis deste segmento. Dentro do habitáculo, a inovação mais significativa é a próxima geração da tecnologia de interface com o condutor, o sistema
MyFord, que conjuga os mais avançados controlos e mostradores para comando das principais características do veículo. Nos veículos das gamas mais altas, o sistema
MyFord inclui um ecrã táctil de 8 polegadas, que permite ao condutor controlar um vasto leque de funções, através de um ecrã a cores intuitivo. O
MyFord é complementado por uma nova geração do poderoso sistema de comunicação e entretenimento
SYNC® da Ford, que inclui um sofisticado sistema de comando por voz,
Bluetooth e navegação por satélite, juntamente com pontos de ligação para uma grande variedade de dispositivos e leitores externos. Outras tecnologias de segurança e comodidade disponíveis incluem o sistema sem chave e o botão de ignição “
Ford Power”, uma câmara de visão traseira, um sistema de estacionamento paralelo semi-automático, que posiciona automaticamente o veículo no lugar de estacionamento.
Na maioria das características do veículo, a Ford desenvolveu um padrão global de ADN que define os atributos exactos que um componente tem de ter, de forma a cumprir os requisitos de qualidade da marca. Os exemplos vão desde o som que as portas emitem quando são fechadas, que requer uma atenção especial à estrutura da porta e ao mecanismo do trinco, passando pelo design do volante, até à espessura dos acolchoamentos e ao tamanho das costuras dos rebordos. A atenção meticulosa aos detalhes é também reflectida pela estratégia global da Ford para o fabrico do Focus, com padrões e processos coerentes aplicados em cada uma das fábricas, onde quer que se encontrem no mundo. “Acreditamos que o novo Ford Focus proporcionará aos clientes uma experiência de condução sem paralelo, dando-lhes um enorme prazer possuir um veículo desta qualidade”, afirmou Jim Farley, vice-presidente de Marketing Global do grupo Ford. “A gama Focus foi sempre especial para a Ford e este novo modelo global mostra o nosso empenho em desenvolver outra geração de automóveis emocionantes e atraentes”.
Comentários
Enviar um comentário